Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Pomeranos de Espigão do Oeste promovem dois dias de festa


Gente de Opinião

Danças típicas animaram o final de semana de festa pomerana

Para comemorar e manter viva a tradição dos imigrantes pomeranos, é realizada há 7 anos a Pomer-Fest em Espigão do Oeste. Os pomeranos ajudaram a fundar o município há quase 40 anos. A festa, realizada sábado e domingo (30), reuniu mais de três mil pessoas.

Nos dois dias de festa, houve casamento e dança pomerana, show musical, desfile e escolha da garota pomerana, comidas e artesanatos típicos, competição esportiva da tradição Pomerana e várias apresentações artísticas da cultura deste povo. A apresentação da artista Daniela da Concertina do Espirito Santo foi um dos pontos altos da festividade.

Martino Tesch foi o primeiro imigrante pomerano a chegar a Espigão do Oeste há 45 anos, bem antes da emancipação do município. Ele é o responsável pela vinda de todos os outros pomeranos que hoje somam 50% dos 32 mil habitantes de Espigão do Oeste. “Fiz mais de 20 viagens a pé com cacaios e mulas abrindo picadas e trazendo os irmãos num percurso de trinta e poucos quilômetros até chegar aqui. Hoje me sinto feliz em ter partilhado com o meu povo a oportunidade de cada um ter o seu lugar aqui em Rondônia”, conta Martino com a alegria de seus 80 anos.

Gente de Opinião

Martino Tesch é o pioneiro dos pomeranos

Severino Schulz chegou a Rondônia com nove anos de idade e sem falar português, hoje, aos 53 anos, é presidente da Associação dos Pomeranos de Espigão do Oeste (Aspomer). “Esta festa é uma forma de manter viva a tradição de um povo que perdeu parte de suas lembranças para a guerra, mas não perdeu a sua identidade e nem vai perder porque estas festividades resgatam muito o que deixamos para trás”, afirma  Schulz.

O governo de Rondônia apoiou a  Festa Pomerana com a destinação de mais de R$ 20 mil.

TRADIÇÃO

Fraid Tusal, espigãoense e descendente de pomeranos, explica que o povo pomerano é natural de uma região extinta, que ficava entre a Alemanha e Polônia.  Devido a crise na região em 1859, os povos pomeranos começaram a sair da região, para o Brasil muitos foram a caminho do Espírito Santo, em 1969 começaram a desbravar Rondônia, tendo em vista melhor qualidade de vida.

Na região de Espigão do Oeste, ajudaram no desenvolvimento da agricultura local, tendo destaque na produção de café e criação de gado.  Dentro do município, o povo pomerano fomenta a cultura local e mantém viva suas tradições e características culturais no desenvolvimento da região.

Veja galeria de fotos da Festa Pomerana


Fonte
Texto: Secom
Fotos: Jerfeson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)