Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Anísio Gorayeb

RONDÔNIA É SHOW



Chegamos a 6ª edição da maior feira de agronegócio da região norte, a Rondônia Rural Show, cuja abertura acontece nessa quarta-feira, dia 24 de maio, no município de Ji-Paraná. Essa grande feira de negócios é a melhor vitrine que Rondônia tem para apresentar sua força no campo. Uma feira que receberá mais de 200 expositores, os quais estarão apresentando suas produções aos visitantes de todo país e também à dezenas de empresários e autoridades internacionais. Para se ter uma idéia, o governo do estado transfere sua sede administrativa para Ji-Paraná durante o evento, assim como também, a Assembléia Legislativa do Estado realiza uma sessão ordinária na própria feira. Nesse ano a sessão do poder legislativo será na quinta-feira, dia 25 de maio.

RONDÔNIA É SHOW - Gente de Opinião

Durante as cinco primeiras edições anteriores, a Rondônia Rural Show instalou-se no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, mas nesse ano será em novo local. Na Br 364, a uma distancia de 11 Km do município, no sentido de Presidente Médici. Numa grande estrutura com um estacionamento para duas mil vagas. O governador do Estado Confúcio Moura, visitou o local na semana passada e ficou impressionado com a organização e aprovou o novo local.

Diferente das feiras agropecuárias, essa é uma feira estritamente voltada para o agronegócio, funciona apenas durante o dia, das 07:30 horas às 18:00 horas, sem qualquer tipo de atrativo que não esteja voltado para seu fim, nada de show, sorteios, desfiles, etc. A entrada é franca, sem cobrança de ingressos.

É uma feira auto-sustentável, onde os produtores rurais apresentam suas produções no campo, como grãos, pecuária, piscicultura,  suínos, caprinos, além de um pavilhão para exposição da agricultura familiar, e um espaço para exposição de artesanatos. Haverá palestras sobre técnicas de plantação, colheita, cultivos, criação e etc. Os laticínios também estarão presentes e uma grande vitrine tecnológica. Espaço também para expositores de equipamentos e utensílios agrícolas e produtos utilizados na lavora e na pecuária.

As principais instituições financeiras do país, com Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco da Amazônia estarão presentes, como também o Banco do Povo, para atender o pequeno produtor que pleiteia uma de suas linhas de financiamento. Estarão disponíveis uma linha de crédito aos produtores num montante de 2 bilhões de reais. E o melhor, as operações de crédito podem ser feitas na própria feira.

Isso mostra a importância e a força do campo na economia do nosso estado. Rondônia, um estado atípico e diferente dos outros estados, Há muito tempo a capital deixou de ser a grande força da econômica. É claro, a sede dos poderes se encontra na capital, porem a força da economia e geração de emprego e renda vem do campo, onde está nossa pujante e diversificada agricultura, e um dos maiores rebanho bovino do país. Somos também o maior produtor de peixe em cativeiro do Brasil.

RONDÔNIA É SHOW - Gente de Opinião

Governador Confúcio Moura em vista ao novo local da 6ª Rondônia
Rural Show no município de Ji-paraná. (Foto: Dhiony Costa e Silva)

Atípico, por ter na capital pouco menos de 30% da população do estado, o que não acontece em outros estados. Isso se deve pelo fato de Rondônia ser o único estado onde a reforma agrária deu certo. O exemplo disso é o povoamento do interior do estado que iniciou na década de 70 com a criação dos projetos de assentamentos e criação do projeto NUAR (núcleos urbanos de apoio rural). Esses projetos foram coordenados pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) junto com o apoio do Ministério da Agricultura. Muitos desses assentamentos são alguns dos 52 municípios que integram o estado.

Se compararmos Rondônia com o Estado do Acre, entenderemos melhor a importância desses assentamentos e do povoamento do interior do nosso estado. O estado do Acre foi criado em 1962 e hoje possui uma população aproximada de 800.000 habitantes distribuídos em 22 municípios. Rondônia passou a estado em 1981 e atualmente tem uma população aproximada de 1.750.000 habitantes. Esses dados são de 2016, fornecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O momento é de comemorar o sucesso da 6ª Rondônia Rural Show, a maior feira do agronegócio da região, classificada em 8º lugar num ranking nacional, onde constam 20 eventos dessa natureza.

Parabéns ao homem do campo, Parabéns Estado de Rondônia.

ANISIO GORAYEB

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Olá meus amigos, infelizmente testei positivo para o Covid-19.Fiz o teste no dia 26/02 e recebi o resultado dia 01/03, as 11:30hs.Imediatamente comece

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

O Território Federal do Guaporé foi criado dia 13 de setembro de 1943, através do Decreto No. 5812, assinado pelo Presidente Getulio Vargas.O primeiro

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60.Nela, podemos ver ao fundo a constr

Adeus Marcelo Bennesby

Adeus Marcelo Bennesby

Infelizmente nosso querido amigo, colega de trabalhos na Rede TV Rondônia e grande profissional, Marcelo Bennesby, faleceu na madrugada dessa segunda-

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)