Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

PortoAgro valorizando o artesanato regional


Lenha na Fogueira
 

Com o espetáculo “As canções que você dançou pra mim” que será apresentado hoje no Palácio das Artes Rondônia às 20 horas e amanhã as 15 e às 19 horas, encerra-se a VII edição do Mova-se Festival de Dança.

********

O Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios está em sua sétima edição e é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia, O Boticário na Dança, Fundação Nacional de Artes (Funarte) através do Prêmio Klauss Viana e o apoio do Governo do Estado de Rondônia por meio da Fundação Palácios das Artes de Rondônia (Funpar) e é uma realização do Casarão de Idéias, Cia de Idéias e Ministério da Cultura (MinC).

********

Quem estava todo pávulo na entrada do Palácio das Artes Rondônia durante a abertura do Mova-se 2016 era o presidente da Funpar nosso querido amigo Ananias. Aliás, o Ananias não parava com tanta preocupação. “São apenas 996 poltronas e pela fila que estou vendo amanhã vamos ter que distribuir senha”. Enquanto isso com a experiência de quem também produz um espetáculo nas mesmas proporções do Mova-se a bailarina, coreografa e diretora artista da Funpar Gilca Lobo apenas dizia, “Calma Ananias vamos acomodar todo mundo” e o Carlinhos Castro fotografando a ansiedade dos dois. A equipe pode ser pequena, mas, é muito eficiente. Valeu turma da Funpar.

*********

O espetáculo que marca o encerramento das atividades do Mova-se em Porto Velho no ano de 2016 “As Canções que Você Dançou pra Mim” é baseado no repertório do Rei Roberto Carlos.

*********

Não precisa ficar nervoso se você não conseguir senha para o show deste domingo, pois a produção marcou dois espetáculos para amanhã. O primeiro começa às 15 horas e o segundo as 19 horas, ambos no Teatro Palácio das Artes Rondônia.

********

Por falar em show! Hoje termina a 2ª PortoAgro. Foram cinco dias de muitos negócios entre agro empreendedores e os bancos do Brasil Caixa Econômica e Basa. Os organizadores apostam que quando fecharem o balanço da Feira os números comprovem o sucesso do empreendimento, tanto na área financeira como na cultural onde se conta a presença do público.

*********

No dia da abertura, quarta feira passada 24, alguém durante o discurso pediu ao governador em exercício Daniel Pereira que intercedesse pela construção de um espaço definitivo para a realização de ventos com o a PortoAgro.

********

Lembramos ao nobre “discursador” que graças ao empenho do próprio Daniel Pereira, mais a diretoria da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon e do então superintendente da Sejucel Rodnei Paes e a compreensão do governador Confúcio Moura. O Parque dos Tanques foi escolhido para ser esse espaço definitivo.

********

Inclusive o governo do estado encomendou do arquiteto Lucas Veronessi o desenho arquitetônico que inclusive foi apresentado em solenidade que aconteceu um mês antes do inicio Arraial Flor do Maracujá no próprio Parque onde estavam presentes várias autoridades e representantes de vários segmentos culturais e de lazer de Porto Velho.

********

Que viu o projeto ficou encantado. Será um espaço muito bonito que vai comportar todas as atividades culturais como o Flor do Maracujá, desfile das escolas de samba, feira agropecuária com espaço para rodeios e montarias e show diversos.

********

O espaço contará com uma edificação com traços modernos onde será o Centro de Convenções com várias salas de reunião e auditório.

*********

O que falta agora é a bancada de Rondônia no Congresso Nacional disponibilizar emendas para a construção do espaço.

*********

Vamos que vamos que o mês ta terminando e setembro vem com força total; Salvemos o rio Madeira da desgraça das DRAGAS!
 


PortoAgro valorizando o artesanato regional - Gente de Opinião
Artesão Bruno trabalha com argila

PortoAgro valorizando o artesanato regional

A segunda edição da PortoAgro a Feira de Negócio e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho termina neste domingo 28, contabilizando recordes nas negociações financeiras e sucesso de público.

Um dos segmentos que mereceu destaque especial dos organizadores da Feira foi o do Artesanato. Os artistas foram agraciados com um galpão inteiro mais alguns box, para mostrarem e venderem seus trabalhos. Artesãos de vários municípios como Jaru, Ouro Preto, Vilhena, Itapuã do Oeste, Ji Paraná além dos artistas de Porto Velho e de países como o Peru que montou estande com obras de vários artesãos da cidade de Ayacucho a capital da arte popular e do artesanato do Peru.

PortoAgro valorizando o artesanato regional - Gente de Opinião
Elizabeth Aurora Rojas e Carlos Galvez

A pedra de Huamanga

No estande peruano entre tantos trabalhos, encontramos esculturas que utilizam a famosa Pedra de Huamanga. Essa pedra é um mineral composto de sulfato de cálcio hidratado, é uma rocha sedimentada de origem química o que lhe dar uma tonalidade que lembra a neve. O artesão que representa os artistas peruanos é o Carlos Galvez vencedor do Prêmio Nacional – Peru e do Prêmio Iberoamericando – Espanha. A coordenação geral é da senhora Elizabeth Aurora Rojas da Associação de Gestores Turísticos Sudamericanos – AGT

Artesanato de Rondônia

Não é novidade nenhuma que o artesanato de Rondônia é um dos que mais se destaca nas feiras nacionais e regionais. Na PortoAgro não é diferente, o galpão destinado aos artesãos de Rondônia é dos mais freqüentados da Feira. Além dos artesãos da “Feira do Sol” outras cooperativas também se fazem representar e assim o público pode apreciar e adquirir produtos confeccionados com matéria prima da nossa região. Da renda de bilros aos enfeites produzidos com sementes como de açaí e tucumã, aos bibelôs de jarina. Os indígenas também se destacam com suas flechas, cocás, maracás e tangas. A marchetaria o entalhe em madeira, é destaque dos artesãos que vieram dos municípios do interior de Rondônia, são peças muito bem trabalhadas.

Gente de Opinião

General Rondon em Argila

Escultura em Argila

Entre os artesãos que estão participando da 2ª PortoAgro um vem se destacando, pelo fato de confeccionar suas peças ao vivo. O freguês escolhe ou sugere o que ele quer levar para casa e o artesão Bruno Alves de Souza esculpe na hora. E aí vão surgindo figuras das lendas amazônicas como Boto, Cobra Grande, Yara, Curupira etc. se o freguês gosta de figuras históricas Bruna imediatamente produz um Rondon, Jorge Teixeira, e se for o caso o rosto do comprador tudo em argila. Se você não tiver a oportunidade de conhecer o trabalho do Bruno na Feira entre em contato pelo e-mail [email protected]. Lembrando que Bruno já expôs em países como França e Itália.

Programação

14 horas – abertura dos portões

19 horas – abertura do rodeio

20h30 – Show Pirotécnico

21 horas – show André & Andreilson

22 horas – Marcelo Araguaia & Robson da Viola

23 horas – Erick Manzott

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)