Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Raupp e Sobrinho


O plano de emergência

O Ministério Público Federal (MPF) se antecipou as audiências públicas solicitadas pela Assembléia Legislativa de Rondônia - que foram suspensas sem prazo de volta – emitindo recomendação a empresa Santo Antônio Energia para divulgação do seu plano de segurança na barragem da Usina em Porto Velho. Mais adiante acredito que também o consórcio que constrói Jirau receberá a mesma orientação.

Era esperado. Depois do acidente com o rompimento das barragens em Mariana (MG) que provocou mortes e desaparecimentos e grandes prejuízos materiais, que as autoridades, enfim, tomassem as providências nos casos das usinas. Em Porto Velho, nem  vereadores, tampouco a prefeitura, Assembléia Legislativa e governo estadual firmaram posição a respeito do problema, e com isto o MPF se viu obrigado a agir.

Sobre a possível ameaça, ante a omissão rondoniense, deputados estaduais do Amazonas e o MPF do  estado vizinho, visando resguardar os interesses dos seus municípios banhados pelo Rio Madeira já tinham se posicionado anteriormente sobre a necessidade de um plano emergencial nas barragens de Santo Antônio e Jirau..


Raupp e Sobrinho - Gente de Opinião
 

Eleições 2016

Raupp e Sobrinho - Gente de OpiniãoConfirmada a aliança PSB/PDT em Ji-Paraná, já com a escalação de Marcito Pinto e Nilton Cesar, respectivamente pré-candidatos a prefeito e vice, falta definir em Porto Velho o vice pedetista de Mauro Nazif, no seu projeto a reeleição. Já se especulam alguns nomes – até uma eventual lista tríplice – mas os nomes são guardados a sete chaves.

Auxílio-moradia

Uma andorinha só não faz verão, mas a atitude do deputado estadual Aécio da TV (PP-Porto Velho) em renunciar o auxílio-moradia, garantindo assim economia ao erário, causou revolta em vários colegas preocupados em continuar com o benefício. Em São Paulo a justiça entrou em ação para acabar com a coisa e aqui se acredita que pode ocorrer o mesmo.

O Rei Momo

Gente de OpiniãoComo no carnaval só decola o Rei Momo nas pesquisas, teremos um período de resguardo na política. No entanto, logo depois das folias, começará a temporada de caça aos votos, envolvendo na capital, pelo menos seis postulantes ao Paço Tancredo Neves. A prefeitura é bastante cobiçada porque esta com as contas em dia e dinheiro em caixa. Neste particular, mérito para os tataranetos dos fenícios.

Os ex-prefeitos

Gente de OpiniãoÉ coisa de louco! Vários ex-prefeitos de Presidente Médici querem voltar ao pódio da prefeitura local e destronar a alcaide Lurdinha do PT. Antonio Geraldo (PDT) e José Ribeiro (PMDB) são alguns prováveis antagonistas, mas tem pelo menos mais dois de antenas ligadas. O divisionismo local beneficia a petista já que lá esta bem distante de ter segundo turno. 

Raupp e Sobrinho

Gente de OpiniãoAliados em temporadas passadas, o senador Valdir Raupp (PMDB) e o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) já tiveram algumas conversas a respeito do processo sucessório da capital. Os dois partidos podem ter até um projeto conjunto, com Willians Pimentel (PMDB) como candidato a prefeito com os petistas indicando um vice. Sobrinho tem evitado contatos com a imprensa.
 

Via Direta

Gente de Opinião*** O deputado Alex Redano já escapou das garras da justiça eleitoral e esta pitoco. Mas existem pelo menos mais dois parlamentares enrolados com o TRE *** A Câmara de Vereadores de Porto Velho esta gastando uma fortuna em reformas com empreiteiras coleguinhas *** É considerável o numero de ônibus do sistema de transportes coletivos dando problemas em Porto Velho nos últimos dias*** Ocorre que tem muito pau velho precisando de substituição urgente. 

Raupp e Sobrinho - Gente de Opinião
.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)