Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Plataforma oferecida ao Brasil Central facilita atração de investidores para os estados pertencentes ao bloco


Gente de Opinião

A vantagens da plataforma digital foram apresentados por Danilo Ferreira,superintendente de Ciência e Tecnologia de Goiás

Uma das ferramentas de maior sucesso para a atração de investidores para o estado de Goiás, a IGo (Inteligência Goiás), foi apresentada durante reunião do fórum de Governadores do Brasil Central, ocorrida em Porto Velho. Segundo Danilo Ferreira, superintendente goiano de Ciência e Tecnologia, a plataforma permite a completa observação da situação do estado, e, a partir daí, às soluções integradas, além de oferecer confiabilidade aos investidores.

A IGo é definida como uma plataforma colaborativa de governança, transparência e atração de investimentos do Estado. Danilo Ferreira explica que, por congregar mais de 90 bases distintas de dados de segmentos diferentes relacionadas ao estado, a ferramenta oferece múltiplas possibilidades aos gestores e investidores.

O consórcio é formado pelos estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Maranhão e Distrito Federal.

O bloco tem força política, composto por 21 senadores e 57 deputados federais. A economia é uma das forças mais significativas do país e tem vocação para a agropecuária. A  área total dos estados representa 25% do território e população superior 20 milhões de habitantes.

“Em Goiás, a plataforma tem importante contribuição na transparência das ações, auxilia na execução das políticas públicas e serve ao objetivo principal, que é a promoção do estado e atração de investimentos”, argumenta o técnico goiano.

O sistema, acrescenta, funciona como campo digital para a observação para que  investidores conheçam a infraestrutura do estado e obtenham informações socioeconômicas confiáveis para a realização de negócios.

Apresentada como mecanismo que pode ser útil aos estados que compõem o Consórcio Brasil Central, a IGo reúne dezenas de distintas de dados de segmentos diferentes.

A aplicação da ferramenta nas ações do Consórcio Brasil Central, segundo Danilo Ferreira, é totalmente viável.

“Teremos todas as bases num mesmo sistema, onde será possível visualizar toda a infraestrutura dos estados de forma integrada será possível, descobrir gargalos e apontar soluções”, indicou o superintendente.

Outra virtude da ferramenta, conforme Danilo Ferreira, é a capacidade de oferecer meios para a promoção de políticas específicas que potencializem a industrialização mais homogênea, conforme a vocação de cada estado, evitando a competição interna e favorecendo a convergência.

VIABILIDADE

A IGo despertou a curiosidade dos governadores, que fizeram questionamentos sobre a viabilidade da aplicação no consórcio. Ela poderá ser validada na próxima reunião ou ser mantida para que novas informações sejam apresentadas.

O fato de propor soluções viáveis para questões de interesse do Brasil Central faz da IGo uma ferramenta que converge para o objetivo do consórcio interestadual, que é a busca de solução para problemas comuns.

“Buscamos soluções para aumentar as riquezas e transformá-las em bem estar para a população dos estados do Brasil Central”, diz o governador Confúcio Moura, conceituando a iniciativa do consórcio.
 

Leia mais:
 A força do Brasil Central e desafios para o desenvolvimento são
debatidos durante fórum de governadores, em Porto Velho


 


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)