Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Prefeitura cancela desfile das escolas de samba



O prefeito de Porto Velho através da presidência da Funcultural e de comum acordo com os dirigentes da Federação das Escolas de Samba - Fesec, cancelou os desfiles das escolas de samba, previsto para acontecer no próximo dia 30 deste mês.Prefeitura cancela desfile das escolas de samba - Gente de Opinião

O presidente da Funcultural Ocampo Fernandes, convocou entrevista coletiva para a manhã desta terça feira 18, quando irá pontuar as justificativas que levaram ao cancelamento do desfile das escolas de samba. Durante reunião na manhã de ontem 17, com os dirigentes da Fesec Ocampo admitiu a impossibilidade de articulação da entidade que seria contratada para repassar os recursos para as escolas de samba. Ocampo argumenta: “Elas (as escolas de samba) que definiram as datas de desfile. Após suspenderem o desfile em março, adiaram para 15 e depois a 30 de abril. O repasse se daria através de uma associação em razão de inadimplência de algumas escolas com a prestação de contas” disse o presidente. Em entrevista ao site Rondônia Agora. Ocampo admite que os recursos que seriam disponibilizados para as escolas de samba, serão utilizados em um seminário para o carnaval 2018, que será realizado em maio, com profissionais do Rio de Janeiro e de Parintins. “Outra parte será destinada a uma grande festa no aniversário de Porto Velho, em 2 de outubro”.

Já o presidente da Federação das Escolas de Samba de Porto Velho – Fesec, Hudson Mamedes postou no wattsapp que: “Não houve pedido de cancelamento, houve sim uma proposta da Funcultural e uma contra proposta da Federação que em consenso com todos os presidentes foi aceita”.


Lenha na Fogueira

Vou usar uma clássica frase, para me reportar sobre a suspensão dos desfiles das escolas de samba: “Eu já sabia!”.

********

Num primeiro momento, logo que sugeriram a transferencia dos desfiles para o mês de abril, cuja data primeira seria o dia 15, sábado de aleluia, que em virtude da Funcultural ter garantido à direção da Fesec que o repasse, caso tudo corresse de acordo com a burocracia, só aconteceria no dia 11. Também concordei que os desfiles fosse adiado para o dia 30.

********

Depois, já em casa mais tranquilo, analisei e vi que não seria legal promover desfile de escola de samba após a Semana Santa, não porque seria depois da Semana Santa, mas, por ficar muito distante da data oficial do carnaval, que este ano, terminou no dia 28 de fevereiro. Quer dizer, dois meses após o carnaval oficial.

*******

Falei isso para algumas pessoas ligadas as escolas de samba e estas pediram preu não divulgar nesta coluna, porque o prefeito poderia realmente cancelar o evento e os dirigentes de algumas escolas de samba, que já estavam trabalhando suas fantasias e até trouxeram profissionais de outros estados, não teriam como sanar as dívidas contraídas.

********

Por isso fiquei calado, mas, muitos sabiam, que eu particularmente, não concordava com os desfiles das escolas de samba no final de abril.

********

Ontem quando soube do cancelamento, fiquei aliviado e até liguei para a coordenação do carnaval de rua, na pessoa do amigo Eudes, parabenizando pela inciativa do cancelamento.

********

Só não concordo quando algumas pessoas da Funcultural, fazem questão em dizer que os desfiles foram inviabilizados pela inadimplência da FESEC.

********

Se foi feito Chamamento Público e quem venceu a concorrência foi uma entidade (Associação) que teria a responsabilidade de realizar os desfiles, a Fesec não tem nada a ver com isso. Tem outra coisa, que está perturbando minha humilde compreensão.

********

Como é que a Associação que venceu o Chamamento Público, está impossibilitada de fazer o repasse dos recursos para as escolas de samba, e segundo consta, o presidente afirma que os recursos serão investidos na realização do seminário de carnaval e na festa de aniversário do município em 2 de outubro. Vão publicar outro Chamamento?

********

Se fosse no tempo do Sérgio Valente ele escreveria: “Tem coisa no ar e não é avião e nem urubu!”.

*********

Terminada a novela desfile das escolas de samba, cujo final pode até não ser feliz para alguns, mas, foi satisfatório para muitos, inclusive eu!

*********

Começa a nova novela: Arraial Flor do Maracujá. Nesse caso a parte do governo estadual que é a contração da estrutura para a montagem e realização da festa, já está garantida.

********

O que começa pegar, é se o prefeito de Porto Velho vai autorizar a Funcultural se comprometer, em repassar recursos para os grupos se aprontarem para a festa?

*******

Recentemente o prefeito Hildon Chaves junto com o Ocampo Fernandes e o empresário Expedito Júnior, participou de café da manhã na sede da Federon la no Parque dos Tanques e se comprometeu a correr, junto com os dirigentes da entidade folclórica, atrás de empresas privadas, para estas, patrocinem a montagem dos temas dos grupos de quadrilhas e bois bumbás.
 

********

Para o bom entendedor, ficou bem claro, que dinheiro dos cofres da prefeitura dificilmente os grupos terão. O objetivo do prefeito e a equipe da Funcultural é levar os dirigentes da Federon com o Projeto Flor do Maracujá 2017 até os dirigentes da Usinas de Santo Antônio e Jirau.
 

********

Não vou na coletiva do Ocampo, porque já publiquei o que ele vai justificar na manhã de hoje.
 




Sesc comemora o Dia Nacional do Livro infantil

O Sesc irá estacionar sua biblioteca volante, o BiblioSesc, em cinco escolas públicas de Porto Velho, no período de 17 a 20 de abril, com objetivo de facilitar o acesso e incentivar o hábito da leitura, para isso foi elaborada pelo Sistema Fecomércio, através do Sesc, uma programação atrativa com: Contação de história, representação do clássico de Monteiro Lobato, A pílula falante, empréstimos de livros, e visitas guiadas, entre outras atividades, e tudo isso para brindar este marco comemorativo que é o Dia do Livro.Prefeitura cancela desfile das escolas de samba - Gente de Opinião

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril, data escolhida em homenagem a Monteiro Lobato. Primeiro escritor da literatura infanto-juvenil a inserir nas histórias para as crianças elementos da cultura nacional, sendo este à frente de seu tempo, e tornando-se um precursor da literatura, assim como o Sesc, que se tornou um disseminador da leitura em Rondônia.

As atividades iniciam na EMEF Maria Izaura da Costa Cruz (17/05), após serão contempladas com a ação E.E.E.F.M. Brasilia (18/05), E.E.E.F.M. Maria Carmosina Pinheiro (19/05) e EEEF Nossa Senhora das Gracas (20/05).

Além das atividades especiais para semana do Livro, a instituição prepara todos os anos um calendário de atendimento que a unidade móvel, o Biblio Sesc desenvolve realizando visitas mensais, possibilitando empréstimos de seus livros de 15 a 15 dias a população. O Biblio Sesc possui um acervo com mais de 3 mil exemplares com clássicos da literatura, aventuras, ficções, gibis, revistas, biografias, livros didáticos de autores nacionais e internacionais, pronto para consultas e empréstimos. Os interessados só precisam fazer um cadastro e escolher a obra de sua preferência. “Nossa proposta para este ano é desenvolver mais ações como esta do Dia do Livro, com intuito de adquirir mais adeptos a leitura” fala Raniery Araujo Coelho, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)