Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Polícia Civil deflagra operação 'Atalho' em Porto Velho e Distritos



A Polícia Civil do Estado de Rondônia por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor e Defraudações (DECONDE) deflagrou na manhã desta quarta-feira (26/04), a operação denominada "Atalho". A ação policial ocorreu simultaneamente na cidade de Porto Velho e em alguns distritos e contou com a colaboração de cerca de 80 policiais civis para o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão. Estabelecimentos comerciais  do segmento alimentício e instituições públicas foram os principais alvos nesta operação.

De acordo com o Delegado da Polícia Civil e coordenador da operação, Marcio Maia, o trabalho da Delegacia Especializada iniciou após o registro de uma notícia crime sobre possíveis irregularidades na documentação de empresas que atuam com produtos de origem animal. "Diante das informações, instauramos o inquérito policial sobre o caso e hoje, estamos realizando o cumprimento de vários mandados de busca e apreensão de documentos/objetos que comprovam que as empresas investigadas tenham obtido de forma irregular o cadastro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), assim como, a possibilidade de ação corrupta de servidores que corroboraram com a manutenção da irregularidade das empresas acusadas", explica o Delegado Marcio.

O objetivo desta ação polical é identificar exatamente as empresas que estão funcionando em não conformidade com a legislação sanitária, neste caso, obtendo de forma ilícita o cadastro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), bem como, esclarecer os indícios de corrupção para obtenção do cadastro na Prefeitura. Vale ressaltar que a apuração dos fatos estão relacionados com a administração anterior e que a atual gestão tem atuado com bastante austeridade neste segmento, inclusive já tendo determinado a interdição de dois estabelecimentos comerciais que atuam com produto de origem animal.

Durante a operação, a Polícia Civil identificou irregularidades em produtos do segmento alimentício em alguns estabelecimentos comerciais locais. Diante dos fatos, os produtos foram recolhidos e os responsáveis foram conduzidos pelas equipes policiais até a Delegacia Especializada para o registro dos procedimentos legais e a realização do flagrante delito.

É importante informar que uma denúncia de igual teor foi realizada ao Ministério Público Estadual (MPE) e esta, foi encaminhada para DECONDE que já havia instaurado inquérito policial para apurar os fatos. "Foi importante o encaminhamento da denúncia realizada ao MP para a Delegacia Especializada, pois conseguimos anexar mais informações sobre o referido caso colaborando com o andamento do inquérito policial", disse o Delegado.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município com o objetivo de garantir a procedência e a segurança alimentar da população.

A Polícia Civil continua as investigações e quando estiver com o inquérito policial concluso, irá apresentar todas as informações relacionadas ao caso para o Ministério Público Estadual (MPE) e, em seguida, à população.

Fonte: ASCOM/PCRO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Operação Corta Giro” intensificada para combater infrações no trânsito de Porto Velho

“Operação Corta Giro” intensificada para combater infrações no trânsito de Porto Velho

Com o objetivo de promover mais segurança no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) em conjunto com o Batalhão de Pol

PRF apreende mais 400 kg de entorpecentes em Vilhena

PRF apreende mais 400 kg de entorpecentes em Vilhena

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, na noite da última quarta-feira (10), realizou mais uma apreensão histórica no estado. Em uma fiscal

Operação Vértice: PF combate tráfico interestadual de drogas entre Rondônia, Minas Gerais e Mato Grosso

Operação Vértice: PF combate tráfico interestadual de drogas entre Rondônia, Minas Gerais e Mato Grosso

A Polícia Federal deflagrou, com apoio da Polícia Militar de Rondônia, nesta quarta-feira (10/4), a Operação Vértice, com o objetivo de cumprir 11 m

Ação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Penal resulta em apreensões e prisões em condomínio de Porto Velho

Ação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Penal resulta em apreensões e prisões em condomínio de Porto Velho

Para conter criminosos que agem no condomínio Porto Madeira III, em Porto Velho, policiais militares em ação conjunta com policiais penais, empregad

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)