Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Rondônia estará presente na maior feira de turismo da América do Sul


Rondônia estará presente na maior  feira de turismo da América do Sul - Gente de Opinião

TURISMO NA AMAZÔNIA

Rondônia estará presente na maior

feira de turismo da América do Sul

Dentro de poucos dias o Turismo de Rondônia será divulgado na 45ª Abav Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa. O evento, considerado o maior e mais importante em negócios do Turismo no Brasil, ocorrerá de 27 a 29 de setembro, das 12h às 20h, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A Superintendência Estadual de Turismo (Setur) prepara-se mais uma vez para levar os roteiros turísticos presentes no novo Mapa do Turismo Brasileiro. Na ocasião será lançado o novo material gráfico e audiovisual. O visitante poderá também degustar bebidas regionais e experimentar diversos petiscos. Será convidado do estande da Setur o gastrônomo Fernando Von Noble, de Cacoal. Haverá, ainda, mostras de danças folclóricas.

Nesta edição a Setur estará ao lado da Abav-RO, com as principais agências de viagem de Rondônia, apresentando pacotes para a pesca esportiva, a gastronomia, o turismo de negócios, cultura, religioso, dentre outros.

Em 2016 a feira recebeu mais de 29 mil profissionais do setor, com mais de 1100 marcas expositoras. Só pelo estande de Rondônia, passaram mais de 15 mil pessoas para conhecer produtos genuinamente rondonienses, além de se maravilhar com as infinitas opções de destinos existentes no estado, como por exemplo o Vale do Guaporé, que todos os meses recebe mais de 5 mil turistas para prática da pesca esportiva.

Para o superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar a participação na Abav é sempre uma excelente oportunidade para promoção e divulgação e prospecção de novos mercados interessados em segmentos como o turismo de aventura e o ecoturismo.

“O evento nos dá essa oportunidade de aproximação com um público especializado, para que possamos promover nossos roteiros e fortalecer o nome de Rondônia no mercado turístico nacional e internacional”, enfatizou Júlio Olivar. Fonte - Texto: Taciana Guzman


Lenha na Fogueira

Quem está danado (no bom sentido), querendo fazer pela cidade de Porto Velho, é o prefeito Hildon Chaves. Pois não é que ele caminhou da Estação da Madeira Mamoré até a igrejinha de Santo Antônio, verificando as Rondônia estará presente na maior  feira de turismo da América do Sul - Gente de Opiniãocondições do terreno, para solicitar a Santo Antônio Energia apoio na revitalização de parte do trecho da Estrade Ferro Madeira Mamoré, que vai até a Vila que desapareceu com o tempo!

*******

Ele quer porque quer, o trem trafegando no trecho, levando e trazendo turistas pelas vias por onde os vagões passavam abarrotados de borracha e castanha. Tomara que ele consiga convencer os pagadores de propina, a patrocinar alguma coisa de valor, que é a volta do trem da Madeira Mamoré, de Porto Velho até Santo Antônio.

*******

Depois que viu e leu matérias sobre a situação do Porto Hidroviário de Porto Velho, correu atrás e agora quer que o Porto, volte a funcionar. Já reuniu o pessoal do Denit e cobrou agilização na retomada da obra.

*******

É isso aÍ prefeito. O negócio é não deixar a “panela” esfriar, se não, o caldo entorna. Agora vamos ver se a prefeitura investe mais um pouquinho na cultura de Porto Velho.

********

Estamos chegando ao final do mês de setembro e até agora, não se tem notícia, se a prefeitura vai realizar os desfiles das escolas de samba. Tenho uma sugestão para dar ao prefeito. Com certeza se ele colocar em prática o que tenho em mente, os desfiles das escolas de samba estarão garantidos. Tomara que ele me receba em seu gabinete!

*******Rondônia estará presente na maior  feira de turismo da América do Sul - Gente de Opinião

Por falar em festa, a Funcultural está trabalhando com bastante afinco a feste de aniversário dos 103 anos do município de Porto Velho. Posso garantir que apesar não vir nenhuma atração nacional, a programação com os artistas locais será das melhores. É isso aí Ocampo, nossos artistas merecem!

