Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Helder Caldeira

Os togados coveiros de prova viva - Por Helder Caldeira


 

HELDER CALDEIRA, Escritor.* 

*Autor dos livros "Águas Turvas", "Pareidolia Política", "A 1ª Presidenta", entre outros.

 

Um voto histórico e robusto, doutíssimo, farto em seu conjunto probatório. Ao pedir ao Pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cassação da chapa Dilma-Temer, PT-PMDB, o ministro Herman Benjamin exibiu ao Brasil as provas do mais grave crime que um cidadão pode cometer: o vilipêndio ao voto, sustentáculo da Democracia. Aqueles que venceram o pleito presidencial de 2014, fizeram-no sob as vestes da trapaça e da corrupção, violando dramaticamente a soberania popular em seu cerne.

Aos sete ministros do TSE foi concedida a oportunidade de julgar aquilo que o ministro Luiz Fux classificou como "fatos gravíssimos, insuportáveis", e punir severamente aqueles que só chegaram à chefia do Poder Executivo graças ao uso sistemático e desavergonhado do fruto envenenado dos crimes que assolam a nação. Mas, a maioria dos juízes decidiu pela cegueira deliberada que absolve os bandidos e condena o país e suas instituições ao triunfo da imoralidade, à consagração da falta de ética, ao caos e à barbárie originárias da impunidade imperativa.

Foram os votos dos ministros Napoleão Nunes Maia, Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira e Gilmar Mendes, este na condição de presidente da Corte, que determinaram o futuro dos institutos eleitorais brasileiros. Aliás, o não-futuro. Suas Excelências serão vencidos pelos fatos e um dia repousarão à cova onde hoje enterraram as provas vivas de crimes inomináveis. 

 

Aliás, foi assim que relatorministro Herman Benjamin, construiu um daqueles pensamentos que perpassam os tempos e são repetidos por eras inteiras: "Eu, como juiz, recuso o papel de coveiro de prova viva. Posso até participar do velório, mas não carrego o caixão". Não carregou! Coube às carpideiras do poder a tarefa de sepultar a Justiça Eleitoral do Brasil. 

O espúrio acórdão lavrado nesta triste sexta-feira fria, 09 de junho de 2017, consagra o Tribunal Superior Eleitoral, os Tribunais Regionais e todo aparato da Justiça Eleitoral como uma institucionalizada lavanderia de dinheiro roubado dos cofres públicos. Desmoralizou a instituição. Destruiu um princípio democrático basilar. Esfarelou esperanças legítimas em nome de interesses políticos ilegítimos e nada republicanos. O acórdão do TSE foi um tiro à queima roupa no "símbolo augusto". 

 

"Verba volantscripta manent" (As palavras voam, os escritos permanecem), escreveu certa vez o homem que hoje deveria ter sido cassado. Por isso escrevo este artigo. Muito a propósito da consciência de que esta escrita estará disponível à História e da convicção de que ela, a História, não perdoará aqueles que atentam contra a República e a Democracia, contra o Povo brasileiro e a Constituição Federal. Canalhas, pilantras, traidores, corruptos, doutos de colarinho-branco ou toga negra, a História não os perdoará. "Scripta manent".

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Chegou a hora de enfrentar o STF

Chegou a hora de enfrentar o STF

A atual composição do Supremo Tribunal Federal é a pior de sua História. Não apenas pela desqualificação técnica de alguns ministros, mas pela postu

A tragicômica amnésia da esquerda

A tragicômica amnésia da esquerda

A estreia internacional do presidente Jair Bolsonaro revelou bem mais do que sua capacidade de quebrar protocolos oficiais, despistar a imprensa e i

O auxílio-moradia e a amnésia seletiva - Por Helder Caldeira

O auxílio-moradia e a amnésia seletiva - Por Helder Caldeira

Em recente entrevista ao apresentador Pedro Bial, na Rede Globo, o ministro Luiz Fux, atual presidente do TSE e relator no STF das ações que discutem

Povo fraco ceva porcos imundos - Por Helder Caldeira

Povo fraco ceva porcos imundos - Por Helder Caldeira

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); HELDER CALDEIRA, Escritor. www.heldercaldeira.com.br – [email protected] *Autor dos livr

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)