Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PM inicia último curso de formação para soldados


Gente de Opinião

Os 300 soldados reforçarão as unidades da Polícia Militar em 2018

O curso de formação de soldado (CFSd) da Polícia Militar de Rondônia, aberto oficialmente ontem segunda-feira (03), é o último em que os candidatos não precisam ter formação superior. Na palestra que fez aos 300 alunos, o governador Confúcio Moura anunciou que convidará o presidente da República Michel Temer para ira a Rio Branco (AC), ainda neste mês, para participar de debate com governadores da região sobre a guarda da fronteira amazônica.

A aula inaugural aconteceu nas dependências da Igreja Nova Aliança, no bairro Jardim Ipanema. Ex-sargento da PM de Goiás, Confúcio disse que ao assumir o governo em 2011, encontrou promoções represadas e salários que precisavam ser melhorados.

O governador lembrou aos alunos que onde estiver um policial lá estará uma autoridade do estado. “O comportamento do policial será o indicativo de que o governo é justo ou não”, acrescentou.

A carreira policial, agora, é mais atrativa e oferece melhores perspectivas. “Muitos conseguiram se formar em outras áreas. Outros, foram promovidos e são oficiais“, citou como exemplo.

Os números dos avanços obtidos pela PM nos últimos sete anos foram anunciados pelo coronel Ênedy Dias, comandante geral da corporação. Ele apresentou números decorrentes das ações promovidas pela pasta e destacou que de janeiro a agosto deste ano foram registradas mais de 3 mil ocorrências a menos que no mesmo período em 2106.

Gente de Opinião

Confúcio Moura: “onde estiver um policial militar, lá estará uma autoridade do estado”

O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel Lioberto Caetano, falou aos alunos sobre a grandeza de firmar compromisso com a segurança da sociedade e da paz social. Ele também apontou os  investimentos feitos na instituição em tecnologia, capacitação e aquisição de equipamentos mudaram as perspectivas dos policiais.

Para Caetano, a segurança pública depende muito do policial militar, uma vez que basta a presença física para garantir a paz em determinadas situações.  “Além disto”, acrescentou, “cabe a este profissional o primeiro contato com o cidadão que necessita de segurança”.

As iniciativas da secretaria para garantir a segurança da população também foram citadas pelo secretário. Ele apontou o programa Rondônia Mais Segura, que envolve outros entes sociais e citou especificamente a Escola Manaus, localizada no bairro Mato Grosso, que adotou gestão híbrida, envolvendo professores civis e militares.

“Lá”, disse o secretário, “o índice de violência até no entorno da instituição começou a cair”.

PARCERIAS

Sobre o programa Rondônia Mais Segura, o governador explicou que é o reconhecimento de que os órgãos policiais não podem fazer sozinhos a segurança da população. “Polícia só não resolve. São necessárias parcerias”, arrematou.

O governador falou de sua trajetória como policial militar em Goiás. Foi esta carreira, disse, que o fez chegar a ser governador de Rondônia. “Eu sou um produto da Polícia Militar”, concluiu.

O curso de formação de soldados terá 51 disciplinas, 1.608 horas/aula e será concluído no dia 21 de abril de 2018.
 

Leia mais:
Vice-governador palestra sobre segurança pública para formandos
do curso de sargento da PM de Rondônia

Lei prevê obrigatoriedade de formação superior para
candidato a soldado da Polícia Militar de Rondônia

 


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar em ação rápida contra o crime, recupera motos roubadas e prende suspeitos do furto em Jaru

Polícia Militar em ação rápida contra o crime, recupera motos roubadas e prende suspeitos do furto em Jaru

Após a ação criminosa contra uma revendedora de motos no município de Jarú, Rondônia, na madrugada de hoje, 27, sete homens conseguiram roubar vária

MPRO e PC deflagram Operação Arcana Revelada

MPRO e PC deflagram Operação Arcana Revelada

Na manhã desta terça-feira (26/3), foi deflagrada a Operação Arcana Revelada, fruto de um trabalho conjunto entre o Grupo de Atuação Especial de Com

Polícia Militar apreende 75 quilos de maconha, armas  e prende “olheiro” responsável pela guarda da droga

Polícia Militar apreende 75 quilos de maconha, armas e prende “olheiro” responsável pela guarda da droga

"Perdi! perdi! só estou de segurança da droga e faço apenas a entrega". Foram as palavras ditas por um suspeito, segundo ele, responsável  pela dist

 Incêndio na Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho, completa três meses

Incêndio na Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho, completa três meses

Há três meses do incêndio criminoso que destruiu a Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho (RO), ainda não há informações da identificação dos

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)