Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

PM ATENDEU 21 MIL OCORRÊNCIAS EM QUATRO MESES: SÃO 175 POR DIA - Por Sérgio Pires


PM ATENDEU 21 MIL OCORRÊNCIAS

EM QUATRO MESES: SÃO 175 POR DIA

Gente de Opinião

Mais de 21 mil ocorrências atendidas: 5.250 por mês; 175 por dia; mais de sete por hora. Mais de 400 armas apreendidas e 300 traficantes presos. Outros 1.120 foragidos recapturados. Esses são apenas alguns dos números que a Polícia Militar de Rondônia atingiu, apenas nos quatro primeiros meses do ano, já que os dados de maio ainda não foram fechados. O comandante da PM rondoniense, Coronel Ênedy Dias, comentou esses números todos, para mostrar a quantas anda o trabalho da corporação, na busca de melhorar a segurança pública. Tudo isso com um efetivo que, nos dias atuais, é menor do que o que havia nos anos 70, quando a população de Porto Velho era quatro vezes muito menor que a atual. Mesmo com pouca gente, nos dias de hoje, a PM tem feito o possível, mas ainda está longe do ideal. É notória a ausência do policiamento ostensivos nas ruas; o contato da população pelo famoso 190, ainda é extremamente deficiente (já há programas em andamento para melhorar o sistema); a falta de câmeras de vigilância em Porto Velho, embora em algumas cidades do interior elas estejam ajudando muito na solução de vários tipos de crimes.  Que há um esforço para melhorar a segurança, há sim. Mas que ela é ainda muito longe das necessidades atuais, onde a violência tomou conta de todas as regiões da Capital e da maioria das cidades interioranas, não há dúvida alguma.

A PM precisa urgentemente de um efetivo maior. Se for o dobro do atual, ainda não será o suficiente. Precisa ampliar os sistemas tecnológicos de combate ao crime, que já estão acontecendo, mas ainda de forma incipiente. Tem que exigir o imediato funcionamento do caríssimo sistema de câmeras nas ruas de Porto Velho, que agora,  servem apenas como adorno e decoração, sem utilidade alguma. Tem que ter mais armamentos, mais viaturas. E tem que aguardar que o bom senso volte ao país, para proteger as pessoas de bem. Com as leis feitas para dar vida boa a bandido, a polícia chega a prender o mesmo criminoso mais de 20 vezes. No dia seguinte, ele está nas ruas de novo. Isso sem contar os mais de 1.100 foragidos, recapturados em quatro meses. Os presídios de Rondônia parecem mais hotéis de alta rotatividade, tal o volume de fugas. E ainda tem os “da tornozeleira”, que beneficiados pelas leis amigas do crime, andam soltos pelas ruas, cometendo mais violência. Tem que mudar muito, para melhorar a segurança da população.

POBRE VILHENA!

O ex prefeito de Vilhena José Rover, era uma das mais potenciais lideranças políticas do Cone Sul do Estado, quando surgiu com uma grande votação, para comandar a cidade. Teve um primeiro mandato produtivo e chegou a ter seu nome lembrado até  para voos maiores, incluindo uma possível candidatura ao Congresso e até ao Governo do Estado. Ficou pelo caminho, enlameado pela corrupção que tomou conta da cidade, a partir de um esquema que ele mesmo é acusado de comandar. Acabou preso por vários meses e agora está solto, com tornozeleira eletrônica. Encerrou uma promissora carreira política e terá ainda que responder a uma série de crimes. Vilhena, aliás, está enterrada em casos de roubalheira e corrupção há anos. Membros da família Donadon já sofreram várias condenações e um deles, Marcos Donadon, está foragido. É uma pena. Vilhena tem um grande potencial sob todos os aspectos. Mas os políticos que têm formado, com exceções, como no caso do deputado Luizinho Goebel, que tem uma vida pública ilibada até gora, se transformaram numa espécie de doença terminal para a cidade. Pobre Vilhena!

RESULTADO ZERO!

Tic TAc! O tempo está passando e o comando da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) está sob o tic tac do relógio. Vereadores já andam pedindo a cabeça do secretário Marden Negrão e sua equipe. As críticas têm sido muito duras, inclusive com a alegação de que, em cinco meses, não houve qualquer na estrutura do caótico trânsito da Capital. Na Câmara de Vereadores, onde a administração Hildon Chaves ainda tem apoio da maioria, a exceção tem se tornado o comando da Secretaria. Não se sabe o que está acontecendo, até porque Marden chegou a Prefeitura com credenciais importantes, como a de ter ajudado a melhorar o mais complexo trânsito da América Latina, o de São Paulo. Por aqui, sequer sinais de onda verde foram implantados em ruas e avenidas e a sinalização está caótica. Na zona leste, por exemplo, o motorista tem que esperar longo tempo para abrir o sinal verde, na José Amador dos Reis, enquanto as transversais estão vazias. É só um exemplo, mas isso está ocorrendo em toda a Capital. Não está na hora da Semtran agir?

MANDA QUEM PODE....