********

Em tempo de Feira de Turismo, Rondônia está bem representada na ABAV que será aberta amanhã em São Paulo. Júlio Olivar e sua equipe já se encontra na capital paulista acompanhando a montagem do stande de Rondônia.

*******Rondônia estará presente na maior  feira de turismo da América do Sul - Gente de Opinião

Uma das atrações do nosso stande na Exponorte é o prato “Pirarucu Rondon” que será preparado pelo chef Fernando Von Noble de Cacoal. O Pirarucu Rondon segundo Júlio Olivar, é o prato oficial de Porto Velho.

********

O município de Porto Velho também estará na Feira da ABAV, quem vai coordenar o stande municipal é a SEMDESTUR do Júlio Siqueira. Só dá Júlio no turismo de Rondônia.

********

Já na Sejucel continuam abertas as inscrições para os editais de patrocínio em vários segmentos culturais, entre eles Teatro e Literatura. Inscreve teu Projeto quem sabe não serás selecionado.

********

Segundo pesquisa divulgada domingo no Fantástico, Rondônia em especial Porto Velho, é campeão em queda de RAIOS. A famosa “Faísca”. Rondônia também é campeã em morte, provocada por quede RAIO.

*******

É faísca pra todo lado, quando começa a chover, ou pelo menos, a fechar o tempo. É bom colocar aterramento na instalação da sua residência. É uma garantia de que o Raio não vai destruir sua casa. Quando se trata de Raio todo cuidado é pouco.

*******

Rondônia estará presente na maior  feira de turismo da América do Sul - Gente de OpiniãoE o deputado Maurão de Carvalho é o novo governador de Rondônia. Pelo menos enquanto o Dr. Confúcio estiver viajando e o professor Daniel Pereira também.


*******

Independente de eleição, Maurão de Carvalho meu amigo particular, assumiu o governo de Rondônia, um sonho que ele acalanta desde quando soube que pro lado da Amazônia, existia um estado chamado Rondônia. Dizem que ao tomar conhecimento da existência de Rondônia ele falou: “Um dia serei governador desse estado” o dia chegou. Parabéns deputado Maurão de Carvalho.

*******

Agora ele já pode se candidatar a reeleição pois, o sonho de ser governador já foi realizado! Ô língua!



Festival de Literatura da
Amazônia será em outubro

De 3 a 6 de outubro, Porto Velho será a capital da literatura regional. Neste período, a cidade sediará a terceira edição do Festival de Literatura da Amazônia (Flama), evento que tem o objetivo de integrar as produções literárias da região ao restante do Brasil, bem como formar uma massa crítica visando o desenvolvimento de uma cultura de leitura e um público de leitores, a partir da inclusão de alunos da rede municipal de ensino.

O festival surgiu em 2012, da iniciativa de diversos professores, dentre eles, o professor doutor Marcos Aurélio Marques, hoje secretário municipal de Educação de Porto Velho. As duas primeiras edições — 2013 e 2014 — aconteceram em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e antecedia a Jornada Literária. Neste ano o evento terá como slogan “A Amazônia está em toda parte”.Gente de Opinião

Em sua terceira edição, o Flama apresentará como diferencial a inserção dos alunos das escolas municipais da capital, que serão contemplados com oficinas, contações de histórias e atividades artísticas. “Desde já estamos nas escolas, levando arte e poesia como meios de atingir as metas da secretaria: a melhoria na qualidade de ensino e elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb”, informa a coordenadora do evento, Nábila Pimentel, técnica da Semed.

O festival apresenta um formato itinerante e contempla diversas ações, tais como palestras, oficinas, exibição de filmes, fotografias, participação das escolas de música do município, participação das bibliotecas municipais Francisco Meireles e Viveiro das Letras, performances poéticas, shows musicais, além da presença dos alunos da rede municipal de ensino de Porto Velho.

“É importante salientar que o festival hoje é coordenado pela Divisão de Educação Física e Cultura Escolar, que compõe a Secretaria Municipal de Educação (Semed), e está alinhado aos objetivos do Departamento de Políticas Educacionais que almeja elevar a qualidade da educação dos alunos da rede, por meio da literatura e das artes, em suas variadas manifestações”, explica a coordenadora.

Fonte: Semed

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)