Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Passarinho que acompanha morcego


Passarinho que acompanha morcego - Gente de Opinião

João Antonio Pagliosa
 

Passarinho que acompanha morcego, acorda de cabeça para baixo.

Por mais que alguém lhe influencie negativamente, ninguém pode culpar os outros pelo que lhe acontece. Quando a coisa vai de mal a pior, a culpa sempre é nossa!

É inútil se esgoelar... E quando vicissitudes o alcançam, mesmo que a culpa não seja nossa, a responsabilidade será nossa. Teremos que agir para mudar o caos!  

Em Deuteronômios 1 : 37   Deus repreende os israelitas porque viviam murmurando e reclamavam muito, e nesse versículo Moisés fala ao seu povo: “Por vossa causa o SENHOR enfureceu-se até mesmo contra mim, e determinou: “Igualmente tu não entrarás na terra prometida.”
 

Uau, até Moisés o SENHOR não permitiu  entrar em Canaã...

Deus não obriga ninguém a nada! Em Números 20 : 7 a 13, Deus ordenou a Moisés que tomasse seu cajado, e reunisse a comunidade toda, e juntamente com seu irmão Arão, e sob os olhos do povo hebreu, dissesse ao rochedo para que jorrasse água e desse a água para o povo e para os animais. Moisés estava muito irado pela  rebeldia do povo, e não conseguiu segurar sua ira, e exclamou a multidão, em tom ríspido: “Ouvi, agora, rebeldes! Será que teremos de fazer jorrar água dessa rocha para vos saciar a sede?” E Moisés bateu na rocha duas vezes com seu cajado. Imediatamente jorrou água potável, e saciou a sede de todo o povo e de seus rebanhos. Mas, Yahweh disse a Moisés e a Arão: ‘Visto que não confiaste suficientemente na minha pessoa,  de modo a honrar a minha santidade e Palavra à vista dos filhos de Israel, não fareis entrar esta comunidade na terra que lhe dei!”

Observe, prezado leitor, Deus não obrigou Moisés a liderar seu povo... Ele pediu a Moisés para falar com a rocha... E ele pela ira se descontrolou, e bateu na rocha... Bateu duas vezes... Fez da sua maneira e não da maneira que Deus solicitou... Pronto, Moisés e Arão, perderam Canaã...

Este é Deus, prezado! 

Mas, Deus é justo! O povo hebreu era marrento, insatisfeito, e reclamava uma barbaridade. Moisés punha panos quentes no alvoroço, consertava as coisas do seu jeito e impedia Deus de corrigir o seu povo. E deu no que deu... Portanto não postergue, não atrase as suas reprimendas quando alguém transgrede... Chame a atenção de forma rápida, tão logo quanto ocorra... Se postergar ficará muito pior... é como rio que se avoluma...

É importante destacar que na história da humanidade não houvesse a cruz, Moisés teria ficado fora do céu, assim como o rei Davi, assim como tantos e tantos... Por isso Jesus é MARAVILHOSO!

E Moisés continuou agindo errado! Depois de ouvir de Deus que não entraria em Canaã, reuniu novamente o povo para dizer-lhes:  “Por vossa causa, nem eu entrarei em Canaã....”

Ora, a culpa não era do povo reclamão, era sim do líder Moisés que não tivera pulso firme para paralisar o comportamento rebelde do povo.

Em 2 Samuel 4 : 4, o garoto Mefibosete, fica manco em função da queda de sua babá, que para protege-lo corre com o menino no colo, tropeça e cai. Mefibosete quebra suas pernas! A babá é culpada?

Mefibosete cresceu e sempre olho sua babá com doçura! Ele sabia que ela caíra e esta queda causou suas pernas quebradas, mas sabia que ela correra para salva-lo de morte iminente. Mefibosete era aleijado mas devia sua vida a babá.

Em Gênesis 37, a história de José, filho de Jacó, retrata muito bem o fato de que nas ocasiões em que tiver a oportunidade de culpar alguém, veja isso pela ótica de Deus... Que culpa tinha José de ser odiado pelos irmãos porque era filho predileto de seu pai?

E que culpa tinha José quando a mulher de Potífar a incriminou?

E em Gênesis 45 : 5, quando os irmãos de José perceberam que o segundo homem mais poderoso de todo o Egito era seu maninho que tentaram matar, pensaram logo: Xi, agora estamos em maus lençóis...! Mas a reação de José foi a reação de um homem de Deus... Abraçou seus irmãos, os perdoou e os encheu de benesses...

Em Gênesis 50 : 15 a 21, lemos sobre a exemplar misericórdia de José : “Não tenhais qualquer receio! Acaso estou eu no lugar de Deus? O mal que tínheis a intenção de fazer-me, o desígnio de Deus o mudou em bem, a fim de cumprir o que se realiza hoje diante de nossos olhos: salvar a vida de um povo numeroso! Agora, pois, não temais: eis que eu vos sustentarei, bem como a vossos filhos!”

Que maravilhosa lição de amor!

Então meus prezados, nunca culpe ninguém se você está vivendo situação difícil...E espelhe-se nestes valorosos homens que enchem a Bíblia Sagrada de histórias fascinantes... E tenha Deus sempre no mais íntimo de seu coração... E tudo... TUDO se resolverá a contento...

c

www.palestrantejoaopagliosa.blogspot.com.br

Curitiba, 28 de agosto de 2016

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Cheguei à conclusão de que os políticos, sem exceção, não gostam mesmo do bairro JK-I. Prova disso pode ser observado no péssimo serviço de abasteci

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

Quando o assunto é segurança pública, o rondoniense não tem do que se orgulhar, exceto do esforço, da coragem e dedicação da maioria dos policiais.

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

Vingança não pode tornar-se em Fundamento quer da Lei quer da Ética Ursula von der Leyen quer empregar os lucros do investimento provenientes de a

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

Pouco menos de oito meses nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e três vereadores que vão compor a Câmar

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)