Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter

Esron Penha de Menezes


OS PRACINHAS

00/00/0000 - [00:00] - História

Deu-me enorme satisfação receber, logo cedo, na segunda-feira, uma relação dos nomes dos nossos heróis que, lutaram pela implantação da Democracia, nos campos da Itália, onde obtivemos inúmeras vitórias contra as aguerridas e bem armada forças nazistas, entre elas as de Fuornouvo Coccino, Castelnouvo, Monte Castelo, no vale do rio pó.

A relação trás 28 nomes: Armando Veiga, Antônio Guedes de Moura, Antônio Felipe Néri, Antenor Luiz do Nascimento, Álvaro Caetano Reis, Elisberto Fernandes Leite, Jovelino Francisco de Carvalho, João Gomes de Araújo, João Caetano da Silva, João Evaristo de Mendonça Neto, João Fabrício Matias dos Santos, José Pereira de Amorim, José Roberto da Silva, José Rodrigues, José Araújo Viana, Jair Cordovil, Jáiro de Freitas Saraiva, Joaquim Teixeira da Silva, Leopoldino Pinto de Araújo, Luiz Pereira de Alencar, Manoel Ângelo Sarmento, Manoel de Souza Braga, Pedro de Souza, Pantaleão Siqueira Lobato, Raimundo José Argolo, Rubens Joventino da Silva, Salomão Garcia Correia de Araújo e Wilson Haider do Couto.

A vocês, HEROIS BRASILEIROS, o meu respeito e a minha gratidão aos feitos da FEB e a minha saudade a outros dois heróis que mourejaram conosco na Guarda Territorial: Morvan Freire Brasil e Wanderley Lessa de Oliveira. Ambos tiveram fim trágico. O primeiro morreu afogado na cachoeira CRIMlNOSA de Jí-Paraná e o segundo no Rio de Janeiro, quando seu Volks enguiçou numa passagem ferroviária e foi colhido por um elétrico da Central do Brasil.

Lembro-me também de um desses heróis, um homem de cor escura, desequilibrado mental que foi barbaramente assassinado no bairro do Mocambo.

Quem não lembra dos destacados Coronéis Paulo Nunes Leal e Paulo Eugênio Pinto Guedes, do João Bem Dias de Moura Filho, do Barroso que foi gerente do Banco do Brasil e do Ex-governador General, Jaime Araújo dos Santos.

Também em destaque os Generais Leônidas Freire e Heitor Rodrigues que serviram na 3ª Cia. quando ainda éramos Amazonas. Na Marinha tivemos o Flodoaldo Pontes Pinto e Otavio Feliz dos Santos.

Andou por aqui tempos atrás um outro herói, o General Araken Ararê Cunha Torres e conheci no Rio, no Grande Oriente do Brasil, o General Luiz Braga Muri.

Os nascidos depois de 1945, os jovens de 40 anos não sabem nem lhes ensinam nas escolas a veneração que devemos votar a esses heróis que foram oferecer suas vidas em holocausto pela salvação da humanidade.

Quem assistir ao filme “The day after” – O dia seguinte – tem uma pálida idéia do que foram os horrores da II Grande Guerra, onde proliferavam os campos de concentração, melhor chamados de a ante-sala do inferno.

Os 21 navios que foram torpedeados nas Costas brasileiras provocaram desespero para os viajantes. Mas, Mascarenhas de Moraes, Castelo Branco, Nélson de Melo, Sagadas Viana, Cordeiro de Farias, Zenóbio da Costa, Sizeno Sarmento Falconieri, e outros escreveram nas paginas da história gestos magníficos de bravura e de amor a espécie humana, enquanto Nero Moura rasgando os ares com o famoso 1º Grupo de Caça- O SENTA A PUA mostrava aos alemães o valor da raça brasileira.

Eu sou do tempo desses heróis. Por isso os venero.

Falando com o Diretor Euro Tourinho, do jornal Alto Madeira, também daqueles idos, incentivou-me ele a escrever esta pagina para saudar os heróis da II Grande Guerra que moram em Porto Velho.

“A cobra esta fumando ainda...”.
Brasileiros de ontem, nosso respeito!

Fonte: Esron Penha de Menezes

Tag's:


Comentários

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

E-mail: redacao@gentedeopiniao.com.br - gentedeopiniao@gmail.com

Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsavél Luka Ribeiro

Telefone: (69) 3221 4532 e (69) 3221 4532

Endereço: Av Getulio Vargas 2086 - Sala Comercial 5 , Bairro: Nossa Senhora das Graças - CEP: 76804-114

Cidade/Estado: Porto Velho/RO

É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião

Gente de Opinião | Copyright © 2018 | Todos os direitos reservados