Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

PÁGINA DA TRANSPARÊNCIA FALA DE MUITOS MÉDICOS NOS POSTOS E NA UPA. ONDE ELES ESTÃO? Por Sérgio Pires


 

PÁGINA DA TRANSPARÊNCIA
FALA DE MUITOS MÉDICOS
NOS POSTOS E NA UPA. 
ONDE ELES ESTÃO?

Claro que a saúde pública é e continuará sendo, durante anos, o calcanhar de Aquiles da administração pública, em todos os níveis. Na maioria dos casos, o problema é de gestão, porque dinheiro tem. As dificuldades são imensas, a começar por uma afirmação que poucos gostam de fazer: o brasileiro é um povo doente. A procura é sempre muito, mas muito maior que a oferta! O problema é que os números de pessoas atendidas, no geral são tão pífios, ante a enorme necessidade, que esse calcanhar para já ter sido atingido por várias flechadas. Uma citação apenas: há quem espere 10 anos por uma cirurgia. Precisa dizer mais? Afora isso, o povo está mais esperto, para fiscalizar, aprendendo a buscar informações junto às redes sociais, para saber o que está realmente havendo.PÁGINA DA TRANSPARÊNCIA FALA DE MUITOS MÉDICOS NOS POSTOS E NA UPA.  ONDE ELES ESTÃO? Por Sérgio Pires - Gente de Opinião A saúde do Estado melhorou sim, embora longe do ideal. Mas o mesmo não se pode dizer da municipal, em Porto Velho. Mesmo com todo o dinheiro investido, com todos os gastos, com projetos e alguma estrutura, a saúde não sai do lugar. Falta de gestão? Também. Mas um porto velhense atento trouxe à coluna dados que se impõem discutir, porque ele pesquisou e ficou pasmo. Por exemplo: na Página da Transparência, da Prefeitura, há a informação de que a Policlínica Ana Adelaide tem 36 médicos para atender ao público. A UPA da Zona Leste tem outros 26. Onde estão esses profissionais? Na Ana Adelaide, desde o governo de Roberto Sobrinho, a qualidade do atendimento despencou. Era ali o protótipo da qualidade do serviço de saúde da cidade.

Ganha um prêmio quem encontrar ao menos parte destes 36 médicos que, segundo a Transparência, estão lotados naquela unidade. E a UPA da Leste? Cadê os 26 médicos? Neste final de semana, por exemplo, na maioria do tempo havia apenas um profissional de plantão. O que está acontecendo? A Prefeitura não está pagando corretamente seus médicos? Se não está, eles devem ir correndo à Justiça, buscar seus direitos. Mas se estão recebendo certinho, é a população que tem que cobrar fiscalização, dureza, comprometimento e até a substituição de profissionais que eventualmente não estejam cumprindo seus compromissos e seus plantões. Não há outra alternativa.

HORA DE FALAR A VERDADE

As deficiências da saúde pública são formadas por um pacote imenso de desrespeito, lava mãos, “os outros é que resolvam”,  “já fiz a minha parte” e a “culpa é de quem administra”. Tudo isso é correto se dizer, mas é importante também que os profissionais, contratados e pagos, cumpram seus compromissos religiosamente. Não é possível que apenas alguns o façam. De parte da Prefeitura, está na hora de começar a falar com clareza o que está acontecendo e porque não há fiscalizando e dura cobrança, até porque nenhum dos seus contratados está fazendo favor ou um trabalho gratuito. Todos ganham e ganham bem. E se não ganham, logicamente que o correto é deixar o lugar para quem quer fazer o trabalho corretamente. São só os médicos os culpados? Claro que não. Mas quando uma unidade de saúde tem 36 profissionais recebendo e a boa parte  deles não é encontrada no trabalho, alguma coisa está muito errada. E quem achar ruim, que faça como o porto velhense que fiscaliza: vá à Página da Transparência da Prefeitura e verá que se está falando claramente a mais pura verdade.

 O BRASIL DOS OUTROS

Fazer as coisas certas, é obrigação dos outros. Lutar contra a corrupção é coisa dos outros. Tudo deve ser justo e correto, mas para os outros. Levar vantagem é isso. Muitos brasileiros vão  às redes sociais, na base da hipocrisia, alardear seu protesto contra a podridão que tomou conta do país. Por culpa dos outros. É inacreditável esse sentimento que domina a maioria das pessoa. Em Porto Velho, ocorreu um exemplo desses, nesta semana. Mãe de uma Miss (dessas que abundam em concursos que escolhem todo o tipo de representantes, todos de olho num dinheirinho), exigiu, publicamente, que a secretária Ivonete Gomes, dos Esportes, conseguisse um patrocínio, com dinheiro público, para que a filha dela representasse Rondônia num desses concursos que inundam as colunas sociais e que, é claro, jamais devem ser regados a verbas públicas. Quem quiser participar, que o faça, mas às suas custas ou de patrocínios privados, senão os cofres públicos viveriam só para abastecer essas coisas. Mas exigir publicamente dinheiro público, para estadia e passagens de uma “Miss”, tirando-o de projetos sociais, onde cada centavo é vital, daí já é demais. A secretária Ivonete não aguentou e deu uma dura na mãe pedinte. Com toda a razão!

