Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Projeto de ferrovia no Pará pode ligar Norte-Sul a porto


 
Enquanto a Ferrovia Norte-Sul não deslancha, o governo do Pará adianta-se para viabilizar a Ferrovia Paraense, pensada para ser uma futura concessão à iniciativa privada para melhorar o cenário do transporte e escoamento de cargas nas regiões Norte e Centro-Oeste. Visto também como estratégico para o desenvolvimento econômico do Pará, o empreendimento corta a porção oriental do Estado de Sul a Norte em 1.316 quilômetros, num traçado paralelo à Norte-Sul com possibilidade de coligação entre as duas estradas de ferro até o Porto de Barcarena, na região metropolitana de Belém, que tem amplas saídas para China, Europa e Estados Unidos.

Na primeira semana deste mês o governo paraense aprovou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) da ferrovia e definiu os próximos passos do processo licitatório. Reuniões técnicas e audiências públicas estão agendadas para agosto em São Paulo, Brasília e no Pará, o edital será lançado em novembro e o leilão está previsto para fevereiro de 2018. O custo do projeto é estimado em R$ 14 bilhões, considerando investimentos na construção da própria ferrovia e de entrepostos de carga e ampliação portuária.

De acordo com o consultor Frederico Bussinger, do Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente (Idelt), o projeto ferroviário estadual está mais adiantado que o federal porque seu trajeto foi concebido para passar apenas por território produtivo, evitando áreas indígenas, quilombolas, de florestas e assentamentos; o licenciamento ambiental já está sendo conduzido por órgãos estaduais, com chance de o vencedor do certame assinar o contrato de concessão com a licença em mãos; já existe mapeamento de desapropriações de 1,7 mil imóveis ao longo da ferrovia.

"Além disso, o estudo de demanda identifica centenas de potenciais usuários, com foco nos grandes embarcadores de carga. O Estado já está firmando compromissos de movimentação futura de carga que vão evoluir para contratos clássicos take or pay, em que o concessionário se compromete a movimentar quantidade combinada de carga antes da ferrovia ficar pronta", explica Bussinger.

Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Pará, Adnan Demachki, a possibilidade de coligação da Paraense com a Norte-Sul, num trajeto de apenas 58 quilômetros entre Rondon do Pará (PA) e Açailândia (MA) - trecho final da Norte-Sul - abrindo caminho para uma nova alternativa de escoamento de carga em um porto paraense, é um atrativos do projeto para a iniciativa privada. Demachki conta que mapeou interesse de empresas de transporte e logística da Rússia, China e Coreia do Sul, enquanto analistas citam fundos soberanos e investidores institucionais.

Demachki diz ainda que o BNDES deve participar do financiamento e que o governo federal foi "muito receptivo" à ideia de interligar as duas ferrovias, dando mais capacidade de transporte de carga à Norte-Sul, que só chega no porto de Itaqui, no Norte do Maranhão, após conexão com a Ferrovia dos Carajás, da Vale, em Açailândia.

Diferente da Norte-Sul, a Ferrovia Paraense não está credenciada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) por ser uma iniciativa estadual. Mas fontes do próprio PPI confirmam que projeto foi apresentado ao governo por intermédio do BNDES e que há "um entendimento de não lançar no PPI o trecho Açailândia-Barcarena da Norte-Sul caso a ferrovia paraense logre êxito", o que é interpretado pelo mercado como sinal verde para a integração das duas ferrovias.

"O sistema portuário da Baía do Guajará, onde está Barcarena, será fatalmente o maior entreposto exportador de soja do mundo, mas depende de resoluções logísticas. A Ferrovia Paraense será bem sucedida e rentável para o investidor desde que esteja conectada com a Norte-Sul e outros modais. Há muita demanda [de carga] na região e vários projetos em desenvolvimento de mineração e agronegócio", diz Luiz Antônio Fayet, consultor de infraestrutura e logística da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Renato Sucupira, presidente da BF Capital, responsável pela estruturação financeira da Ferrovia Paraense, argumenta que trata-se de um projeto viável e atrativo, "mas que depende das condicionantes carga e escoamento". "É muita negociação e conversa para fechar isso. Os portos precisam de ampliação. As cargas estão identificadas mas não garantidas, dependem da entrada em operação de uma mina ou outros negócios. A mina viabiliza a ferrovia e vice-versa."

Ferrovia Paraense cruzará 16 cadeias produtivas. O potencial disso resume-se a 55 produtos para exportações e um volume de mais de 100 milhões de toneladas.

Fonte: Valor

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)