Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Gabriel Novis

Rondon: prioridade cumprida?


 Rondon: prioridade cumprida? - Gente de Opinião


GABRIEL NOVIS NEVES
De Cuiabá

Ao criarmos a Universidade da Selva, o primeiro projeto que ocupou o campus Universitário do Coxipó da Ponte, instalamos e fizemos funcionar nosso Museu Rondon, em homenagem a um dos filhos mais ilustres deste Estado.
 

Como Rondon, chamado de militar sertanista - o único na história do Exército brasileiro, o nosso Museu de pesquisa aplicada, também despertou polêmicas principalmente acadêmicas.
 

Quebrava paradigmas dos museus tradicionais na sua apresentação e, tinha basicamente como objetivo maior, chamar a atenção do mundo científico, estudiosos e sociedade para o inevitável choque com o “progresso”.
 

Sua proposta rompia com o tradicional sistema educacional universitário, até então rígido no tripé - ensino, pesquisa e extensão.
 

Foi o cartão de visitas da proposta da nova universidade brasileira, começando suas atividades pela cultura e desenvolvimento do Estado, porém, não se descuidando dos mandamentos acadêmicos em vigor.
 

Quando ainda não se valorizava por estas bandas o meio ambiente e, a sabedoria dos povos das florestas aliados indispensáveis para a ocupação racional de grande parte do nosso território, se fez presente o museu Rondon com seus professores, alunos e adesão daqueles que trabalhavam há anos na região, como os irmãos Villasboas, Chico e Apoena Meirelles e todos os pesquisadores da Missão Anchieta com sede em Utiarity.
 

O museu difundiu aos que os visitavam inspirados na vida e obra de Rondon, o respeito às minorias e o seu hábitat.
 

Durante anos foi a principal referência da nossa universidade, como instituição séria de ensino. Todas as autoridades que vinham a Cuiabá, a partir do presidente da República, visitavam o nosso museu Rondon, a Oca e a Casa da flauta.
 

Quarenta e dois anos são passados e no mês do aniversário de Rondon, convidamos o mundo acadêmico, governantes e a nossa sociedade, para uma reflexão sobre os ensinamentos do nosso patrono e suas lições.
 

Será que a nossa prioridade foi cumprida e a ocupação dos espaços do nosso imenso território, foi o recomendado por Rondon?
 

O momento é oportuno.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alerta geral

Alerta geral

  GABRIEL NOVIS NEVES                                                    De CuiabáOu nos conscientizamos que o ser humano está passando por um momento

Vida de ‘esperador’

Vida de ‘esperador’

  GABRIEL NOVIS NEVES De Cuiabá Os profissionais da “espera” são muitos. Dentre eles: pescadores, caçadores, médicos parteiros. O médico parteiro, no

Futebol e Lavoisier

Futebol e Lavoisier

  GABRIEL NOVIS NEVES De Cuiabá Pensando no nosso futebol, lembrei-me da frase popular que imortalizou o químico francês Lavoisier há cerca de 200 ano

Juízo, candidatos!

Juízo, candidatos!

  GABRIEL NOVIS NEVES De Cuiabá Estamos assistindo aos treinamentos dos nossos candidatos aos cargos eletivos de outubro e notamos que enfrentaremos u

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)