Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

DesProf.Peixoto

Propostas Alternativas para o fim da greve dos Trabalhadores da Educação


Desprof.Peixoto*

Fieis sinteristas e membros da direção sindical costumam hostilizar pessoas que pensam diferente deles, dizendo que alem de serem “pelegos” só sabem criticar. Eis algumas sugestões para serem pensadas e discutidas na mesa de negociação que acredito poderem ser atendidas pelo governo do Estado uma vez que exige apenas uma redefinição das prioridades dos recursos orçados pelo governo do Estado e uma suspensão temporária dos projetos importados do MEC. A minha preocupação é surdez dos negociadores sindicais e do governo que desconsideram qualquer coisa que não saiam deles. Pois, o que está em jogo, não são necessariamente os interesses dos profissioPropostas Alternativas para o fim da greve dos Trabalhadores da Educação - Gente de Opiniãonais da educação e dos milhares de alunos que estão sem estudar na escola. Ah, como seria bom e promissor que considerassem as alternativas vindas de outros protagonistas políticos abaixo até que a economia do Estado possa suportar os investimentos que devem realmente fazer na educação e nos educadores. Eis as propostas:

1- A SUSPENSÃO IMEDIATA DO PROJETO GUAPORÉ DE ENSINO DE TEMPO INTEGRAL E DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO.

GANHO:menor estresse no ambiente de trabalho e menor exploração do trabalho dos servidores pela diminuição considerável do transito de alunos nos contra turnos.

2- OFERTA O MAIS RÁPIDO POSSIVEL DE PLANO DE SAÚDE COLETIVO ALTERNATIVO CUJA PARCELA SEJA SUBSIDIADA PELO ESTADOcomo forma de dar opção aos servidores de trocarem de plano e diminuírem assim, de modo significativo, o peso das mensalidades pagas pelos servidores da educação. Especialmente daqueles que ganham menos como merendeiras e etc.

GANHO:Isso pode ser um aumento salarial indireto. Quanto menos o servidor paga o plano de saúde, maior se torna seu salário.

3- A NÃO UTILIZAÇÃO DOS SÁBADOS PARA REPOSIÇÃO DAS AULAS.

GANHO:descanso para professores e alunos e maior disposição para o trabalho regular de segunda a sexta-feira.

4-INCLUSAO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇAO NO PROGRAMA OFICIAL “MORADA JÁ“ OU OFERTA DE CASA PRÓPRIA NÃO-CONJUGADA PARA OS QUE NÃO TÊM CASA PROPRIA.

GANHO:aumento salarial indireto pelo fato dos beneficiados não terem mais que pagar aluguel.

5-INCLUSAO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇAO NO PROGRAMA OFICIAL “TITULO JÁ“ PARA OS QUE PRECISAM DA REGULARIZAÇAO FUNDIARIA PARA OS TERRENOS EM QUE RESIDEM.

GANHO:possibilidade de o servidor obter junto a bancos oficiais financiamento para construção de sua casa própria.

6- GARANTIAM QUE CADA ESCOLA TERÁ A EXCLUSIVIDADE NA ELABORAÇAO DO CALENDARIO ESCOLAR SEM INTERFERENCIA EXTERNA.

GANHO:respeito à autonomia de cada escola no planejamento e na execução do próprio calendário escolar.

7- RETOMADA DO PAGAMENTO MENSAL DAS LICENÇAS PREMIOS EM PECUNIA AOS SERVIDORES QUE TEM DIREITO.

GANHO: a possibilidade dos servidores saldarem dividas pessoais, construção de sua moradia e outros fins...

8- A CRIAÇAO E INCLUSAO NA LEI 680 DE UMA NOVA POLITICA DE LOTAÇAO DOS SERVIDORES LEVANDO EM CONSIDERAÇAO A DIMINUIÇAO DA DISTANCIA DE DESLOCAMENTO PARA SEU LOCAL DE TRABALHO E A LOTAÇAO NUMA SOH ESCOLA DOS QUE TEM MAIS DE UM CONTRATO.

GANHO:aumento salarial indireto com a economia nos gastos de transporte urbano do servidor e de gasolina aos que tem carro próprio. Além de diminuir a possibilidade de atraso dos mesmos aos locais de trabalho.

Por fim: é preciso considerar, vislumbrar outras saídas para esse imbróglio chamado educação publica, ao menos para não piorar o que já é ruim. Não afetar o presente daqueles que vivem exclusivamente desse trabalho e o futuro daqueles que não podem estudar em uma escola privada.


*DesProf.Peixoto,historiador formado pela UNIR/UFRO em 1997, Professor de História da Rede Pública de Ensino desde 1990; readaptado desde 2009: vítima de assédio moral no ambiente de trabalho por uma colega diretora da escola. Um dos autores do Blog do DesProf.Peixoto, cujo link é http://moisespeixoto.blogspot.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Seremos o Renan Calheiros de amanhã?

Seremos o Renan Calheiros de amanhã?

Nos anos de 1980 do século passado, existia um anúncio, uma propaganda comercial de uma vodca chamada Orloff que pode servir de alegoria do destino da

O Meritocrático OreiaSeca

O Meritocrático OreiaSeca

Prof.Peixoto Há um defeito humano que cala fundo na Minh’ alma: o egoísmo misturado com a ingratidão! O sujeito nasce numa família pobre e só estuda p

A cantilena sem fim dos perus candidatos à prefeitura

A cantilena sem fim dos perus candidatos à prefeitura

  DesProf.Peixoto Como acreditar em candidatos a prefeitura como a de Porto Velho que falam, falam, falam e não dizem nada, especialmente em tempos de

Temas que nenhum dos candidatos a prefeito de Porto Velho se importou em explicar ainda.

Temas que nenhum dos candidatos a prefeito de Porto Velho se importou em explicar ainda.

  *DesProf.Peixoto. Na reta final do segundo turno das eleições municipais, nenhum dos dois candidatos a prefeito de Porto Velho que passaram para o s

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)