Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Políticos de olho na disputa em Guajará - Por Lúcio Albuquerque


 

Atenção

Vencedor pode não assumir prefeitura

Apesar de estar com tudo marcado, e a estrutura pronta para a eleição suplementar em Guajará-Mirim, o pleito pode nem ser realizado ou, então o vencedor da disputa do dia 2 de abril – dentro de 38 dias – pode nem ser empossado ou, então, tomar posse e ter que deixar o cargo.

O diretório regional do PMDB, partido ao qual é filiado o candidato Antonio Bento, ganhador da disputa do ano passado mas impugnado pela Justiça Eleitora, confirmou ontem que houve recurso da decisão do TSE, agora ao STF.

Conforme a direção do PMDB estadual, o partido nem o candidato retiraram o recurso impetrado no STF, agora em relação à decisão do TSE, então está sendo esperada uma decisão final.

Conforme um advogado especializado em legislação eleitoral, ouvido pelo AM, dependendo do julgamento do recurso a favor do candidato Antonio Bento, a eleição do dia 2 pode nem ser realizada, se a decisão do Supremo for favorável ao ganhador da eleição de 2016.

Da mesma forma explicou que se o entendimento dos membros do STF for diferente do resultado do julgamento no TSE, ainda que seja fruto de uma reunião após a eleição marcada para dia 2 de abril e, ainda que seja empossado o ganhador entre os dois candidatos em disputa, vai prevalecer então a decisão do colegiado maior, no caso o do Supremo Tribunal Federal, e aí Antonio Bento deverá tomar posse.

Nono maior colégio eleitoral do Estado, a disputa marcada para dia 2 de abril, na eleição suplementar de Guajará-Mirim, chama a atenção de políticos dos mais diversos partidos, de olho no resultado final da disputa que reúne dois candidatos, um do PSB e outro do DEM, com vistas à eleição estadual de 2018.

Aproximadamente 30 mil eleitores, inscritos até 2 de novembro do ano passado conforme a resolução do TRE a respeito da eleição suplementar, poderão votar. O total representa em torno de 2,5% do eleitorado rondoniense, composto por um pouco mais de 1 milhão, 127 mil cidadãos.

Guajará terá eleição suplementar em razão do vencedor da disputa do ano passado, o ex-vereador Antonio Bento, ter tido cassada sua candidatura pelo TRE e, em decisão seguinte do Tribunal Superior Eleitoral, houve a manutenção do ato.

A explicação para o interesse político da eleição suplementar em Guajará-Mirim é simples e foi resumida por um deputado que tem como base eleitoral a Zona da Mata, distante mais de 500 KM da “Pérola do Mamoré”. Segundo ele, é preciso estar atento, porque tendo a prefeitura é possível solidificar o caminho para a próxima disputa.

Há dois candidatos inscritos – as inscrições já foram encerradas – o vereador e atual prefeito interino Sérgio roberto Bouez da Silva, filiado ao PSB e liderando a coligação “Ação e Trabalho”, tendo como vice Antonio Nogueira Neto. O outro candidato é Cícero Noronha Filho, filiado ao Democratas, liderando a coligação “Guajará para o Povo” e seu vice é Davino Gomes Serrath.

 Fonte: Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 28 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 28 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1920 – A Comissão Pró Saneamento de Porto Velho faz levantamento da situação e das necessidades do setor. 1946 - O jornalista Carlos Mendonça

O DIA NA HISTÓRIA 27 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 27 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Amizade, Limites, Navegação, Comércio e Extradição, o Brasil dá à Bolívia o direito de trafegar pelos rios brasileiros

O DIA NA HISTÓRIA 26 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 26 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1867 – Dom Pedro II autoriza o engenheiro Franz Keller a estudar a construção de uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira.1925 – Em

O DIA NA HISTÓRIA 25 de março de2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 25 de março de2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1949 – Quatro anos depois do desaparecimento do tenente EB Fernando, nas selvas de Porto Velo, a Justiça Militar arquivou o caso, alegando: “N

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)