Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Projeto Escola Digital disponibiliza cerca de 6 mil conteúdos online para alunos da rede pública de Rondônia


Gente de Opinião

Escola digital contempla 100%
das escolas estaduais de Rondônia

Estamos a cada dia mais conectados. Segundo pesquisa realizada pela Digital Future Focus, o Brasil é líder mundial quando se fala em tempo gasto nas redes sociais. Monitorar o Facebook, YouTube, WhatsApp, Instagran e Snapchat já faz parte da rotina de muitos. Entretanto, mais que postar selfies e compartilhar vídeos engraçados, toda essa tecnologia pode ser usada para educar crianças e jovens. É essa a proposta do projeto Escola Digital lançado em Rondônia.

O Estado é 21° a implantar a plataforma digital. De acordo com a coordenadora de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Ana Paula Souza Maia, são cerca de seis mil conteúdos online a disposição de 13.336 professores e dos 217.316 alunos das 420 escolas estaduais. Todo o conteúdo é acessado pelo endereço http://escoladigital.seduc.ro.gov.br/.  Livros, mapas; infográficos; animações; áudios e jogos fazem parte dos itens disponíveis no Portal.

De acordo com a coordenadora, a iniciativa faz parte de uma parceria entre o governo de Rondônia, Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo.  ‘‘Os alunos terão acesso a esse conteúdo acessando por meio dos seus aparelhos móveis [celular, tablet, notebooks], e ainda pela estrutura das escolas que são equipadas com laboratórios de informática, aquelas que estão inseridas no Programa Um Computador por Aluno (Prouca), Aluno Digital e pelos Núcleos de Mediação tecnológica’’, destaca.

META

A coordenadora explica que a plataforma digital passou por customização antes de ser lançada em Rondônia para atender a realidade local e agora os esforços são concentradas para a divulgação e implementação do projeto nas escolas. Segundo Ana Paula, os educadores das escolas estaduais de Porto Velho receberam instruções sobre o uso pedagógico da plataforma durante o dia de lançamento.

Essa formação deve se estender para professores do interior de Rondônia ainda este mês. E nos dias 26 e 27 de abril, representantes de cada Estado que utilizam o projeto estarão reunidos em São Paulo para discutir estratégias sobre a formação dos educadores e implementação do projeto.

A meta em Rondônia é chegar a cerca de 18 mil conteúdos pedagógicos disponível para comunidade escolar por meio da plataforma que reúne itens disponibilizados por vários estados brasileiros. ‘‘Os alunos já estão acostumados com a tecnologia e esperamos que façam uso dessa plataforma para melhorar o aprendizado’’, considera a coordenadora.

Leia mais.

Plataforma Escola Digital abre adesão para usuários em Rondônia


Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero capacita estagiários em boas práticas de trabalho e utilização da plataforma Saber Virtual do CIEE

Alero capacita estagiários em boas práticas de trabalho e utilização da plataforma Saber Virtual do CIEE

Na manhã de quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu uma capacitação destinada aos estagiários de nível médio e supe

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu edital de Processo Seletivo Especial via notas no Ensino Médio, para preenchimento de vagas remanesc

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

O Sistema Fecomércio Rondônia, por meio do Senac, conta agora com uma inovação tecnológica em nossa Unidade de ensino, uma vez que foi adquirido o B

Sebrae RO e UNIR buscam fortalecer parceria para impulsionar o empreendedorismo

Sebrae RO e UNIR buscam fortalecer parceria para impulsionar o empreendedorismo

O empreendedorismo em Rondônia foi tema de reunião nesta segunda-feira (15), no prédio central da UNIR, em Porto Velho. A reitora da Universidade Fe

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)