Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

PENA ALTERNATIVA - Por Carlos Sperança



A demanda só aumenta

Entre as mais diversas medidas previstas pelo Plano Nacional de Segurança do governo Michel Temer, esta a construção de mais unidades penitenciárias de segurança máxima no País tendo em vista a demanda elevada de criminosos de alta periculosidade nos estados.PENA ALTERNATIVA - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião Atualmente o Brasil conta quatro presídios: Mossoró (RN), Campo Grande (MS), Catanduvas (PR) e Porto Velho em Rondônia, que já teve sérios problemas com a presença de Fernandinho Beira-Mar já expatriado para outros presídios.

As duas próximas penitenciárias de segurança máxima serão construídas em Brasília – cujas obras andaram mais rapidamente - e no município de Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, conforme decisão recente do Ministério da Justiça já publicado no Diário Oficial da União. Uma terceira unidade será erguida na região metropolitana de Manaus.

Ao meio de tantas incertezas com as penitenciárias federais diante dos problemas verificados em Porto Velho (desde com Beira Mar e depois com nem da Rocinha) e com os assassinatos de agentes na unidade de Catanduvas (PR), mais quatro unidades serão edificadas no país nos próximos anos.
 



Gastos de campanha
PENA ALTERNATIVA - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoJá candidato declarado ao Senado para o pleito de outubro, o governador Confúcio Moura (MDB) sintetizou que a campanha será curta, e, portanto com menos gastos, até porque teria vergonha de pedir recursos para os empresários, pois estes sendo colocados na prestação de contas poderiam se tornar alvo de suspeitas. “Só vou usar o fundo partidário e recursos próprios”, disse.


Núcleos de base
PENA ALTERNATIVA - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoO PDT de Rondônia segue as diretrizes traçadas no final de 2017 lançando núcleos de bases em bairros na capital e dos movimentos sociais do partido nos principais municípios do estado. Também a Universidade Leonel Brizola, destinada a qualificação dos quadros partidários já esta funcionando em Porto Velho. A legenda é uma das poucas com ações permanentes.


Pena alternativa

PENA ALTERNATIVA - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Já se indaga nos meios políticos qual será a pena alternativa a ser cumprida pelo senador Ivo Cassol (PP-RO) a partir do mês que vem. Seria pintar muros e rodapés de escolas? Varrer as ruas de Rolim de Moura? Limpar os postos de saúde de Vilhena? Qualquer opção destas até seria melhor do que cumprir alguma coisa em Porto Velho onde proporcionaria diversão para seus adversários.



Nos bastidoresPENA ALTERNATIVA - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião
Diante do atual cenário político e da negativa do governador Confúcio Moura em desistir da candidatura ao Senado, já se propala nos bastidores que o senador Valdir Raupp (MDB) poderá disputar uma cadeira a Câmara dos Deputados onde teria mais chances de eleger. Afinal, enfrentar Confúcio (em alta), Expedito que administra Porto Velho em parceria com o prefeito Hilton Chaves e Aluízio Vidal (cara nova e bem avaliado na capital), é parada dura.



Emenda de bancada
Da emenda da bancada federal de R$ 130 milhões para pavimentação das ruas em Porto Velho, sobraram pouco mais de R$ 80 milhões. Serão destinadas a pavimentação das ruas dos bairros Mariana e São Francisco. A vantagem é que os recursos, num acordo entre o prefeito Hildon Chaves e a bancada federal serão utilizados através do 5º BEC, o que representa uma economia de 30 por cento nos gastos e a garantia de que a coisa será feita sem propinas para empreiteiras.


Via Direta
*** O atraso nas obras da dragagem no Rio Madeira e o adiamento do início das obras da ponte binacional em Guajará Mirim vai confirmando o contingenciamento de recursos da União
*** E por falar em PENA ALTERNATIVA - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoPENA ALTERNATIVA - Por Carlos Sperança - Gente de Opiniãocontingenciamento, em Rondônia já se vê o asfixiamento da saúde pública em todos os níveis. É lamentável *** A Operação Tapa Buracos em porto velho é emergencial já que as chuvas danificaram bastante as ruas e avenidas dos bairros.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)