Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Reunião da Comissão de Agricultura discute o CAR e licenças ambientais



Na tarde da última quarta-feira (26), ocorreu a reunião da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa para tratar sobre o Cadastro Ambiental Rural, CAR e de licenciamento ambiental para piscicultura, proposta pelos deputados Adelino Follador (DEM) e Marcelino Tenório (PRP). A reunião esteve sob a presidência do deputado Lazinho da Fetagro (PT) e contou com a participação do deputado Ribamar Araújo (PT).

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia, Emater, Luiz Gomes Furtado, esclareceu em relação ao CAR onde 24 técnicos da Emater foram capacitados e multiplicaram o conhecimento a outros técnicos da empresa. Em 24 de setembro, em Espigão do Oeste, foram mobilizados 20 técnicos para fazer um mutirão sobre o cadastro. A ideia é realizar a mesma metodologia em outros municípios.

Lembrou Luiz Gomes que em maio de 2016 é o prazo limite para todas as propriedades rurais realizarem o seu cadastro ambiental rural. “Este prazo já foi prorrogado, por isso acredito que este é o prazo limite”.  Pediu união de todos os segmentos ligados a área rural, pois somente a Emater não dará conta de efetuar todos os cadastros.

A engenheira de pesca da Emater Rondônia, Mirtes Pinheiro explanou sobre a questão dos documentos necessários para a piscicultura, emitidas pelas Sedam que são a licença Prévia, de Instalação e de Operação, além das licenças da Sedam. 

O secretário da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental-Sedam, Wilson Sales, relatou que somente em 2015 já emitiu 2.120 licenças ambientais de diversos empreendimentos. Para a piscicultura, foram expedidas 353. Sobre o CAR foram emitidos 54.300. Destas, 43 mil foram ligadas ao Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural, Sicar.

O deputado Marcelino Tenório explanou que tem recebido muitas reclamações das demoras nas emissões das licenças e que esteve na Sedam e foi informado do número pequeno de corpo de colaboradores para acelerar as liberações.

Marcelino Tenório questionou a burocracia para renovação das licenças ambientais, podendo ficar a cargo da Emater, que está presente nos 52 municípios do Estado e que somente repassaria a informação a Sedam, desburocratizando os processos. Outra preocupação é que a Sedam publicou portaria de outorga da água “puxando para si mais uma obrigação, sendo que mal da conta do que já executa”, disse o deputado.

Shopping Rural

O deputado Lazinho da Fetagro propôs criar um local único para que o produtor possa retirar todas as licenças em um único lugar, “um Shopping Cidadão Rural”, facilitando a vida de todos. Pediu que os órgãos envolvidos nas liberações de licenças aos produtores se unissem e pensassem na proposta para construir e viabilizar esta ideia. 

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária-Seagri, Evandro Padovani, explanou que Rondônia é hoje um exemplo de sanidade animal para o Brasil e para o mundo. Isso pode garantir o aumento da produtividade. Destacou a produção de alevinos com qualidade. Salientou que Rondônia hoje exporta para 17 estados da federação.

Wilson Sales reiterou o compromisso em verificar os processos que se encontram parados na secretaria e que está sendo contratado, novo engenheiro de pesca aprovado em concurso para dar maior celeridade.

Ao encerrar, Lazinho afirmou que o trabalho da Comissão é o de aproximar os setores produtivos e o deputado Adelino Follador agendou para o próximo dia 9 na Comissão de Agricultura reunião para que a Emater realize uma exposição geral das suas ações. Houve o comprometimento dos órgãos estaduais em estudar a viabilidade de criação do Shopping Cidadão Rural.

Fonte: Geovani Berno                             

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Viação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Viação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)