Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Francisco Matias

RONDÔNIA, 35 ANOS DE INSTALAÇÃO 04 DE JANEIRO DE 1982



RONDÔNIA, 35 ANOS DE INSTALAÇÃO 04 DE JANEIRO DE 1982   - Mais uma vez vou escrever em desobediência à cartilha do PT e dos dois maiores escudeiros desse partido que, se pudessem, passariam uma borracha na história.

A imagem que ilustra este texto é do primeiro secretariado do Estado de Rondônia, que tomou posse no dia 4 de janeiro de 1982, data da Instalação, na forma preconizada pela lei complementar 041, de 22 de dezembro de 1982 que elevou o Território Federal de Rondônia a estado federado do Brasil. Passados 35 anos, Rondônia evoluiu muito no contexto regional e no cenário socioeconômico nacional no setor produtivo rural, no aspecto humano, no setor industrial e no comércio e serviços.

Na atualidade, o estado é o 5o. maior exportador de carnes verdes do país, tem a maior bacia leiteira da região Norte e a 10a. maior do país, é o 5o. produtor de café, o 13o. de soja, o 2o. de estanho e tem um parque industrial em crescimento, além de ser autossuficiente em energia elétrica.

Tudo isso tem a ver com o regime militar do qual é proibido falar e acirra o ódio dos petistas.

Rondônia é produto de uma ampla reforma agrária promovida sob a égide do estatuto da terra e ações do Incra através dos PIC e dos PAD.

Sem esses projetos o estado não existiria.

PS - a foto abaixo mostra o coronel Jorge Teixeira ladeado pelos seguintes secretários: na fila de trás, da esquerda para a direita: José Renato da Frota Uchoa, Zizomar Procópio, Ieda Erse, não identifiquei os dois seguintes, e Rochilmer Melo da Rocha.

Na linha de frente, Raimunda Cordeiro, o coronel Jorge Teixeira, Willian Cury, Chiquilito Erse, não identifiquei o seguinte.

Se alguém identificar, por favor me ajude, para que os jovens possam conhecer esses homens e mulheres que estavam à frente do estado há 35 anos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 O JANTAR DO CONDOR. O ALMOÇO DA ABRIL.  O HOSPITAL DO AMOR - Por Francisco Matias

O JANTAR DO CONDOR. O ALMOÇO DA ABRIL. O HOSPITAL DO AMOR - Por Francisco Matias

 Governador Confúcio Aires Moura, do estado de Rondônia   1.Novembro passou e dezembro entrou. O ano caminha para o seu final. Mas existe o risco de n

PORTO VELHO 103 ANOS - Por Francisco Matias

PORTO VELHO 103 ANOS - Por Francisco Matias

1.Hoje, dia 2 de outubro de 2017 completam-se 103 anos da criação do município de Porto Velho. Na manhã daquele 2 de outubro de 1914, no Palácio Rio N

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA - PARTE II

  1. Continuando com a série o Alto Madeira e a história, relatando a saga deste centenário em fase de adormecimento, este escriba lança novas matéria

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA- PARTE I

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA- PARTE I

    1. A propósito do anúncio publicado nas redes sociais dando conta de que o jornal ALTO MADEIRA vai encerrar suas atividades no final deste mês de

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)