Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

PEQUENAS EMPRESAS: Programa subsidia adequações trabalhistas e de qualidade



Donos de pequenos negócios de todo o país podem acessar o Sebraetec – um programa do Sebrae que subsidia adequações da empresa às normas trabalhistas e de qualidade, exigidas para alguns segmentos. Documentos como o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) são custeados com o auxílio da instituição.


A analista técnica do Sebrae em Ji-Paraná, Marcileide Zirondi, explica que ambos os documentos são exigências legais para todas empresas que têm ao menos um empregado com registro em Carteira de Trabalho. Lembra que são elaborados por profissionais de cada área, por meio de consultorias contratadas no banco de credenciados do programa em todo o território nacional.

“O Sebraetec subsidia 70% do custo desse serviço. Se o valor de mercado apresentado pelos fornecedores for, por exemplo, de R$ 1 mil, o empresário terá um desembolso de apenas R$ 300,00. O restante fica por conta do Sebrae, que é o agente intermediador desse processo, desonerando assim esse tipo de ação de adequação”, argumenta.

A analista ressalta ainda que documentos como o Manual de Boas Práticas e o POP (Procedimentos Operacionais Padrão), obrigatórios para indústrias de alimentos, restaurantes, bares e serviços de alimentação em geral, também podem ser adquiridos através do Sebraetec na mesma relação de custos. Para isso, basta realizar o pedido em qualquer escritório do Sebrae.

“O objetivo desse programa é desonerar de fato o pequeno negócio no investimento em novas tecnologias e na adequação de sua empresa ao mercado. No total são sete áreas cobertas: design, sustentabilidade, serviços digitais, produtividade, qualidade, propriedade intelectual e inovação”, finaliza.

Para mais informações sobre o Sebraetec e demais soluções do Sebrae para o seu negócio, basta acessar o portal sebrae.ro, ligar para a Central de Relacionamento 0800 570 0800 ou contatar o WhatsApp 69 98130-5656.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) esclarece que está aberto o processo de cadastro de usuários do programa PVH ACE

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)