Segunda-feira, 18 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Penitenciária Federal de Porto Velho lança projeto pioneiro com a DPU


 Penitenciária Federal de Porto Velho lança projeto pioneiro com a DPU - Gente de Opinião
 
Porto Velho, 24/03/17 – Hoje (24) ocorreu na Penitenciária Federal de Porto Velho (PFPV) o lançamento do projeto “Fale com a Defensoria”, desenvolvido em uma parceria do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) com a Defensoria Pública da União (DPU).

O projeto consiste na instalação de totens – aparelho eletrônico – para que os internos possam acessar diretamente seus processos, falar com os membros da DPU e solicitar assistências. A ideia é promover a celeridade dos atendimentos solicitados pelos presos. O lançamento foi às 16h, na penitenciária, com a presença de autoridades.

De acordo a diretora-geral substituta, Marlene Inês da Rosa, “este projeto é um marco na assistência jurídica dos presos custodiados no Sistema Penitenciário Federal e que pode, no futuro, estender a todos os presos do sistema prisional brasileiro.”

Segundo a coordenadora geral de assistência às penitenciárias da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal (CGAP/DISPF),Jocemara Rodrigues, “A expectativa do Depen em relação ao projeto é garantir o acesso do preso à informação de sua pena e o efetivo atendimento prestado por meio da assistência jurídica.”, frizou.Penitenciária Federal de Porto Velho lança projeto pioneiro com a DPU - Gente de Opinião

O defensor Francisco de Assis Nascimento, da Defensoria Pública da União (DPU), enfatizou que “a DPU espera que esse projeto possa facilitar o acesso dos presos às informações processuais e do seu defensor, visando melhorar sua situação no cárcere”.

A Penitenciária Federal será sede do projeto piloto que irá se estender a todas as unidades do SPF. O totem será uma ferramenta de comunicação entre o preso e o defensor público.

O interno poderá consultar por meio “biométrico” ou “touchscreen” a sua situação jurídica em relação aos seus processos. Servidores do Departamento Penitenciário Nacional serão responsáveis por alimentar as informações básicas e cadastro biométrico para que o trabalho da DPU seja efetivo. A expectativa é que os atendimentos sejam ainda mais eficientes no âmbito do SPF.
 

Penitenciária Federal de Porto Velho (PFPV)
Sistema Penitenciário Federal (SPF)
Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN)
Ministério da Justiça (MJ)

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 18 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dra. Taíssa solicita revitalização da estrada que liga BR-364 ao distrito Fortaleza do Abunã

Dra. Taíssa solicita revitalização da estrada que liga BR-364 ao distrito Fortaleza do Abunã

A deputada estadual Dra. Taíssa (PSC) protocolou uma indicação parlamentar ao Departamento de Estradas, Rodagens e Transportes (DER) solicitando a r

Empresário Fábio Barroso assume Republicanos, em Ji-Paraná

Empresário Fábio Barroso assume Republicanos, em Ji-Paraná

O empresário Fábio Barroso assumiu oficialmente a presidência do diretório municipal do Partido Republicanos, em Ji-Paraná. A missão da nova diretor

Confúcio comemora o projeto de duplicação da BR-364, o oitavo investimento do governo federal

Confúcio comemora o projeto de duplicação da BR-364, o oitavo investimento do governo federal

Senador, presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, lembra que a duplicação terá seu edital lançado em julho e o leilão acontecerá em outub

Gente de Opinião Segunda-feira, 18 de março de 2024 | Porto Velho (RO)