Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Racionamento de água e de energia, oportunidades de negócios lucrativos


 Racionamento de água e de energia, oportunidades de negócios lucrativos - Gente de Opinião
Cláudio Orlandi Lasso


Um ditado antigo diz: “Enquanto uns choram, outros vendem lenços”. – No mundo, foi e sempre será assim. Fica claro que momentos de crise são também oportunidades de negócios, basta saber enxergá-las!

De 2013 a 2015 o Brasil sofreu muito com a falta de água e até com o risco de faltar energia em algumas regiões do país. Em 2016 como os governos pouco ou nada fizeram e sempre contaram com a sorte e a boa vontade de São Pedro, com a estiagem, a quantidade e a frequência da falta desses recursos tendem a aumentar significativamente em muitas regiões do país e, desta forma, o risco de crises simultâneas de desabastecimento de água e de energia elétrica. Veja que: sem água, não existe a vida, e, sem energia, não existe a qualidade de vida (...) – Já pensou nisso?

No cenário atual, infelizmente não existe a possibilidade de se resolver a crise hídrica a curto prazo, e, por conta disso, a população brasileira já deve ir se preparando para rever seus hábitos de consumo, pois, pode ser que em breve, muitos tenham que se adaptar e/ou ajustar suas vidas a uma nova conjuntura nacional, semelhante à que já vivemos em 2.001, só que bem piorada, tendo agora que economizar água, além de energia elétrica por um longo período.

Segundo a ONU, hoje mais de 1/3 da população mundial vive em regiões de moderado a alto stress hídrico, onde se extrai pelo menos 20% a mais da capacidade natural de reposição do ecossistema. Em torno de 25 anos essa fração deverá aumentar para mais de 2/3. A ONU também prevê que, neste momento, o maior contingente de refugiados do planeta será da categoria ambiental (...)

O chuveiro elétrico está presente na grande maioria dos lares brasileiros das classes C, D e E, predominando fortemente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. É o eletrodoméstico mais barato que existe numa residência e, também, é o que, diariamente, mais consome água e energia elétrica. Desta forma, é o responsável pela maior parcela das contas de água e de energia dessas famílias, sendo o maior causador do efeito “Horário de Ponta”, pico no consumo energético entre as 18:00h e 21:00h, que aumenta 18% a 35% a demanda energética neste período. Há alguns anos, quando o Brasil ainda não estava em risco de racionamento de energia elétrica, durante o “Horário de Ponta”, o O.N.S. (Operador Nacional do Sistema) já era obrigado a ativar diariamente dezenas de usinas termelétricas para suprir o aumento da demanda diária durante essas 3 horas, produzindo uma energia suja e muito mais cara.

Segundo a ELETROBRÁS, 30% a 50% da conta de energia elétrica de uma residência padrão nessas regiões, são oriundas do alto consumo do chuveiro elétrico. A energia gasta diariamente para aquecimento de água no Brasil é o dobro da utilizada para iluminação pública. Com relação ao consumo de água, segundo o IPT, o chuveiro elétrico é responsável por aproximadamente 30% das contas de água. Na verdade, em muitas regiões, este custo poderá ser dobrado, pois, geralmente, as concessionárias cobram pelo tratamento e distribuição de água e para coletar e tratar o esgoto. Desta forma, é evidente que o chuveiro elétrico é o primeiro equipamento com que as famílias devem se preocupar para economizarem água e energia elétrica no banho diário. Além de ser ecologicamente correto, economizar recursos agora é urgente, e reduzirá muitos impactos.

Hoje pelo menos quatro grandes regiões do Brasil sofrem com a falta de água: O Nordeste como sempre, o Acre, o Distrito Federal e o Espírito Santo. Se for decretado racionamento (obrigatoriedade de se reduzir em percentuais os consumos de água e/ou de energia, sob pena de multas) nessas regiões, dezenas de milhões de pessoas serão obrigadas a desenvolver novos hábitos de consumo nas suas famílias, e, com isso, é prevista uma corrida às lojas para a compra de produtos que promovam economias de água e de energia elétrica. Fique atento! Está aí uma grande oportunidade de um novo e lucrativo negócio, para o atendimento dessas demandas ainda um pouco reprimidas, mas que em breve, com certeza eclodirão fortemente. Muitas empresas se especializarão neste tipo de atendimento e obterão grandes lucros. São diversos os produtos disponíveis que economizam água e energia, e que apresentam interessante playback, pois se pagam em poucos meses de uso, às vezes em até semanas. Veja alguns exemplos:

Economia de:

Soluções simples, inteligentes e práticas:

Água

1 - Vasos sanitários com reservatório acoplado e com dois tipos de descargas: 1 e 2 volumes;

2 - Areadores para torneiras, dispositivo que mistura moléculas de ar ao fluxo de água reduzindo o consumo.

Energia

1 - Lâmpadas de Led são bem mais caras, mas se pagam a médio prazo, pois consomem bem menos energia e duram muito mais do que as incandescentes e até mesmo as compactas;

2 - Geladeiras e outros equipamentos com o selo de consumo “A”, que são mais eficientes.

Água &

Energia

1 - ECO Shower Slim, acessório para chuveiro elétrico, de baixo custo e mais de 2 anos de garantia que permite o ajuste do usuário. – Durante o banho, promove economias de mais de 44% de água tratada e mais de 41% de energia, conforme comprovou laudo da UNIFEI, mantendo a temperatura de conforto do banho.


Cláudio Orlandi Lasso (50) é engenheiro eletricista, empresário e pesquisador de

tecnologias que promovam o consumo mais racional de água e de energia

durante o banho, mantendo a temperatura de conforto para o usuário.

É grande incentivador do uso de técnicas verdes e sustentáveis.

[email protected]

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)