Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Marcelinho

Rondônia se projeta no cenário nacional


 
Gente de Opinião

Rondônia recebeu uma importante notícia ontem. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a estimativa da produção de café do País e o Estado rondoniense obteve bom desempenho na produção de café no mês de abril último em relação ao mesmo período do ano. Além de Rondônia, o estado de São Paulo também obteve boa produção em 2017. 

Conforme relatório divulgado pelo IBGE, alcançou 2.782.289 toneladas, ou 46,4 milhões de sacas de 60 quilos, aumento de 1,7% em relação ao mês anterior. De acordo com o relatório, os dados foram influenciados pelos aumentos das estimativas de produção do café arábica em São Paulo e do café canephora em Rondônia. 

Em Rondônia, segundo o IBGE, a estimativa da produção do café canephora alcançou 127.903 toneladas, ou 2,1 milhões de sacas de 60 quilos, aumento de 12,8% em relação ao mês anterior. Os preços compensadores têm incentivado maiores investimentos nas lavouras. O Estado vive a melhor fase na produção de café. 

No passado, na década de 90, ainda na gestão ex-governador Valdir Raupp (PMDB), por meio da campanha Plante Café, obteve bom resultado com o aumento da quantidade de lavoura plantada na região central do Estado. O ex-secretário Wilson Stecca foi outro incentivador do programa Plante Café. Com o passar do tempo, e falta de investimento de governos sucessores comprometeu diretamente esse ciclo de crescimento. Muita propaganda de distribuição de sementes e pouco resultado.

O trabalho da Empresa Brasileira Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi fundamental no auxílio aos pequenos produtores na região de Espigão, Cacoal e Ouro Preto do Oeste. Rondônia de fato está passando por  melhor momento na vida dos agricultores e ainda vai surpreender a economia de Rondônia nos próximos anos.  

No ano passado, o produto rondoniense entrou com força nos Estados Unidos e México com uma produção de exportação que passa de 900 toneladas por ano. Trata-se de um investimento que supera cifras de US$ 2 milhões e influencia diretamente na economia de Rondônia.

A chuva na região é outro fator importante para o aumento da produção, o que não ocorreu no estado do Espírito Santo nos últimos meses. A tecnologia de ponta desenvolvida pela Embrapa é um complemento fundamental. Em Porto Velho, produtores da região de Rio Pardo são orientados por técnicos da Embrapa sobre o uso de tecnologia e o resultado plantado desse trabalho começa literalmente.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz Sérgio Moro é bem-vindo ao Congresso - Por Marcelo Freire

Juiz Sérgio Moro é bem-vindo ao Congresso - Por Marcelo Freire

O convite formulado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ao juiz Sérgio Moro para assumir o Ministério da Justiça ganhou repercussão internacio

RO e Acre garantem maior votação a Jair Bolsonaro - Por Marcelo Freire

RO e Acre garantem maior votação a Jair Bolsonaro - Por Marcelo Freire

Os estados do Acre e Rondônia garantiram no domingo, dia 28, o maior índice de votação proporcional ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) na eleiç

Capitão puxa o coronel em Rondônia - Por Marcelo Freire

Capitão puxa o coronel em Rondônia - Por Marcelo Freire

A terceira pesquisa Ibope para o governo de Minas Gerais divulgada neste sábado (27), confirma a forte tendência de que Romeu Zema (Novo) seja o próxi

Os primeiros desafios do próximo governador de Rondônia - Por Marcelo Freire

Os primeiros desafios do próximo governador de Rondônia - Por Marcelo Freire

Estabilizar a contratação de novos servidores públicos, melhorar a qualidade de gasto e a redução do tamanho da máquina pública com base em modelos mo

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)