Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Porto Velho – As retretas da Praça Rondon



Por Silvio M. Santos (*)

Quando completei quatro anos de idade, minha mãe veio morar em Porto Velho logo após o sepultamento do meu pai em Guajará Mirim. Lembro que para nos sustentar, ela resolveu colocar "banca" na feira que funcionava em frente ao Mercado Municipal justamente onde hoje é a Praça Getúlio Vargas e que 1953 foi transferida para a então Rua do Coqueiro (hoje Euclides da Cunha) entre a sede do Clube Internacional (hoje Ferroviário) e a Usina de Energia Elétrica do Salft (sede da Eletrobras/Ceron hoje), onde ficou até 1.958, quando o governador Enio Pinheiro Inaugurou o barracão da Feira Modelo que hoje é conhecido como Mercado Central.

Deu pra notar, que minha infância e adolescência foi vivida entre a Beira do Madeira e a José de Alencar. Por muito tempo moramos na Rua Farquar justamente em frente ao Mercado Central que a época era a Feira Modelo. Dali assiste o fogo destruir a padaria do Raposo (no canto da Henrique Dias com a Presidente Dutra – Guitar Music) e o fogo consumir os Quiosques que existiam ao lado da estação da Madeira Mamoré e da Cooperativa dos Ferroviários.

Os desfiles carnavalescos aconteciam na Presidente Dutra entre a D.Pedro II e a Sete de Setembro. Bom! O que quero dizer, é que um dos pontos mais freqüentados pela população de Porto Velho aos domingos era a Praça Rondon.

Na Rondon enquanto esperávamos o inicio da primeira sessão do Cine Reski ficávamos paquerando as meninas, curtindo a “Retreta” que era realizada pela Banda de Música (Furiosa) da Guarda Territorial. 

Quem não gostava de ficar rodando na praça, ficava nas mesas do Restaurante e Bar Plaza que era bem ao lado da praça (antes, a pista da esquerda da rua Presidente Dutra separava a praça, do hoje prédio do Baú). O burburinho de gente aumentava na Rondon tão logo terminava a matinê do cine Reski e do cine Brasil por volta das 18 horas e só terminava, quando começava a segunda sessão do Cine Reski por volta das 21 horas.

O refrigerante da moda era o Grapete, a Coca Cola ainda não havia chegado a Porto Velho e após a matinê, a gente ia tomar sorvete na Sorveteria Elite que ficava na Rua José de Alencar com a Sete de Setembro. "Quem bebe Grapete, repete" dizia o reclame. Seguindo pela Sete, onde hoje, é o Banco Santander era o Cine Avenida, da família Lacerda.

Tinha uma turma que preferia ficar no Clipper do João Barril que ficava no meio da Avenida Sete com a presidente Dutra, os mais conservadores preferiam o Café Central.

Quando o Café Santos passou a funcionar na esquina da Prudente de Moraes com a Sete de Setembro, abalou um pouco o movimento da Rondon. Aliás, em frente ao Café Santos ficava a Pernambucana que depois foi para onde hoje é uma loja Romera.

Na Praça Jonathas Pedrosa que era cortada ao meio pela Rua José Bonifácio, existia o Posto São Luiz e foi lá, o primeiro terminal de transporte coletivo de Porto Velho cujos carros eram Kombi.

A Sete de Setembro, da Praça Jonathas Pedrosa até a Gonçalves Dias não existia, era um buraco só.

A Porto Velho da minha infância e adolescência não passava da Joaquim Nabuco, mas era muito gostosa de viver.

(*) O autor é responsável pela coluna Zekatraca

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)