O BASA E A ENERGIA SOLAR

A partir de 2018, o FNO, o Fundo Constitucional do Norte, começará a financiar projetos de pessoas físicas para instalação de placas de energia solar em suas casas. Isso vai beneficiar milhares de pessoas que pagam preços exagerados pela energia que consomem e a terão barata  e de qualidade, com investimentos baixos, tudo financiamento pelo Banco da Amazônia, via FNO. Há, neste contexto, um outro enorme benefício. A energia que não for consumida pela residência onde o sistema é implantado, por ser comercializada, ou seja, ter energia solar em casa, além de diminuir muito o custo do consumo, ainda pode se tornar uma renda extra. O empresário Kruger Darwich, um dos pioneiros da implantação da energia solar em Rondônia, através da empresa Eletrowatt Solar (contato pelos fones 99903 2212 e 99219 90050), comemora a inovação. Kruger batalha há longo tempo para que esse tipo de energia, abundante, pura e sem qualquer agressão ambiental chegue nas empresas, na zona rural e nas residências urbanas. Com o financiamento do BASA, a juros baixos, a inovação pode dar um salto no Estado e em toda a região norte.

NÃO MAIS QUE 600 ANOS

“Se a Humanidade não se tornar uma espécie espacial nos próximos cinco séculos, talvez seja extinta. O crescimento populacional e o aumento do consumo de energia transformarão a Terra em uma bola de fogo até 2600. Por isso, é imprescindível desenvolver tecnologias que possibilitem a colonização de um outro planeta com a maior urgência possível, para que a Humanidade possa sobreviver”. As palavras de Stephen Hawking, o cientista mais respeitado do mundo, assustaram todos os participantes de um evento sobre o futuro do Planeta, na China. Ele foi mais longe e sugeriu a busca do Planeta Ross 128 b com o 'novo lar' para os terráqueos. De acordo com Hawking, há várias ameaças para a humanidade que podem provocar a extinção da nossa espécie, tais como as alterações climáticas e a superpopulação. O supercientista, de 75 anos, que criou a Teoria do Buraco Negro e, mesmo com uma doença degenerativa irreversível, é uma das figuras mais respeitadas do Planeta, na sua área, anda muito pessimista em relação à Terra.

O 5º BEC ATACA NA ZONA LESTE

Prefeitura e 5º BEC formalizaram convênio, semana passada, para obras de infraestrutura e asfaltamento de mais de 27 quilômetros, nos bairros Mariana e uma parte menor no São Francisco. O prefeito Hildon Chaves comemorou, via redes sociais, o início dos trabalhos, que devem durar cerca de dois anos e transformar para muito melhor a vida da comunidade de toda a região. Há ainda um aspecto muito positivo nesse contexto: obra do 5º BEC é sempre obra de qualidade. Cada vez que as equipes do Exército atuam em frentes de trabalho, os resultados são dos mais positivos. Além, é claro, de outra questão: não há denúncias de  malfeitos. O canteiro de obras já começou e os moradores dos dois populosos bairros estão contando as horas para que o serviço comece. Aliás, falando em zona leste, um alerta à Prefeitura: se não usar logo o dinheiro de um convênio para construção de um centro esportivo naquela região da Capital, os 4 milhões de reais já liberados, vão voltar aos cofres da União e Porto Velho vai perder toda essa grana. Está avisado!

COZINHANDO NO ÁLCOOL

Onde estão os números reais da inflação? Ora, sabe-se que os preços dos combustíveis influenciam altas generalizadas em praticamente todos os produtos consumidos. Num país onde tudo depende da malha rodoviária e do transporte de cargas via terrestre, cada vez que há um reajuste na gasolina ou no óleo diesel, a tendência é que outros preços cresçam também. Pois a ciranda de aumentos da gasolina, que em breve vai bater nos pornográficos  5 reais em todo o país e em Rondônia pode subir ainda mais, parece que não afeta em nada os números oficiais da inflação. Muito menos o custo da botija de gás de cozinha, que chegou a um preço proibitivo para milhões de famílias brasileiras, que estão voltando a usar ao fogão a lenha. Em Pernambuco, por exemplo, o npumero de queimados subiu assustadoramente. Motivo? Gente cozinhando seus alimentos com álcool e, sem os devidos cuidados, sofrem queimaduras graves. Porque não têm mais dinheiro para comprar gás. Ora, o que está acontecendo neste Brasil? Com esses aumentos brutais, não há reflexo na inflação? O governo continua anunciando que ela nçao passará dos 3 por cento neste ano. Alguém aí que vai às compras, abastece seu carro ou usa gás para cozinha, acredita numa história dessas>

PERGUNTINHA

Se a botija do gás chegar a 200 reais no ano que vem, pela evolução dos preços, você vai jogar seu fogão no lixo e construir um velho forno à lenha, para poder sobreviver?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Claro que houve tentativa de obstrução e outras medidas, para que o requerimento não fosse aprovado, de parte de deputados dos partidos de esquerda.

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Ter o poder, numa democracia, não é apenas ter voto. Saber dialogar, apontar caminhos, superar as dificuldades enormes pela frente e unir forças, sã

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Foi um depoimento eivado de emoção e de opiniões duras contra o que está acontecendo no Brasil, nos dias de hoje. Um dos mais radicais opositores ao

Sucessão em Porto Velho: Confúcio pode buscar união de partidos da base de Lula em torno do MDB

Sucessão em Porto Velho: Confúcio pode buscar união de partidos da base de Lula em torno do MDB

E agora, José? A grande maioria do eleitorado porto-velhense, essencialmente conservadora, já tem pelo menos três nomes fortes para escolher, na ele

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)