Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Viriato Moura

POENTES NATIVOS



A fotografia tem o poder mágico de congelar momentos. No caso de Antônio Ocampo Fernandes, esses momentos são uma expressão colorida e iluminada de amor nativo. Amor à cidade que o viu crescer e se desenvolver, e onde aprendeu, desde a mais tenra idade, a amar com devoção. Um sentimento que é atestado a cada dia através de suas ações proativas e competentes em favor desta terra e de sua gente.

No ano em que o município de Porto Velho completa 100 anos de existência, esse talento rondoniense nos brinda com a exposição fotográfica Poentes Nativos, produto de seu olhar afetuoso e sensível que registra em retratos, com maestria, as belezas naturais  deste pedaço longínquo do Brasil. Dessa feita, o tema é o pôr do sol, uma exuberante atração de crepúsculos vespertinos.

POENTES NATIVOS - Gente de Opinião
 

O diligente fotógrafo, para captar as belas imagens nativas, não mede esforços para posicionar sua câmera  no momento certo. Por vezes, antes mesmo do romper d’aurora, lá está ele em qualquer ponto da cidade,  numa espreita atenta, para surpreender a melhor luz e imagem de um dia que nasce. Ou, como no caso dessas fotos que nos brinda nesta oportunidade, ao longo da margem direita do nosso caudaloso rio Madeira, nos finais de tarde, para clicar o sol que se põe por trás das matas em sua outra margem. A presença do lendário rio, que embeleza nossa cidade, nos alimenta com seus deliciosos frutos e nos proporciona  oportunidades de sobrevivência, integra-se ao espetáculo crepuscular emoldurando belíssimos quadros criados pela Mãe Natureza.
 

POENTES NATIVOS - Gente de Opinião
 

Poentes Nativos é apenas a primeira exposição desse talentoso artista. Certamente que muitas outras virão para trazer à lume os encantos naturais extraordinários da nossa amada Porto Velho.

Nota do Autor— A exposição Poentes Nativos acontecerá  somente nesta sexta-feira 7, a partir das 19h30, na Câmara Municipal de Porto Velho, ocasião em que haverá o lançamento do livro Rio de Histórias, uma coletânea com minha participação e dois de meus confrades da Academia de Letras de Rondônia: Yêdda Borzacov e Samuel Castiel.  O evento cultural é um homenagem de seus autores ao centenário desta cidade.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sem solidariedade e compaixão, ainda que saiba medicina, o médico não fará uma boa medicina

Sem solidariedade e compaixão, ainda que saiba medicina, o médico não fará uma boa medicina

As crianças ouvem tanto “não faça isso”, “isso não pode”, “isso faz mal” e tantas outras reprimendas que podem conclui que viver faz mal à saúde. O

A previsibilidade, num confronto, abre caminho para a derrota

A previsibilidade, num confronto, abre caminho para a derrota

A fé no imponderável, no divino, dá vida mais longa à esperança.O silêncio é duvidoso.A insegurança convence mais que a segurança.Quem nunca diz o q

A carência de nobreza rasteja entre a vaidade e a hipocrisia

A carência de nobreza rasteja entre a vaidade e a hipocrisia

Entre o que somos e o que gostaríamos de ser, caminham nossas frustrações.A conduta expectante precisa de conhecimento, experiência e sensatez para

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)