Mais poderosa que os governos. Mais poderosa que o Congresso. Acima de tudo e de todos no Brasil. A Rede Globo vai ganhar mais uma briga, pelo enorme poder que tem, dessa vez com a CBF, que teve a ousadia de decidir que os jogos preparatórios para a Copa do Mundo e os amistosos da Seleção Brasileiras, não mais serão de propriedade exclusiva da emissora, que se adonou de tudo no nosso futebol. O primeiro jogo, o realizado nesta sexta, em Melbourne, na Austrália, já não teve transmissão da Globo. Outras redes poderão comprar os direitos, a partir de agora. A coluna avisa, muito antes, do resultado de tudo isso: em breve, começarão várias operações da Polícia Federal contra dirigentes da CPF, por denúncias que vão  aparecer nos telejornais da emissora. Em breve, eles terão que recuar contra a decisão de democratizar a transmissão dos jogos, se não quiserem perder seus cargos e, pelo rabo preso que a maioria têm, suas liberdades também. A Globo está ajudando a derrubar Michel Temer. Já derrubou outros Presidentes. Ela é quem manda. O resto é conversa fiada.

BENEFÍCIOS AO CRIME!

Raramente as leis são usadas para punir com rigor criminosos e doentes sociais, psicopatas e bandidos de todas as espécies. O que se vê é bem ao contrário. Na grande maioria dos casos, esses anormais são beneficiados pela legislação. O caso da jovem Vânia Basílio Rocha, que em setembro de 2015 chocou não só Rondônia, como todo o país, por ter assassinado brutalmente seu amante, durante o ato sexual, em Vilhena, é sintomático. Condenada em primeira instância a apenas 13 anos, já com todos os descontos, ela agora teve recurso acatado no Tribunal de Justiça e a condenação caiu  ainda mais: para oito anos. Cinco a menos na pena original, que já era branda. O TJ considerou uma série de atenuantes, para beneficiar a assassina. Já sua vítima, um jovem, não terá nada. Está morto e enterrado. Facínoras como Vânia e como tantas outros (como Suzane Von Richtoffen, que assassinou os próprios pais), recebem das leis todas as benesses possíveis. Um dia, quem sabe, esse país voltará a ser decente e ter leis decentes, para separar os assassinos das pessoas de bem...

DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS

Estranhas são algumas leis, também, quando julgam-se políticos e detentores de cargos públicos. Daí, tudo é diferente. Por exemplo: o Ministério Público do Estado pediu a condenação do ex prefeito Roberto Sobrinho por um ato que considerou ilegal, durante o governo dele. A acusação dizia que Roberto teria atrasado de propósito uma licitação, apenas para criar uma situação de contrato emergencial, que teria beneficiado a empresa Marquise. A defesa de Sobrinho lembrou que o enorme atraso se deu por culpa do Tribunal de Contas e não da Prefeitura. O TCE cancelou uma primeira licitação e determinou novo processo de concorrência pública, o que atrasou tudo em dois anos. Será que não seria o caso do MP mudar seu foco, agora e processar o Tribunal de Contas? Claro que isso é apenas uma ironia, mas é bom que se registre a situação, porque as leis que são duras para punir políticos, não o são para punir criminosos e assassinos. Pronto. Falei!

NÚMEROS INCRÍVEIS

Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde do Estado vai apresentar um longo relatório, com números surpreendentes, sobre o trabalho que vem realizando, na melhoria da estrutura e do atendimento aos rondonienses. Com praticamente os mesmos recursos de uma década atrás, apenas com pequena correção financeira, os números alcançados pela gestão de Williames Pimentel, que é reconhecidamente, um excelente gestor para a saúde pública, são dignos de registro extremamente positivo. Os levantamentos apontam para algo em torno de 770 mil exames realizados; em mais de 15 mil rondonienses que recebem remédios de uso contínuo gratuitamente; de um salto no  número de internações e cirurgias.  Os  dados estão sendo impressos e nas próximas semanas, todos os incríveis números da Sesau são mostrados ao público. E é bom que sejam mesmos, porque qualquer órgão público tem obrigação de que prestar contas do seu trabalho.

PERGUNTINHA

Até quando esses ignorantes e preguiçosos (que nem sequer pesquisam antes de falar ou escrever), das grandes redes de TV, de jornais; artistas e até políticos, país afora, vão continuar confundindo Rondônia com Roraima, como se assiste todos os dias?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Ter o poder, numa democracia, não é apenas ter voto. Saber dialogar, apontar caminhos, superar as dificuldades enormes pela frente e unir forças, sã

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Foi um depoimento eivado de emoção e de opiniões duras contra o que está acontecendo no Brasil, nos dias de hoje. Um dos mais radicais opositores ao

Sucessão em Porto Velho: Confúcio pode buscar união de partidos da base de Lula em torno do MDB

Sucessão em Porto Velho: Confúcio pode buscar união de partidos da base de Lula em torno do MDB

E agora, José? A grande maioria do eleitorado porto-velhense, essencialmente conservadora, já tem pelo menos três nomes fortes para escolher, na ele

O mais poderoso brasileiro contra o homem mais rico do mundo: quem vencerá esta guerra de gigantes?

O mais poderoso brasileiro contra o homem mais rico do mundo: quem vencerá esta guerra de gigantes?

Agora é uma briga feia, entre o mais poderoso dos brasileiros, o superministro Alexandre de Moraes e o homem mais rico do Planeta, Elon Musk. Moraes

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)