Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O PDT espera se alinhar ao PSB, PV, PSC e ao PPS - Por Carlos Sperança


Situação alarmante

Não é a toa que as fugas se sucedem nos presídios rondonienses. Em pane em todo território nacional – e em Rondônia o quadro é lastimável - o sistema penitenciário brasileiro carece de recursos urgentes para reduzir o enorme déficit de vagas nos presídios estimado hoje em torno deO PDT espera se alinhar ao PSB, PV, PSC e ao PPS - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião 250 mil vagas no país. Trata-se de um verdadeiro barril de pólvora, novamente prestes a explodir no País, como uma bomba com efeito retardado.

Para minimizar o problema, uma medida provisória tornou obrigatória a transferência de recursos para o sistema penitenciário e a autorização tramitou no Congresso Nacional aprovando a transferência direta de recursos financeiros para o Fundo Penitenciário Nacional, aos fundos dos estados e ao Distrito Federal. A MP foi editada pelo presidente Michel Temer e tem como objetivo modernizar e aprimorar o sistema penitenciário brasileiro.

A situação é alarmante, pois o contingente encarcerado no Brasil cresceu 78 por cento nos últimos anos e atingiu uma população de mais de 622 mil detentos. Rondônia enfrenta há duas décadas o problema de superpopulação nas penitenciárias. 


Aliança encorpa

O PDT espera se alinhar ao PSB, PV, PSC e ao PPS - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

A aliança em formação para sustentar a pré-candidatura do senador Acir Gurgacz ao governo do estado no ano que vem continua encorpando. O PDT espera se alinhar ao PSB, PV, PSC e ao PPS, enquanto as tratativas com os tucanos ganham força. Até o final do ano toda chapa estará montada, com a definição do postulante a vice governador (que pode sair do PPS), dois candidatos ao Senado (Jesualdo Pies já esta confirmado).

PEC da Redução

Embora de grande apelo popular, o projeto que reduz o numero de membros da Câmara dos Deputados de 513 para 386 e do Senado de 81 para 54, dificilmente terá apoio no Congresso Nacional. Os deputados e senadores neste momento estão preocupados com a reeleição e o corte de cadeiras dificultaria ainda mais a vida dos congressistas já tão desgastada com as operações da Polícia Federal.

A reforma política

Em recesso no Congresso, a reforma política foi chutada para agosto e os parlamentares estão preocupados em apoiar propostas que facilitem a vida deles na reeleição, entre elas, o projeto do Distritão, com a eleição dos deputados mais votados por partido em nominatas fechadas. O atual sistema assegura a eleição dos parlamentares em coligações e nem sempre os mais votados se garantem.

Em cartório

Uma grande aliança formada para disputar o governo, Senado, ALE e Câmara dos Deputados cogitava no inicio da semana um acordo firmado em cartório tal o volume de boatos que o candidato majoritário poderia ser traído nas convenções de julho do ano que vem. A história mostra que nem acordos em cartórios têm sido cumpridos em Rondônia. Até os celebrados por políticos com Beto Babá (aquele da ORCRIM) foram caloteados!

A geada negra

Acompanhando o inverno rigoroso no sul do país, quando as temperaturas atingiram a quase dez graus negativos, me vem a lembrança a geada negra que dizimou os cafezais do Norte do Paraná em 1975, originando um dos maiores surtos migratórios para Rondônia. Antes disto, em 1971 a Eucatur já transportava colonos paranaenses, gaúchos e catarinenses da região Oeste daquele estado para cá – principalmente para a região de Jipa.
 

Via Direta

*** Tem coisas que impressionam na Amazônia *** Enquanto Rondônia já vive uma estiagem brava, 37 municípios do Amazonas padecem com cheias *** Por falar em rios, a dragagem do Rio Madeira se enrolou de vez pela falta de licença do Ibama *** O governador Confúcio Moura e o prefeito Hildon Chaves já estão falando a mesma língua no que tange ao processo de esgotamento sanitário e a nova rodoviária da capital *** Pena que são duas coisas encruadas...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Expedito Junior alinhado com a candidatura de Mariana Carvalho

Expedito Junior alinhado com a candidatura de Mariana Carvalho

Há salvaçãoPara alguns, é uma fonte de soluções para os problemas da atualidade mundial. Para outros, é o apocalipse: trará a destruição da espécie

Fernando Máximo e Leo Moraes andam conversando e devem reservar surpresas

Fernando Máximo e Leo Moraes andam conversando e devem reservar surpresas

Várzeas exigem atençãoNa ciência e no cinema, o assunto multiverso (universos paralelos ao nosso) rende preocupação e especulações, não apenas entr

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)