Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Peça Mulheres do Aluar lota teatro no Sesc Rio - Por Zekatraca


Peça Mulheres do Aluar  lota teatro no Sesc Rio - Por Zekatraca - Gente de Opinião

A peça “As Mulheres do Alua” do grupo O Imaginário de Porto Velho, lotou o Teatro Sesc Ginástico no centro do Rio de Janeiro, sábado (14) e domingo (15).

As apresentações no Rio fazem parte da 21ª edição do Palco Giratório, projeto de intercâmbio cultural do Sesc que prevê a circulação de apresentações artísticas de diferentes regiões por 132 cidades do país.

O projeto é reconhecido no cenário cultural nacional, desde 1998, como um importante mecanismo de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, já que intensifica a formação de plateias por meio da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros. Muitas dessas peças dificilmente encontrariam, sem o apoio do Sesc, viabilidade comercial para apresentações pelo Brasil.

SINOPSE

As Mulheres do Aluá conta a história de mulheres de diferentes épocas que foram condenadas, num período em que o pensamento-homem é que determinava a condição de cada uma delas. Com histórias marcadas pela violência, elas foram rés em processos judiciais que revelam as dificuldades em um ambiente hostil e opressor do passado na Amazônia, influenciado pelo ciclo da borracha e construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Foi concebido a partir desta pesquisa cênica que coloca em foco a relação de gênero e o universo feminino. Essas histórias registradas nas páginas frias dos processos foram transformadas em dramaturgia e virou espetáculo. Quatro mulheres/personagens: Bebé Robert, Josefa Cebola, Elisa e Catharina são condenadas e trancadas em celas que ficam numa cidade abandonada no interior da floresta, com o passar do tempo se transformaram em “mulheres de pedra”, uma vez por ano saem desta condição para beber e festejar o “ALUÁ”, enquanto estão preparando a bebida relembram suas memórias/lembranças, bebem o aluá e depois voltam à condição de mulheres de pedra. O encenador, com fina sensibilidade, construiu uma encenação estética usando elementos que estabelece um ritual de quatro mulheres, com suas memórias em que a realidade é gerada pelos processos de confecção.

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Lenha na Fogueira


As mudanças no governo Daniel Pereira chegaram a Sejucel. Segundo fontes mais que fidedignas, haverá mudança da Coordenação (Gerência) de Cultura. Sai Fabiano e entra VAVÁ leia-se Bloco Carnavalesco “Leva Eu”.

********

Só pra lembrar, Vava é assessor do Daniel Pereira desde quando ele era presidente do Sindsef, é o verdeiro “Cabo Eleitoral”, talvez pela sua dedicação ao chefe, agora governador, fez jus ao cargo de GERENTE DE CULTURA DA SEJUCEL.

********

Lembrando que o Setor tomou forma de verdade, graças à competencia do Fabiano, que veio do Sesc e transformou a Coordenação de Cultura, colocando em prática, o fomento as produções culturais locais, via EDITAL o que agrada e muito, nossos produtores culturais. É como diz sempre o Superintendente Rodnei Paz, “Edital é a democracia cultural”.

*******

Outro setor que terá novo Coordenador, é o da Juventude. Sai o Dabson e entra o Gedeon. Na realidade, Gedeon já foi Coordenador da Juventude no governo Confúcio e agora volta, pelo menos é uma pessoa que conhece o chão onde vai pisar.

********

No Departamento de Esportes por enquanto permanece o Zé Carlos, mas, os boatos dão conta que haverá mudança dentro em breve. Tão falando que um diretor do Genus vai assumir a Coordenadoria de Esportes da Sejucel.

********

Pelo que estou vendo, pelo menos até ontem, só quem estava garantido era o superintendente Rodnei, o resto vai sair. É mudança praticamente total na equipe da Sejucel.

********

Lamento pela saída do Fabiano, afinal de contas, o setor cultural, vinha funcionando razoavelmente. Esperamos que a política dos editais não seja prejudicada.

