Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Oficiais do Exército participam de palestras sobre RO


Secretários de Estado realizaram na tarde de quinta-feira (27) palestras para oficiais do Exército, alunos da Escola de Comando e Estado Maior do Exército Marechal Castello Branco do Rio de Janeiro (Eceme), no auditório do Palácio Presidente Vargas. Os 23 alunos e dois instrutores (a maioria no posto de major), sob o comando do tenente-coronel Scafutto, têm a missão de estudarem a situação política e econômica dos estados de Rondônia, Acre e Roraima, que estão na grade curricular do curso da instituição. As atividades iniciaram-se em Porto Velho.

A superintendente de Assuntos Estratégicos, Rosana Vieira, falou sobre as estratégias e os desafios  para o desenvolvimento de Rondônia, destacando o crescimento dos últimos anos e a situação privilegiada que Rondônia ocupa, sendo a unidade da federação com o menor índice de desemprego, em torno de 1% e as perspectivas de novos investimentos.

O secretário-adjunto de Finanças, Franco Ono, salientou em sua apresentação que medidas preventivas tomadas pelo governador Confúcio Moura, para conter o aumento nos gastos tem ajudado Rondônia e superar a crise econômica que assola aos demais estados. Destacando que a principal fonte de receitas é o ICMS, que sofreu uma ligeira queda devido a desativação das termoelétricas, cuja função foi substituída pelas linhas de  transmissão de energia.

Gente de Opinião

Secretários falaram para alunos da Eceme

O pagamento de metade do 13º salário é apontado como um fator positivo, pois livra o governo de um gargalo no final do ano. “Sabe-se, que pelo menos 12 estados este ano não terão condições de pagar o 13º salário do funcionalismo”.  Quanto ao comprometimento da folha de pagamento com  a Lei de Responsabilidades Fiscais está no limite praticável, assim como a aquisição de empréstimos externos, explicou.

Adreimar Martins Soares, diretor científico da Fapero, a Fundação de Amparo à Pesquisa, salientou que Rondônia precisa ainda avançar na questão cientifica e formação de doutores. Segundo os dados apresentados, do universo de 140 mil doutores no país, Rondônia tem apenas 473.  Mas lembrou que o governo  está investindo na formação de doutores, financiando a formação se servidores dentro do próprio estado, onde hoje 10 profissionais frequentam um curso sem ter que abandonar a prestação se serviços ao estado, e outros que estão se especializando em outras cidades.

A quarta palestra tratou do relacionamento do Executivo com  o Legislativo. Helder Oliveira, assessor especial da Casa Civil, falou da complexidade na administração de interesses e conflitos em uma assembleia formada por 24 deputados e com  18 agremiações partidárias em sua formação, mas que o governo tem mantido um bom relacionamento com o parlamento. Ressaltou que com o Judiciário, o Ministério Público e com o Tribunal de Contas também  há harmonia.

Para os militares do Exército, as palestras foram bem esclarecedoras. O major Costa Plates, em nome de todos os alunos agradeceu a disposição do governo em disponibilizar técnicos capacitados para transmitir as informações que eles vieram buscar, e que vão contribuir com a conclusão do curso.  Além dos palestrantes e dos militares do Exército, participaram do encontro policiais militares, entre eles o comandante da Polícia Militar, coronel  Nilton Kisner, e o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Maurício Gualberto.
 


Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)