Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Palco Giratório - Homenagem à Maria Alice Vergueiro


Palco Giratório -  Homenagem à Maria Alice Vergueiro - Gente de Opinião

Falta pouco para encerrar o Festival Palco Giratório. O último espetáculo "Why the horse" (Por que o cavalo?), acontece nos dias 24 (sábado) e 25 (domingo) às 20h00, no Sesc Esplanada com a participação da atriz e diva do teatro brasileiro, Maria Alice Vergueiro, homenageada nacionalmente pelo Sesc através do projeto Palco Giratório. 

Além de atriz, Maria Alice Vergueiro é pedagoga e professora. Ela integrou o Teatro Oficina, participou de suas montagens mais radicais (O Rei da Vela), fundou o irreverente grupo Ornitorrinco (com Cacá Rosset), interpretou as principais peças de Brecht (Mãe Coragem) e fez um extraordinário Beckett (Katastrophé, 1986), elogiado por críticos do porte de Alfredo Mesquita (1907-1986), que classificou sua atuação na peça de “espantosa”. “Sua história se confunde com a própria história do moderno teatro brasileiro. Ela é, sem dúvida, um dos grandes nomes das artes cênicas nacional e nada mais justo que prestarmos a nossa homenagem e reconhecimento”, reforça Márcia Rodrigues.

Após, seis meses no hospital, instigada pelo tema da morte e reconhecendo seu próprio e natural receio diante do fim, Maria Alice Vergueiro convocou seus parceiros de grupo Pândega de Teatro para a criação de um espetáculo em que pudesse ensaiar seu derradeiro momento. Surgiu, então, o “Why The Horse?” nos palcos.  “Mas o que eu acho interessante é que, mesmo quando eu estou lá no velório, eu não fico propriamente querendo imitar a morta. Eu gosto de me tornar acessível às pessoas que vão me ver, que vão perto, que às vezes cantam músicas no meu ouvido”, revela Vergueiro.

Em 2006, Maria Alice ganhou destaque após o vídeo Tapa Na Pantera ter mais de 6 milhões de visualizações no YouTube (Tapa na Pantera). No curta, ela retrata a história de uma senhora que fuma maconha há 30 anos e nunca ficou viciada.


Lenha na Fogueira

Mais uma vez a Banda Versalle coloca Rondônia no topo das boas noticiais. Dessa vez ultrapassou as fronteiras do Brasil, já que os meninos de Porto Velho terceiros colocados no Superstar, estarão no dia 17 de novembro em Las Vegas – Estados Unidos, na iminência de receber o Grammy Latino 2016 na categoria “Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa”.

 

Palco Giratório -  Homenagem à Maria Alice Vergueiro - Gente de Opinião


********

Manuel, da banda Boogarins; Derivacivilização, com Lan Ramil; Eter, da banda Scalene; Canções de Exílio, de Jay Caquer; Distante em Algum Lugar, Banda Versalle. Pensa que é fácil? Não é não. Porém só em ter sido selecionada para o Grammy já pode ser considerado uma grande vitória.

********

Como dessa vez não é o público quem vai escolher o melhor, vamos ficar torcendo para que a turma da Banda Versalle desembarque no aeroporto Governador Jorge Teixeira em Porto Velho com o troféu de Melhor álbum em sua categoria.

********

A turma do samba também vai ter motivo para assistir e torcer por seus ídolos. Na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode estão na disputa: De Bem com a Vida – Martinho da Vila; Noticias dum Brasil 4 – Eduardo Gudin; Tem Mineira no Samba – Corina Magalhães; Na Veia – Rogê & Arlindo Cruz e Sambas pra Mangueira – Vários artistas.

********Palco Giratório -  Homenagem à Maria Alice Vergueiro - Gente de Opinião

Hoje tem samba no Mercado Cultural com Beto Cezar e Mário Nilson a partir das 19 horas. Vamos lá. Com certeza a carequinha mais charmosa do Brasil vai marcar presença. Maria Luiza Silva – Minha querida Lu Silva.

********

Aliás, a Lu Silva ta dando um banho de superação, pois mesmo estando em tratamento quimio-e-rádio-terápico não deixa a tristeza tomar conta do seu semblante. Por onde a encontramos é aquele sorriso de positividade. Lu você pode muito mais que esse maldito câncer. Com certeza Deus está acompanhando de pertinho sua luta e vai lhe presentear com a cura. Vamos sambar no Mercado Lu!

*********

Por falar em festa, o temporal da última quinta feira 22, não só derrubou árvores por cima dos túmulos do cemitério dos Inocentes em Porto Velho como chegou forte na cidade de Guajará Mirim.