********

Na próxima quarta feira dia 18, comemora-se o Dia Nacional do Livro. A biblioteca Municipal Francisco Meirelles preparou uma programação especial.

********

As atividades iniciaram segunda,16, e se estendem até a sexta-feira (20) na parte da manhã e tarde, com exposição de fotos, leitura livre, produção de textos, pintura e contação de histórias.

********

O trabalho é realizado de forma lúdica para atrair a atenção das crianças e estimular a leitura. A primeira escola a participar foi a Barão de Solimões (estadual), onde 30 alunos tiveram a oportunidade de participar da ação e ainda concorreram ao sorteio de livros. A programação foi elaborada pela direção para que as crianças conheçam todos os espaços da biblioteca.

********

O professor de Língua Portuguesa, Raimundo Nonato, que levou os alunos do 6º ano para fazer a visita afirma “nós temos a biblioteca da escola, mas aqui o espaço é bem maior, podemos aproveitar melhor. Além disso, estamos ensinando e estimulando para que eles retornem para leem as obras disponíveis”.

********

O diretor da biblioteca, Célio Leandro da Silva, aproveitou para convidar os gestores e os pais para levarem as crianças ao local. “Temos atividades para todas as idades. É fundamental, é que elas venham para conhecer a importância do livro para se sentirem estimuladas e serem futuros leitores” afirma. O Dia Nacional do Livro, instituído em 2002, é uma homenagem ao escritor brasileiro Monteiro Lobato.

*********

Gente de Opinião

Lamentamos o falecimento do amigo particular
Maurício Calixto. Maurício aportou em Porto Velho na década de 1960 como vendedor ambulante, junto com seus irmãos e logo montou uma loja especializada em vendas de aparelhos de Televisão no caso a “famosa” Colorado RQ.

*********


Gente de Opinião

Se envolveu na política e foi eleito deputado federal por Rondônia. Jornalista, com especialidade no rádio/jornalismo. Maurício Calixto era muito querido pelos colegas, amigos e políticos de modo geral. Maurício apresentava o programa “A Hora do Povo” na Rádio Rondônia 93,1 FM.

*********

Todos perdemos com a morte do Maurício Calixto. Descansa em paz amigo!


Gente de Opinião



 
 

POSSE

Peça Mulheres do Aluar  lota teatro no Sesc Rio - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Ailton Wanderley assume interinamente

a Superintendência de Turismo de RO


Amanha de segunda feira 15, foi marcada, por homenagens, despedidas e posse, no Palácio Frio Madeira em Porto Velho.

Logo cedo, o governador Daniel Pereira reuniu convidados, no auditório “Jerônimo Santana” para prestar homenagens aos que foram exonerados ou pediram para deixar o governo para cumprir a legislação eleitoral. Receberam placas de agradecimento pelos serviços prestados ao governo do estado de Rondônia além de ex secretários como Williams Pimentel, Superintendentes como Júlio Olivar e adjuntos como Edna Kabayache da Secom. Na oportunidade, o governador entregou placas de reconhecimento por serviços prestados, a vários integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Rondônia. Marcaram presença como convidados, o senador Acir Gurgacz e a deputada federal Marinha Raupp.

Logo após as homenagens, os funcionários lotados na Superintendência de Turismo de Rondônia – SETUR foram convocados para reunião no gabinete do Superintendente, onde o ex superintendente Júlio Olivar após agradecer a todos os integrantes da equipe, que colaboraram com sua gestão durante mais de 4 anos, anunciou que o funcionário de carreira Ailton Wanderley de Andrade assumiria interinamente como superintendente da Setur. “Fico feliz com a escolha do governador Daniel, pois, com o Ailton temos certeza que os Projetos continuarão sendo executados”. Ailton disse da satisfação em substituir o amigo Júlio: “Ha alguns meses, estamos acompanhando o Júlio no desenvolvimento dos projetos da Setur e por isso, creio que não teremos problemas em continuar o que já está planejado e em curso”, disse Ailton.

O governador Daniel Pereira assinou a nomeação do Ailton com data de 13 de abril, a posse oficial deve ocorrer por toda esta semana.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)