Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Policlínica Oswaldo Cruz atende a duas mil pessoas por dia; metade dos pacientes é do interior de Rondônia


Gente de Opinião

Paciente de oftalmologia na POC, que tem plantão aos sábados e domingos

A mais recente estatística da Policlínica Oswaldo Cruz revela que a equipe de 310 profissionais médicos, de enfermagem, ambulatórios e outros setores atende 1,5 mil pessoas por dia. Esse número sobe para 2 mil, se computada a procura por perícias médicas, exames no Lepac e consultas de regulação.

“Nos quatro andares do prédio, muitos passam longe dos nossos olhos [da administração]”, explicou o diretor José Maria França. No geral, o maior número de pacientes busca consultas, tratamento e cirurgias nas áreas de cardiologia, endocrinologia, ortopedia, oftalmologia, e pneumologia.

Outra área antes silenciosa, começa a mobilizar a equipe multidisciplinar: o ambulatório de psiquiatria recebe 512 pessoas/mês. A cada semana a POC elabora um ou dois diagnósticos novos de demência e depressão. Dos 519 mil moradores em Porto Velho, 30 mil (5.78%) são idosos. Doenças crônicas controladas pelas equipes multidisciplinar e interdisciplinar aparecem em pessoas na faixa de 75 a 79 anos.

Metade do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) se destina a pacientes da capital e outra metade aos do interior do estado.  O acesso ao prontuário clínico é simultâneo em qualquer especialidade.

Na análise de 2017 feita nesta quarta-feira (9) França lembrou: “Antes de chegar ao prédio novo, a POC não passava de 400 atendimentos por mês”.

Antigamente, não funcionavam o prontuário eletrônico, nem o sistema de encaminhamento do paciente ao consultório. “Mesmo com alguns dissabores e enfrentamentos, acabou a era do papel e da pasta com consultas direcionadas”, garantiu.

França constatou que a distribuição de pacientes de especialidades das unidades de pronto atendimento municipal para os postos de saúde em Porto Velho faz aumentar a demanda na POC.

“Atualmente, em plantões aos sábados e domingos recebemos pacientes de oftalmologia e otorrinolaringologia do Hospital João Paulo II”, assinalou.

Segundo França, a POC também vem se dedicando a pacientes em risco cirúrgico de pré-operatório. Ele atribui à regulação de pacientes uma das grandes melhorias alcançadas entre 2016 e 2017. A fila é única por idade e obedece à classificação de risco e histórico prescrito. “Os mais graves passam à frente”, destacou.

O que pode causar barreira ao avanço do atendimento e da instalação de equipamentos modernos? O diretor responde sem esboçar dúvida: “O secretário [Willames Pimentel] não aceita queda no sistema, e quando isso ocorre, damos um jeito rapidamente, porque ninguém pode deixar de ser bem atendido; o que nos preocupa é se haverá continuidade do nível de serviços hoje considerados excelentes”.

Em seguida, alinha os programas estaduais em funcionamento na POC: hanseníase, mamografia, pré-natal de alto risco, AIDS, obesidade, saúde do idoso, saúde do trabalhador, e de ostomizados. “A cada mês fornecemos bolsas de colostomia a 60 pacientes”.

Colostomia é o procedimento cirúrgico que consiste em fazer-se uma abertura na parede abdominal (estoma), temporária ou permanente, e ligar nela uma terminação do intestino, pela qual as fezes e gases passam a ser eliminados.

Dentro da programação de investimentos para o primeiro semestre de 2018, o governador Confúcio Moura inaugurará no anexo da POC o Centro de Especialidades Odontológicas, composto por três consultórios e sala de esterilização. Os equipamentos são de última geração.

Leia mais

Vem aí o Centro de Especialidades Odontológicas
POC itinerante atende na Zona da Mata
Até 2050 o mundo terá 131,5 milhões de pessoas convivendo com a demência
Vida saudável e exames periódicos previnem o câncer, alerta POC

 


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)