Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia se destaca com projetos para educação indígena



“O Estado Brasileiro não está preparado para trabalhar com a população indígena”. Esta afirmação é do professor Antonio Puruborá, coordenador do Núcleo de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação (Seduc), ao apontar os avanços do Estado de Rondônia nesta direção, com medidas e decisões que preparam e entregam aos próprios indígenas a responsabilidade de gerir a educação em seu meio.

Gente de Opinião

Puruborá fala das conquista e dos avanços da Educação Indígena em Rondônia

Diferentemente do restante do País, Rondônia desenvolve um trabalho sem igual no âmbito da educação indígena, estimulando e promovendo um conjunto de ações de profundo componente educativo, que ao mesmo tempo ensina e resgata aspectos da cultura e dos costumes, esquecidos ou em desuso, de 54 povos, e faz importantes investimentos na formação de cidadãos indígenas, que tornam-se cada vez mais responsáveis e protagonistas do desenvolvimento de suas respectivas comunidades.

Do ponto de vista do professor Puruborá, a realização de concurso público específico para contratação de professor indígena pode ser considerado o mais importante avanço do setor, medida que elevou o Estado de Rondônia à condição de referência, e que o distingue não só como protagonista de uma ação tão nobre, mas como único ente federativo comprometido com esses povos e que se envolve com um projeto grandioso que visa educar, proteger, resgatar e preservar a rica e inexplorada cultura do povo indígena brasileiro.

Neste ponto o professor citou o Projeto Açaí, do Governo de Rondônia, um instrumento de formação que prepara especialmente os professores sobre a cultura, costumes e outros aspectos peculiares de cada povo, antes de iniciar o trabalho em sala de aula, de modo que ao encontrar esses alunos os professores já tenham uma noção mais familiar de cada etnia e de seus costumes, o que facilita bastante o relacionamento e a própria aprendizagem.

As 119 escolas indígenas no Estado estabelecidas em 14 municípios rondonienses são atendidas por professores Nível A (magistério indígena), Nível B (graduação superior) e, ainda, por professores de Nível Especial ou Sabedor Indígena (eles não escrevem ou leem, mas têm domínio pleno do conhecimento tradicional de cada povo. E neste universo, o Estado também contratou, por meio de concurso, 14 técnicos em educação, todos indígenas, que atuam decisivamente neste projeto do Estado de Rondônia para a educação indígena.

E isso não é tudo, segundo informa o professor Antonio Puruborá. Os 3.600 alunos e as comunidades de educação indígenas das 54 etnias do Estado de Rondônia passaram a contar desde 2016 com um instrumento legal de rege todo o sistema de educação indígena, normatizando, discutindo, elegendo e deliberando sobre matérias relativas ações, projetos e sobre as políticas públicas dirigidas à educação indígena.

Trata-se do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEEI), criado pelo governador Confúcio Moura em 2016, por meio da Lei Complementar nº 884/2016, contemplando em sua composição 14 membros, sendo 12 conselheiros indígenas e 2 conselheiros representantes da Seduc e da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Para o professor Puruborá o conjunto dessas medidas são essenciais e representam sim um importante avanço no processo de desenvolvimento da educação indígena em Rondônia.

Para 2018, o universo das escolas indígenas será incrementado com mais 20 escolas novinhas, todas dotadas de infraestrutura, com energia elétrica como as demais, e com a novidade da internet. Assim, as 139 escolas indígenas do Estado estarão antenadas com o mundo, e vão poder oferecer aos alunos e às comunidades escolares de todas as etnias computadores, recursos e tecnologia de ponta para os trabalhos de estudos e pesquisas.


Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)