Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Palácio das Artes recebe Palco Giratório


 Palácio das Artes recebe Palco Giratório - Gente de Opinião

Considerado um dos maiores Festivais Brasileiro de Teatro, o Palco Giratório, chega a sua sétima edição consecutiva em Rondônia (Porto Velho), o único estado da Região Norte a realizar o evento no estilo Festival. Desta feita, os espetáculos acontecem no Teatro Palácio das Artes Rondônia numa parceria Sesc/governo estadual/Sejucel e Funpar.

Durante o mês de setembro, mais de trinta espetáculos teatrais, serão apresentados no complexo integrado pelo Palácio das Artes Rondônia e Sala Guaporé (anexa ao Palácio) sempre à noite. Durante o dia, a partir do dia 3 de setembro, acontecerão oficinas que serão ministradas na Sala de Ensaio do Teatro. “Quando fomos procurados pela direção do Sesc sugerindo a parceria, não hesitamos nenhum minuto em aceitá-la, pois, conhecemos a proposta do Palco Giratório e o Palácio das Artes é o local ideal para sua realização” disse o presidente da Funpar Severino Costa.

Domingo dia 30, a Funpar abriu as portas do Teatro, para receber o espetáculo “Nordeste, a Dança do Brasil” do Grupo Balé Popular do Recife (PE) que encantou os mais de 800 espectadores que marcaram presença no Palácio. A produção do Festival providenciou várias atividades artísticas para entreter o público. Antes de cada espetáculo é possível assistir vídeos no telão instalado no lado externo do Teatro e colocar a leitura em dia nas diversas opções da Biblioteca Sesc. No hall de entrada a história do Palco Giratório em Rondônia é contada através de fotos e acessórios de espetáculos que já passaram pelo nosso estado.


Palácio das Artes recebe Palco Giratório - Gente de Opinião
 

O Palco Giratório Rondônia 2015 vai circular pelos seguintes municípios: Ji-Paraná de 13 a 20 de setembro no Teatro Dominguinhos. Candeias, Ariquemes, Jaru, Machadinho D’Oeste, Presidente Médici, Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Vilhena, Guajára-Mirim e Nova Mamoré. Toda a programação está disponível no blog: sescro.blogspot.com.br ou na fanpage no Facebook: palcogiratórioro.

O Festival Palco Giratório é uma realização da Fecomércio Rondônia Sesc/Senac/IFPE com apoio do Governo do Estado de Rondônia, através da Sejucel e Funpar. (Fotos / Palco Giratorio - Agenda Porto Velho)


Desde o tempo da rivalidade entre as escolas de samba Diplomatas e Caiari, não via uma disputa de samba enredo tão acirrada, como a da escola Asfaltão acontecida no último sábado dia 29.

*********

Foram seis parcerias concorrendo e o samba de cada uma, era dos melhores. Não digo que qualquer um dos seis representaria bem a escola na avenida, porque, apesar da boa qualidade, o desempenho durante o desfile precisa de uma melodia mais agressiva (pra cima) e uma letra que realmente retrate enredo pensado pelo carnavalesco.

********

De qualquer maneira a disputa foi bastante acirrada. Os jurados Ernesto Melo, Cristóvão Nascimento, Walber do Bandolim, Ismael Barreto, Osvaldo Reis e Anizinho Gorayeb com certeza tiveram o maior problema para decidir qual parceria seria a vencedora.

********

Como a coordenação do concurso que contou com a direção do Altair dos Santos Lopes – Tatá optou por não divulgar as notas dadas pelos jurados, fica difícil fazer qualquer comentário a respeito da classificação. Apesar de na “Tenda”, após a divulgação dos três sambas classificados para a final, surgir uma conversa dando conta de que a composição assinada pelo Trio de Ouro havia conquistado a maior nota. Acho que era só especulação.

