Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os predadores - Por Carlos Sperança


A reforma e a janela

Relatório – ainda parcial e existe falta de consenso - da reforma política divulgada pela Câmara dos Deputados autoriza a propaganda eleitoral paga na internet e via telemarketing a partir de 1º de agosto do ano da eleição. O texto aprovado permite candidatura simultânea para dois cargos – deputado e presidente da República, por exemplo - e prevêem regras para a pré-campanha, filiação partidária e pesquisas eleitorais.

O relatório, sob exame antes de subir a plenário, tem alterações. Hoje a legislação permite a propaganda na rede a partir de 16 de agosto, mas veda a publicidade por esse meio. Pelo texto na Comissão Especial a Reforma Política, a propaganda paga na internet deverá obedecer ao limite de 5 por cento do teto de gastos para o respectivo cargo.

A proposta também vai abrir uma nova janela partidária em dezembro deste ano para a troca de partidos, não sendo essa desfiliação considerada para fins de distribuição de recursos públicos de financiamento partidário e eleitoral de acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão.


 


A urgência

A Comissão de Obras e Transportes da Assembléia Legislativa vai cobrar durante a audiência pública da Comissão de Infraestrura do Senado neste final de semana em Vilhena o regime de urgência para a recuperação da rodovia 364. O organismo presidido pelo deputado Só na Bença (PMDB-Pimenta Bueno) também reclama da precariedade de toda malha viária rondoniense que tem causado inúmeros acidentes fatais.

Onda sistemática

Depois de diligências no Vale do Jamari, o MPF e o MP-RO constatou que ocorre onda sistemática de invasões de terras em Rondônia orquestrada e criminosa, fomentada por agentes políticos, fazendeiros, empresários, servidores públicos e ligas camponesas. Atualmente a maior parte das invasões ocorre na parte Oeste da Floresta Bom Futuro geando clima de tensão na região d e Alto Paraíso.

Porca miséria!

Se a sucessão presidencial se resumir a Lula, Luciano Hulk, Caiado, Dória, Aécio, Alckmin, Bolsonaro, Ciro Gomes e Marina Silva, o brasileiro chegará às eleições de 2018 com opções pobres e miseráveis. Vamos ver o que sobra neste cenário devastador da Lava Jato, mas as opções citadas até agora são miseráveis com tantas lideranças e partidos desmoralizados.

A superlotação

As tantas tragédias fluviais ocorridas pelos rios da Amazônia nos últimos anos não serviram de exemplo para reduzir a constante superlotação de passageiros e excesso de cargas nas embarcações. O problema é constatado tanto em Porto Velho, como nos portos do Amazonas e do Pará, estados que dependem muito do transporte fluvial de mercadorias e onde ocorre a maioria dos acidentes.

Os predadores

Os desentendimentos entre deputados estaduais e vereadores da capital têm razão de ser e serão mais constantes partir de agora. Ocorre que vários vereadores tem se destacado e já são considerados nomes fortes para galgar cadeiras na Assembléia Legislativa no ano que vem, entre eles, Alex Palitot e Mauricio Carvalho (PSDB), Elis Regina (PC do B), Zequinha Araújo (PMDB) e Edizio Fernandes (PRB).
 

Via Direta

*** O ex-prefeito de Porto Velho Mauro Nazif comemora 9,5 de nota do Portal Transparência sobre sua administração *** De fato, em sua gestão teve lambanças, mas não trampolinagens com recursos públicos *** Trocando de saco para mala: o governador Confúcio Moura procura tripulantes voluntários para sua máquina do tempo, aquela do teletransporte *** Quem se habilita? A engenhoca por enquanto só leva o passageiro, mas ainda não sabe trazer de volta...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)