Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Prefeitos de Rondônia estão em pé de guerra. A dificuldade para fechar as contas é enorme devido à queda na arrecadação


Mandados de prisão

A situação da segurança pública no Brasil só tem piorado nos últimos anos. Além dos reflexos do narcotráfico na criminalidade – estima-se que 70 por cento das ocorrências tem a ver com ações dosPrefeitos de Rondônia estão em pé de guerra. A dificuldade para fechar as contas é enorme devido à queda na arrecadação - Gente de Opinião traficantes - se descobriu recentemente que existem cerca de 400 mil mandatos de prisão que ainda não foram cumpridos no país, com toda espécie de assaltantes, ladrões, estupradores, traficantes, latrocidas, arrombadores, etc a solta.

São de fato números preocupantes principalmente porque se sabe que o País não tem vagas suficientes no sistema penitenciário para atender tamanha demanda. É o caso do estado de Rondônia que tem um expressivo déficit de vagas em seus presídios. Faltam milhares de vagas e já existe o problema de superlotação.

Em Porto Velho, por exemplo, a situação também é desoladora. Temos na capital rondoniense pelo menos 2 mil mandados de prisão não cumpridos. Para colocar no xadrez todo este contingente de detentos seria preciso usar um ginásio de esportes inteiro para atender toda a demanda de foras da lei que circulam impunemente em nossas ruas.



 

Ribamar firme

Prefeitos de Rondônia estão em pé de guerra. A dificuldade para fechar as contas é enorme devido à queda na arrecadação - Gente de OpiniãoAo contrário do que tem se propalado nos círculos políticos, o deputado estadual Ribamar Araujo (PR) não desistiu da sua postulação a prefeitura de Porto Velho. Abandonado pelo cacique Ivo Cassol que manda no PP (e no PR através do seu laranja Luis Claudio), Araujo estuda composições para a peleja de outubro e já articula um vice para sua chapa.

Os haitianos

Depois de alguns anos de fartura de empregos em Porto Velho, os operários haitianos que ocuparam importantes lacunas no mercado de trabalho na capital rondoniense estão indo embora de vez. Em grupos de quatro, alugam táxi a R$ 800,00 até a fronteira com o Peru de onde seguem para o Chile, o novo eldorado da América do Sul ou aos Estados Unidos, pela fronteira com o México.

As especulações

Gente de OpiniãoNeste período de convenções municipais as especulações aumentam. Neste cenário, o PSOL quer confirmar a candidatura do empresário Pimenta de Rondônia a prefeitura de Porto Velho especulando um vice do PSTU. No PMDB se cogita um vice do PT depois que o partido de Lula liberou coligação com o partido de Temer em alguns estados. E existem todo tipo de aliança frankstênicas em andamento.

Plano B

Gente de OpiniãoComo o PSDB que tem candidatos alternativos ao de Mariana Carvalho caso ela desista, o PT tem escalado como candidato a prefeito na capital o ex-prefeito Roberto Sobrinho, tendo um Plano B com o vereador Sid Orleans. Ambas as legendas não tem candidato ainda definido e tampouco os respectivos vices. Acredita-se que o vice do PT sairá do PSOL, de Pimenta de Rondônia.

Crise aumenta

Gente de OpiniãoCom o calote de R$ 6,7 milhões de recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios – FPM no municipalismo rondoniense, os prefeitos do estado de Rondônia estão em pé de guerra. A dificuldade de fechar as contas é enorme devido à queda na arrecadação e os recursos estão cada vez mais escassos junto às esferas estaduais e federais. Até das emendas parlamentares o dinheiro esta curto.

Via Direta

Gente de Opinião*** PV, PDT e PSB estão juntos na aliança que projeta a reeleição do prefeito Mauro Nazif em Porto Velho *** Com o recesso Legislativo na ALE, os deputados estaduais vistam suas bases e as portas da casa de Leis estarão fechadas na próxima semana só funcionando o Gente de Opiniãoexpediente interno *** Muitos vereadores da capital estão preocupados com a reeleição. O desgaste é enorme *** Candidatos prefeito e vereadores na capital que tem procurado empresários para captar recursos tem recebido as portas na cara.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)