Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Prefeito garante apoio ao Arraial Flor do Maracujá - Por Zekatraca


  Prefeito garante apoio ao Arraial Flor do Maracujá - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Sábado passado 22, durante a inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificado - CEU da Zona Leste, nossa equipe de reportagem conversou com o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves sobre as ações que a prefeitura pretende realizar nos próximos meses.

Hildon Chaves se disse bastante orgulhoso e satisfeito, com a entrega do CEU à comunidade da Zona Leste. “Esse Ceu é uma das mais de cinquenta obras paralisadas no município de Porto Velho por isso sua entrega hoje, é motivo de grande orgulho e satisfação” disse Hildon enumerando outras ações de sua gestão. “Conseguimos resolver um problema que se arrastava há décadas, que era a questão de regularização fundiária da Figura “A” dos bairros Arigolândia, Pedrinha e toda aquela região. São três mil propriedades urbanas., pessoas que estão mais quarenta anos tentando resolver essa situação. No segundo semestre serão mais dois mil títulos como parte do bairro Areal e Triângulo enfim, vamos resolver essa questão de uma vez por todas. A regularização Fundiária do bairro Airton Sena está na agulha para sair” disse o prefeito.

Sobre o prédio do relógio que foi passado pelo governador de Rondônia para a prefeitura semana passada: “Calculo que em torno de três a quatro meses, eu consiga fazer as adequações e as reformas necessárias. O prédio do relógio tem um simbolismo muito grande. Ali é o marco zero da cidade de Porto Velho. Reivindiquei o prédio, pedi e o governador Confúcio Moura concordou. A Secretaria de Patrimônio da União através do Ismael, já ultimou a transferência para a prefeitura”.

Ainda sobre a Madeira Mamoré o prefeito informou que a administração do complexo vai voltar para a prefeitura. “Dessa vez estamos pedindo que seja feita a cedência por um prazo de 50 anos”.

A Usina Santo Antônio energia segundo Hildon Chaves vai passar 20 Milhões, que serão investidos no espaço. “Assisti uma apresentação do Projeto na semana passada e posso garantir, que vai ficar um espaço maravilhoso. Vamos conseguir resgatar um pouco da nossa história e sobretudo transformar aquele espaço, no espaço de convivência da população de Porto Velho. Além do dinheiro da Usina temos mais Dois Milhões de Oitocentos Mil de uma emenda do senador Ivo Cassol”.

Prefeito garante apoio ao Arraial Flor do Maracujá - Por Zekatraca - Gente de OpiniãoPerguntado sobre a criação de um órgão municipal exclusivo para administrar o complexo da Estrade de Ferro Hildon Chaves declarou. “Estou analisando essa situação, não está definido ainda se vou criar mais uma estrutura para isso. É possível que criemos uma Concessão para que algum ente privado, possa administrar aquele complexo, se beneficiando de aluguéis de restaurantes, lanchonetes, bares etc. Estamos construindo um Projeto e mudando a concepção. Aquele espaço se não for sustentável a prefeitura não dar conta de manter. Acredito que até o mês de julho teremos o resultado do que realmente fazer com o Projeto.

Sobre o Arraial Flor do Maracujá

“Estamos com uma certa dificuldade sobre o Flor do Maracujá uma vez, que o orçamento da Funcultural foi muito pequeno. Deixou-se muito menos recursos disponíveis esse ano que no ano passado.

Estamos fazendo contato com algumas empresas para que essas empresas possam ajudar a patrocinar para que juntos, com recursos da prefeitura e da iniciativa privada, possamos fazer uma festa bonita e diferenciada.

A ideia é que cada vez mais a iniciativa privada possa participar dessa parceria com a Federon para que ela não dependa tanto dos cofres públicos.

O senhor garante a realização do Flor?

“Vamos fazer sim. Vai sair pode contar comigo”, finalizou o prefeito Hildon Chaves.



Lenha na Fogueira

O prefeito Hildon Chaves entregou à comunidade da Zona Leste no último sábado dia 22, o Centro de Artes e Esportes Unificado – CEU.

*********

Na oportunidade, várias apresentações culturais e esportivas aconteceram, na quadra de esportes, no teatro e no espaço reservado para shows musicais.

*********

Assistimos shows com os grupos Watiku Mayacan e Yaporanga ambos de dança de toada de boi bumbá com especialidades em rituais. Foram dois ótimos espetáculos.

*********

Esses grupos estão se preparando para participar pela primeira vez, no Arraial Flor do Maracujá, da disputa de grupos de dança de toada. Pelo que assistimos na inauguração do CEU o páreo não vai ser fácil.

**********

O grupo de Capoeira da Zona Leste também foi bastante aplaudido pelo público, porém, o Grupo “Minhas Raízes” integrado por artistas do distrito de Nazaré como sempre, foi o grande destaque da festa. A turma que na tarde de sábado foi comandada pelos irmãos Túlio e Teimar foi show.

**********

Na quadra de esportes a equipe de basquete dos cadeirantes foi a dona do espetáculo assim como as meninas da Ginástica Rítmica. Na sala de cinema e teatro a turma curtia desenhos e filmes os mais variados. Foi realmente uma tarde de muita cultura, esporte e lazer.

**********

Quem estava com o sorriso da largura do rosto, eram os secretários Júlio César da Semdestur e Ivonete Gomes da Semce.

*********

Acontece que o prefeito Hildon Chaves em seu discurso de inauguração do complexo, não parava de elogiar os dois secretários pelo trabalho que vêm desenvolvendo.

*********

Principalmente “Você Júlio César pelo incansável trabalho que vem desenvolvendo em prol do turismo e da cultura da nossa cidade”.

*********

Outro dia escrevi aqui, que quem está promovendo eventos culturais na atual gestão municipal, é o secretário da Semdestur Júlio César, fato que foi comprovado na inauguração do CEU da Zona Leste.

*********

Tanto que durantes seu discurso, o prefeito quase não fala na Funcultural. Citou quase inaudível o nome do presidente da Fundação, bem rapidinho. Até porque a Funcultural, pelo menos, foi o que ficou patente, não participou da programação da inauguração do CEU.

*********

Tanto que não vi por lá, o principal escudeiro do Ocampo meu amigo Cleverson Santana – Buchada e quando ele não tá, é porque a Fundação não estar participando.

*********

Prefeito garante apoio ao Arraial Flor do Maracujá - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Quer uma prova? É só acessar as postagens referentes a comemoração do dia do Chorinho promovida pela Funcultural na tarde de domingo na Madeira Mamoré. Praticamente em todas as fotos o Buchada aprece. “É o Garçom da Funcultural”

********

Aliás, a programação com o grupo “Choro do Porto” foi maravilhosa. Parabéns ao Ocampo e equipe pela feliz ideia de comemorar o dia do Chorinho e de Pixinguinha com o espetáculo musical no “Plano Inclinado”.

**********

O presidente Ocampo Fernandes postou nas redes sociais a seguinte verdade: “Porto Velho também gosta de música elaborada e de qualidade. Um público muito bom foi ouvir Chorinho na Madeira-Mamoré, que por coincidência teve um belo pôr do sol. A Prefeitura de Porto Velho por meio da Funcultural vai dar continuidade a essas ações musicais pela cidade. Estamos apenas começando”..

**************

Agora, a grande pedida do final da semana, foi a volta da Fina Flor do Samba ao Mercado Cultural na última sexta feira 21. O público curtiu o melhor do samba de raiz até mais de meia noite. Valeu Ernesto Melo!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)