Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

PARECE QUE FOI ONTEM - Por Carlos Sperança


PARECE QUE FOI ONTEM - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Parece que foi ontem

Desde o inicio dos anos 80, quando o Território Federal de Rondônia se preparava para a grande transformação em estado, que o empresário Assis Gurgacz projetava entrar no ramo das comunicações. Mas isto só foi possível nos anos 90, quando estabeleceu parceria com o falecido Emir Sfair, então proprietário do jornal O Paraná, de Cascavel (PR).

Na época, este que vos fala estava em férias em Cascavel e fui chamado por Sfair para junto, participar do projeto de criação do Diário da Amazônia. Foi na sua casa que foram realizadas as primeiras reuniões que culminaram com o surgimento do rotativo, já se integrando a equipe Waldir Costa que foi o nosso primeiro editor e Mauro Sfair, nosso primeiro diretor comercial. Já em solo rondoniense contamos com o indispensável apoio do gerente da Eucatur, Maximiano Bedin.

No processo da criação do Diário me coube a formação da primeira equipe de jornalismo, marcando o primeiro grupo nomes como o do fotógrafo Marcos Grutzmacher e o diagramador Natalino João da Costa, entre tantos outros. Ontem, em mais um aniversário, lembrávamos com emoção da data de inauguração. Parece que foi ontem...


Recuperando nascentes

Entre os sucessivos escândalos do Congresso Nacional, alguma coisa se salva, já que temos algumas propostas com visão de futuro. O projeto que cria o Fundo de Recuperação das Nascentes já aprovado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, é um deles.

De autoria do deputado Ronaldo Carletto (PP-BA) será criado o Fundo Nacional de Recuperação de Nascentes de Rios, com o objetivo de estimular ações para a conservação e a recuperação da vegetação que protege as nascentes d’água. A proposta elenca fatores do fundo, com destaque para as multas aplicadas pela Lei de Crimes Ambientais nos casos de dano ambienal em áreas de preservação permanente.

Sobre o avanço na questão ambiental, o relator do projeto, deputado Valdir Colato (PMDB-SC) disse que com ações sustentáveis será recuperada a vegetação protetora de nascentes e cursos d’água. Os recursos adaptados pelo fundo serão destinados ao controle da erosão, ao replantio da mata ciliar e na compra de equipamentos destinados exclusivamente a recuperação das nascentes dos rios. Com isto, começamos a engatinhar em soluções exeqüíveis para o nosso meio ambiente. Valeu.


As polarizações regionais 

PARECE QUE FOI ONTEM - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoA poucas semanas das eleições municipais de outubro, as polarizações vão se formando nos principais colégios eleitorais do estado, menos em Ji-Paraná, aonde o atual prefeito Jesualdo Pires (PSB) é considerado um dos maiores favoritos da temporada.

Na capital, temos a polarização travada, entre o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) e o atual prefeito Mauro Nazif (PSB). Em Ariquemes, travam disputa ombro a ombro o atual prefeito Lourivaldo Amorim (PDT) e o delegado Thiago Flores (PMDB). Em Cacoal, a atual deputada Glaucioni Nery (PMDB) e o ex-deputado e atual vice-prefeito Acelino Marcon (PDT). Em Vilhena, Rosani Donadon (em processo de impugnação) e Japonês da Granja (PV).

Vamos entrar na reta final de campanha e, em Porto Velho, aonde tudo aponta para um pleito em dois turnos chama atenção alguns aspectos: 1- O elevado numero de indecisos que pode derrubar o favoritismo de qualquer candidato 2 – A tendência de elevada renovação dos quadros da Câmara de Vereadores 3 – Que o eleitor da capital mais uma vez deixou para se decidir nos últimos dias da eleição.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)