Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia Rural Show abre espaço para o artesanato


Considerada a maior feira de divulgação do agronegócio da Região Norte, a Rondônia Rural Show, que espera movimentar mais de R$100 milhões em negócios em sua próxima edição, também se consolida como espaço para a exposição, divulgação e comercialização do artesanato rondoniense.

Gente de Opinião

Artesanato indígena tem destaque no evento

Programada para acontecer no período de 23 a 26 de maio próximo, no Parque Vandeci Rack, em Ji-Paraná, a organização da 7ª edição da RR Show já completou as inscrições para a participação de 90 artesãos que processam produtos variados em couro, madeira, tecido, fibras vegetais e sementes, cipós, que são transformados em móveis, roupas, brinquedos, utensílios domésticos e acessórios para decoração.

A RRS deve reunir neste ano cerca de 430 expositores do agronegócio, indústria e comércio, agroindústria, artesanatos e as vitrines tecnológicas. Para a agroindústria e o artesanato, a coordenação disponibiliza dois pavilhões com estandes de 3×3 metros, climatizados, fornecendo translado e alojamento durante o período de realização da feira. Com a visibilidade alcançada na feira, os artesãos também se potencializam para a participação noutras feiras estaduais e em outros estados do Brasil.

De acordo com o secretário de estado da Agricultura, José Paulo Ribeiro Gonçales, que também coordena a Rural Show, além de reunir todo o segmento agroindustrial da região, a feira também abre espaço para o artesanato rondoniense, que ganha expressão no estado e se fortalece como segmento de geração de ocupação e renda. No ano passado, o segmento comercializou o montante de R$158 mil reais em produtos, e contou, inclusive, com a participação de expositores dos estados do Paraná e Mato Grosso, além de um expositor do Peru.

O artesanato é exposto nos pavilhões junto com os produtores familiares de agroindústrias, que também comercializam uma gama de gêneros como doces, compotas, iogurtes, chocolates, derivados de carne e leite, queijos e embutidos. São produtos que levam o selo de qualidade dos órgãos sanitários e outros em vias de legalização.

A coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro em Rondônia (PAB), da Superintendência de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Wélida Sodré, afirma que a RRS amplia o espaço de participação dos artesãos. Eles obtêm retorno financeiro, além de reconhecimento, troca de técnicas e experiências ao participarem da feira. Para o próximo ano, ela afirma que estará conversando com a coordenação da RR Show para que estenda o horário da feira até às 20 horas, proporcionando para que as pessoas que trabalham no comércio local possam também prestigiar a feira fora do horário comercial.

Para ela, o artesanato também aproxima as pessoas, difunde a cultura, fortalece o Turismo e toda a cadeia comercial. “Dada a multiplicidade de produtos e gêneros, como a participação indígena em todas as feiras com seus produtos, rituais e danças, as atrações chamam a atenção dos demais participantes”. O segmento conta atualmente com 1300 artesãos cadastrados e muitos já comercializam seus produtos em lojas nos municípios rondonienses, noutros estados e até fora do país. Para fortalecer o segmento, a Sejucel também promoveu dez feiras regionais de artesanato no ano passado.


Fonte
Texto: Mirian Franco
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)