********

Agora no meu entender e com toda a experiência que tenho como participante desse estilo de concurso, disse para o Segismundo, para a Luciana, assim como para o Beto Cezar e até falei durante o programa “Porto Samba” levado ao ar sábado à tarde pela Rádio Globo local, que se realmente a escola de samba Asfaltão queria lutar pelo título de campeã do carnaval em 2016, deveria torcer pelo samba da parceria Mávilo Melo e Misteira.

********

Não deu outra, eles venceram! Não vi e nem ouvi nenhuma parceria contestando a escolha dos jurados.

********

Na realidade, o samba da parceria Mávilo e Misteira é muito bom tanto na letra como na melodia e em especial na harmonia: O refrão: Oh sonho meu, é ilusão (sonho meu, sonho meu)/Oh sonho meu, Vai buscar minha alegria, sonho meu... É de arrepiar qualquer ser por mais insensível que seja. Sua melodia, é um verdadeiro passeio harmônico. A escola de samba Asfaltão está bem servida de samba enredo. Parabéns a parceria vencedora.

*********

Isso tudo aconteceu depois do show do Zé Lezin no Palácio das Artes sexta feira 28. Como escrevi nesta coluna, a “paraibanada” não se fez de rogada e quase superlotou o Palácio das Artes, faltou bem pouco, umas cem poltronas.

********

O Zé Paraíba contou piada durante aproximadamente duas horas. Ô cabra bom de piada”, dizia o jornalista Yodon Guedes ao lado de sua Marilza.

********

Até eu que não tenho nada a ver com a Paraíba quase me acabo de rir e a Ana Célia! Essa nem se fala, vai gostar de piada paraibana no plenário da ALE! Oxi.

********

O Zé Lezin é tão bom contando piada que o público só veio notar que o Ar Condicionado do Teatro não estava funcionando direito, no final do espetáculo, quando ele (Zé Lezin) se despediu dizendo: “Não tem cão que aguente um calor desse” e se virou mostrando a costa da camisa totalmente ensopada de suor.

********

E emendou se despedindo: “Vocês tem uma belíssima casa de espetáculo, pena que o sistema de refrigeração não funciona direito. Seria bom que as autoridades estaduais olhassem com mais carinho para esse teatro” e foi saindo pro camarim e o povo aplaudindo! De Lezin o Zé não tem nada.

*******

Agora é assistir todas as noites até o dia 27, o Palco Giratório que está acontecendo no Palácio das Artes Rondônia, O Severino disse que ia concertar o ar (ontem).


Sonho de Mávilo e Misteira vira realidade

Com a tenda do Tigre literalmente lotada, a escola de samba Asfaltão realizou sábado passado 29, o concurso que elegeu o samba enredo que vai ser cantado pela escola no carnaval de 2016.Palácio das Artes recebe Palco Giratório - Gente de Opinião

Após mais de três horas de disputa, quando as seis parcerias tentaram de um jeito ou de outro conquistar a preferência do público e em especial a dos jurados, o coordenador Altair dos Santos Lopes – Tatá anunciou os três sambas das parcerias finalistas; Trio de Ouro (Bainha, Oscar e Zé Baixinho), Toninho & Eduardo Tavernard (pai e filho) e Mávilo Melo e Waldison Pinheiro (Misteira). “Agora é que vai começar o concurso” disse o compositor Bainha que apesar da experiência, estava bastante nervoso.

O corpo de jurado integrado por Ernesto Melo, Professor Chiquinho, Anizinho Gorayeb, Cristóvão Nascimento, Osvaldo Reis, Ismael Barreto e Walber do Bandolim nessa etapa, não precisou pontuar, apenas escolher o samba A. B ou C essas letras obedeciam à ordem de apresentação e após mais algumas horas de tensão por parte das parcerias e suas torcidas, Tatá chamou todos de todas as parcerias ao palco e anunciou: “A escola Asfaltão já tem seu samba enredo para o carnaval de 2016, o escolhido pelos jurados foi o samba da parceria: Mávilo Melo e Waldison Pinheiro.  (Foto / Ana Célia Santos)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)