********
Palco Giratório -  Homenagem à Maria Alice Vergueiro - Gente de Opinião

 


E lá na Pérola do Mamoré achou de destelhar o local onde ficam as bilheterias do bumbódromo. Imediatamente a Wisnete secretária de cultura do município, convocou sua equipe mais a turma dos bumbas Malhadinho e Flor do Campo e foram pra lá tentar recuperar o mais rápido possível a cobertura do local.

********

Segundo informações do meu amigo Almir Canduri a procurar por quartos nos hotéis da Pérola do Mamoré está muito grande. “Quem não reservar logo vai dormir ao relento”, disse Canduri.

********

É isso mesmo, também conversei com o seu Pita proprietário do Hotel Mamoré que fica bem ao lado do bumbódromo e ele me disse que seu hotel já está quase com todos os quartos reservados.

*********

Só quem ainda não percebeu que o Duelo na Fronteira é o principal responsável pela movimentação turística em Guajará foi a Associação Comercial que até agora não moveu uma “palha” no sentido de divulgar ou até apoiar os bumbas responsável pela movimentação no comercio local durante o festival.

********

O pessoal das rádios de Guajará com exceção da CBN FM também precisa divulgar mais o festival. Fiquei sabendo que o apresentador de uma rádio proibiu tocar Toadas na programação do seu programa. Olha que o cidadão foi eleito vereador graças ao movimento dos bois bumbas. Na época ele “fingiu’ que apoiava os bumbas e recebeu todo apoio, se elegeu e passou a discriminar o movimento. Ele é candidato a reeleição. Se eu fosse eleitor em Guajará Mirim além de não votaria nele, ainda faria campanha contra.

********

Uma coisa é certa o Festival vai acontecer nos dias 7, 8 e 9 de outubro. Salve o Jorge!

 


 




Versalle indicada para
o Grammy latino 2016

Palco Giratório -  Homenagem à Maria Alice Vergueiro - Gente de Opinião

A banda rondoniense Versalle, que ganhou projeção nacional ao se tornar finalista de uma das edições do programa Superstar, da Rede Globo, que lhe rendeu contrato com a gravadora Som Livre e convite para participação em grandes festivais do país, dentre os quais a última edição do Lollapalooza, acaba de receber uma grande notícia: a indicação para concorrer ao Grammy Latino 2016 na categoria “Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa”.

Esta premiação, que equivale ao “Oscar” da música na América Latina, está em sua 17ª edição, e todos os grandes nomes da música brasileira contemporânea já passaram por lá. A cerimônia de entrega acontecerá no dia 17 de novembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O ÁLBUM “DISTANTE EM ALGUM LUGAR”

Com 12 faixas, todas autorais, o novo trabalho da banda carrega toda sua trajetória. “O disco é um resumo de tudo que fizemos nestes seis anos. Escolhemos as canções que traduzem melhor o conceito da banda. Tem músicas de todas as fases da banda, desde o começo da nossa carreira até o presente momento, algumas inéditas e outras que já apresentamos no Superstar. Fizemos um apanhado coeso e incluímos as músicas que sentimos que têm mais receptividade do público”, conta o baterista Igor Jordir.

Produzido pelos guitarristas André Valle e Aurélio Kauffman, em sessões nos estúdios Casa do Mato e Pássaro Hippie, o álbum começa com a pulsante “Marte”, seguida de “Verde Mansidão” e “Mente Cheia”. Depois é a vez da romântica “Vinte Graus” – uma composição dos quatro integrantes da banda, assim como “Avante” e “Sem Hesitar”. O disco também traz “Modelo Adequado” (já com webclipe no canal da banda no YouTube: https://youtu.be/8JwKr91qrJ8), “Eu Não Consigo Mudar”, “A Saudade é Algo Que Eu Não Quero”, “Prezado Coração”, “O Que Fazer” e “Dúvidas”.

Os músicos ressaltam a importância desse reconhecimento nacional para a cidade natal. “Porto Velho não tem um histórico de expressão artística. O programa foi muito bacana para motivar o pessoal da cidade a prestar atenção no que está sendo produzido dentro de casa”, analisa Rômulo. “A gente espera que a galera que começou a acompanhar a banda durante o programa, veja realmente a nossa proposta, porque lá tivemos que nos adequar a uma roupagem mais direta. Para ser compreendido, o disco tem que ser ouvido por completo. Tem músicas alegres, mas também faixas mais densas. Acreditamos muito na força delas”, finaliza o baixista Miguel Pacheco.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)