Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Palestra sobre convênio visa aprimorar a prestação dos serviços públicos em Rondônia



O procurador Leonardo Falcão abriu sua palestra nesta quarta-feira (9) no auditório do Tribunal de Contas, informando aos servidores públicos presentes da importância dos convênios, que por sua natureza, entre outros tipos, firmam-se como importantes fontes de receitas para os próprios órgãos da administração pública e também e principalmente para entidades sem fins lucrativos e que prestam importantes serviços de interesse público, como os sindicatos, por exemplo.

Gente de Opinião

O procurador Leonardo Falcão falando aos
servidores no auditório do Tribunal de Contas do Estado

Ele fez ver que o convênio é um instrumento legal, firmado entre duas partes – como nas transferências financeiras entre a União (Ministério da Justiça) e o Estado para aplicação na melhoria das ações da segurança pública – que disciplinam a transferência dos recursos, sua aplicação e até a prestação de contas, seguindo o mesmo rito em relação às entidades e organizações sociais de interesse público.

Mas o procurador citou também outros tipos e convênios, como aqueles sem previsão de repasse, e ainda, os de cooperação técnica, que geralmente são feitos entre os órgãos da administração pública que se ajudam mutuamente, na prestação de vários serviços como os de vigilância, por exemplo.

Ele citou a legislação federal e estadual – Lei Federal 13.019/14, Lei Estadual 3.307/13 e Decreto Estadual 21.431/13, entre outras – que normatizam e disciplinam os convênios, chamando a atenção para a importância de se observar as formalidades para celebração dos termos.

Promovido pela Escola do Governo e dirigido aos servidores públicos, a palestra despertou interesse no auditório. Segundo a servidora Cândrica Madalena Silva, advogada da Companhia de Águas e Esgotos (Caerd), o evento é de importância fundamental para o aprimoramento das instruções processuais no âmbito da administração pública. Para ela, “quanto mais capacitados os operadores melhor será sua respectiva prestação de serviços, que tem como consequência a melhoria dos serviços de interesse público”, disse a servidora elogiando a iniciativa da Escola do Governo.

O procurador fez questão de esclarecer que há distinção entre convênio e contrato, o que deve ficar bem explícito. Segundo sua orientação, o convênio distingue do contrato conquanto com ele tenha um ponto em comum: o acordo. No contrato os interesses das partes são divergentes e opostos – cada um tem seu interesse. No convênio os interesses das partes são convergentes e de interesse recíproco, executado em regime de mútua cooperação.

Leia mais:
 Escola de Governo fecha parceria com instituições
sindicais de Rondônia para cursos de formação continuada


Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)