Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo: Premiação consagra jornalistas em noite de emoção e homenagens


 Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo:   Premiação consagra jornalistas  em noite de emoção e homenagens - Gente de Opinião

As luzes dos holofotes, na noite desta terça-feira, 19, iluminaram e deram destaque aos profissionais de imprensa finalistas do 1º Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo, cuja solenidade de premiação aconteceu na casa de eventos Maison Madeira, em Porto Velho. Abrilhantando ainda mais a noite, evento comemorou os 31 anos da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero). 

O espaço ficou pequeno para tantas personalidades do jornalismo rondoniense, do setor produtivo, dos sindicatos filiados a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), e ainda conselheiros e diretores da instituição, autoridades, parentes e amigos dos premiados, dentre outros convidados, que ali estiveram prestigiando a maior festa do jornalismo local nesta noite de premiação e homenagens emocionantes. Com mais de 30 anos de imprensa, o jornalista da Rede Globo, Marcos Losekann teve participação especial na solenidade ao lado da miss Rondônia Internacional, Suélly Miranda.

Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo:   Premiação consagra jornalistas  em noite de emoção e homenagens - Gente de Opinião
Paula, filha do jornalista Paulo Queiroz

 

Com o tema “A indústria como protagonista do desenvolvimento” o Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo consagrou profissionais de imprensa nas categorias radiojornalismo (três); webjornalismo (três); jornalismo impresso (três) e telejornalismo (cinco).

O 1º Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia. Tem como tema: a indústria como protagonista do desenvolvimento. Uma das propostas deste prêmio é levar parte da história recente da imprensa rondoniense voltada para desenvolvimento industrial ao público interessado em comunicação, como estudantes de jornalismo, profissionais da área e pessoas que não têm acesso ao dia a dia do complexo midiático.

Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo:   Premiação consagra jornalistas  em noite de emoção e homenagens - Gente de Opinião

A temática do prêmio contempla reportagens publicadas em rádio, jornal, televisão e sites de notícias que evidenciem a indústria como força propulsora da economia e do desenvolvimento do estado de Rondônia, com ênfase ao papel do Sistema Fiero (Senai-Sesi e IEL) no apoio integral à produção, com ações da educação básica e profissional, saúde, responsabilidade social, inovação tecnológica, meio ambiente e sustentabilidade, esporte e lazer, comércio exterior, burocracia, macroeconomia, segurança jurídica, tributação, financiamento, infraestrutura, relações do trabalho.

A programação foi aberta com a projeção de vídeo institucional com as ações do Sistema Fiero e a exibição de um vídeo da trajetória do jornalista Paulo Queiroz, saudado com muitos aplausos e levou às lágrimas os filhos do jornalista, Paula Moreno Queiroz e Paulo Henrique. Em breve discurso, Paula agradeceu a homenagem e parabenizou a Fiero pela iniciativa. “A emoção e orgulho são enormes e estamos lisonjeados. Modéstia à parte, este reconhecimento é merecido. Agradeço também ao amigo Carlos Araújo, uma pessoa que conheço desde criança”, comentou.

“Hoje é dia de reconhecimento ao saudoso Paulo Queiroz”, afirmou o presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé. “E é em torno do 1º Prêmio Fiero de Jornalismo que nos reunimos com três objetivos: homenagearmos esse profissional que dedicou grande parte de sua vida a Rondônia; saudar a imprensa rondoniense por seus feitos; e comemorar os 31 anos de nossa entidade. Nesta noite, anunciamos solenemente os vencedores do 1º Prêmio Fiero de Jornalismo e também homenageamos aqueles que contribuíram e contribuem para que Rondônia seja esse estado que é, em toda a sua pujança. Por que a Fiero decidiu instituir este prêmio? Porque há necessidade de se revisitar toda a diversidade e a vocação profissional do jornalismo praticado nesta terra”, disse. 

Em seu discurso, o coordenador do Prêmio e da Assessoria de Comunicação Social da Fiero, jornalista Carlos Araújo, fez uma declaração de amor à profissão exercida por ele há mais de 30 anos. Ele lembrou o início da carreira, a passagem por várias editorias e contou que tinha um pacto com o colega Paulo Queiroz. “O primeiro de nós que deixasse este plano terreno homenagearia o outro. Amigo Paulo, com este prêmio e esta festa cumpri minha promessa”, citou.

O presidente do Conselho de Representantes da Fiero, Chagas Neto, parabenizou o presidente Marcelo Thomé pelo apoio ao prêmio e ao jornalista Carlos Araújo pela idealização e realização de tão importante evento em homenagem ao jornalista Paulo Queiroz e demais profissionais pioneiros do jornalismo rondoniense. “Parabenizo à Fiero nestes 31 anos de luta pelo desenvolvimento da indústria e do nosso estado. Agradeço a presença dos conselheiros e diretores da Federação, que prestigiaram a esta linda festa”, falou.

O vice-governador Daniel Pereira elogiou a iniciativa do Prêmio e parabenizou pelos 31 anos da Fiero. “Temos grandes jornalistas em Rondônia e realizar este evento homenageando o saudoso Paulo Queiroz, é realmente justo e merecido. Parabéns em dose dupla para a Fiero e para o presidente Marcelo Thomé”, realçou.

“Jornalismo é uma função que tem papel extremamente importante para uma sociedade, que deve elogiar o que está certo e ao mesmo tempo mostrar os erros”, destacou o jornalista da Rede Globo, Marcos Losekann. “Quando uma Federação como a Fiero se propõe a premiar jornalistas que atuem desta forma, inclusive criticando empresários, chamando a atenção para o desenvolvimento sustentável, prova que estamos vivendo uma democracia entre pessoas inteligentes e que fazem a diferença”, declarou.

De acordo com Losekann, Rondônia tem um diferencial na Amazônia. ‘O estado foi feito por pessoas oriundas de todo o país e que para cá vieram para fincar bandeira, criar raízes, contribuir para o desenvolvimento, gerar emprego, renda e divisas. Eles trouxeram o que havia de melhor e não vieram apenas explorar. E o empresário é a raiz deste processo. E a parceria entre empresários e jornalistas só tem a dar certo. O prêmio instituído pela Fiero comprova isso”, finalizou.

Além de Paulo Queiroz, o Prêmio prestou homenagem aos profissionais de imprensa com mais de 30 anos de atuação. Foram citados 83 jornalistas em atividade e 38 in memoriam. Também foram homenageados com placas os membros da Comissão Julgadora do Prêmio formada pelo empresário e presidente do Simmmero (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Rondônia, Adélio Barofaldi; o empresário e diretor da CNI, Denis Roberto Baú; o empresário e presidente Simaron – Sindicato das Indústrias Madeireiras de Rolim de Moura, Edmilson Matos Candido; a professora e coordenadora do Curso de Propaganda e Marketing da Uniron, Maria Ângela de Lima; Jornalista e representante do Sindicato dos Jornalistas Carlos Henrique Ângelo,  o professor do curso de Jornalismo da Faculdade Uniron, o mestrando Emanuel Jadir Siqueira e a professora doutora Maíra Bittencourt, do curso de jornalismo da Unir, representada pelo reitor Ari Ott.

Premiação

CLASSIFICAÇÃO

CATEGORIA JORNALISMO IMPRESSO

     

CLASSIFICAÇÃO

JORNALISTA

Meio de comunicação veiculado

1º LUGAR

MARCELO FREIRE PEREIRA

Diário da Amazônia

2º LUGAR

CÉLIO MONTEZUMA C. MUNHOZ

A Gazeta de Rondônia

3º LUGAR

GILIANE PERIN

Tribuna popular

Cacoal/RO.

CLASSIFICAÇÃO

CATEGORIA RADIOJORNALISMO

     

CLASSIFICAÇÃO

JORNALISTA

Meio de comunicação veiculado

1º LUGAR

 EDUARDO JORGE KOPANAKIS PACHECO

Radio Rondônia FM 93,3

2º LUGAR

LUIZ SÉRGIO DE ARAÚJO GOMES

Radio Caiari

3º LUGAR

EDSON JOSÉ MARQUES LUSTOSA

Rádio ARIQUEMES Ariquemes-RO

CLASSIFICAÇÃO

CATEGORIA WEBJORNALISMO

     

CLASSIFICAÇÃO

JORNALISTA

Meio de comunicação veiculado

1º LUGAR

AURIMAR LIMA DO NASCIMENTO

SITE: O RONDONIENSE

http://www.orondoniense.com.br

2º LUGAR

DAVID RODRIGUES DOS PASSOS

Site RONDONIA NO AR

http://rondonianoar.com.br/

3º LUGAR

HOSANA DOS SANTOS MORAIS

Site G1/RO

http://g1.globo.com/ro/rondonia/

CLASSIFICAÇÃO

 

CATEGORIA TELEJORNALISMO

     

CLASSIFICAÇÃO

JORNALISTA

Meio de comunicação veiculado

1º LUGAR

JOÃO RICARDO PINHEIRO DE LIMA

GRUPO SGC – REDETV – RONDÔNIA

2º LUGAR

MARINDIA MOURA

REDE AMAZONICA RO

TV RONDÔNIA

3º LUGAR

RUDÁ MOREIRA

REDE AMAZONICA RO

TV RONDÔNIA

4º LUGAR

JAQUELINE FONSECA

REDE AMAZÔNICA

5º LUGAR

MEIRIANE SILVA SANTOS

SIC TV

Fonte: Ascom / Sistema Fiero / Carlos Araújo

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

Quando o assunto é segurança pública, o rondoniense não tem do que se orgulhar, exceto do esforço, da coragem e dedicação da maioria dos policiais.

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

Vingança não pode tornar-se em Fundamento quer da Lei quer da Ética Ursula von der Leyen quer empregar os lucros do investimento provenientes de a

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

Pouco menos de oito meses nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e três vereadores que vão compor a Câmar

Opinião de um importante leitor do Portal Gente de Opinião

Opinião de um importante leitor do Portal Gente de Opinião

          Como sou um pesquisador sensível a boa atuação dos seguimentos, constatei que do Site Gente de Opinião, onde faz parte os melhores jornali

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)