Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Marcelinho

O longo caminho para o crescimento


 
Anunciada durante a semana, a redução de apenas 0,25 ponto percentual na taxa Selic marca o início do ciclo de queda de juros que o País necessita para sair da recessão. A queda dos juros básicos da economia para 14% ao ano anunciada pelo Banco Central, reflete a desaceleração dos preços e as expectativas que a inflação alcançará o centro da meta de 4,5% em 2017.

A queda dos juros é essencial para a volta do crescimento da economia. A redução da taxa Selic diminuirá os custos do crédito para as empresas e as famílias, melhorando as condições financeiras e estimulando o consumo e os investimentos. No entanto, a indústria alerta que a recuperação sólida e vigorosa da economia depende da aprovação das medidas de ajuste fiscal, como a imposição de limites ao aumento do gasto público e a reforma da Previdência.

Ainda na semana passada, o anúncio na redução do preço da gasolina será como se fosse uma um pingo no oceano, mas já é o começo para a construção de uma nova política econômica no Brasil. O presidente Michel Temer (PMDB), apesar do Brasil ainda enfrentar uma onda de corrupção por conta da operação Lava Jato, tem buscando novas alternativas com a China e Japão.

No decorrer do ano, as grandes empresas buscaram equilibrar os gastos. Não contrataram e negociaram os débitos com os consumidores. A taxa de juros do cartão de crédito acelerou e permitiu os consumidores manterem equilíbrio nas despesas de casa. A redução no valor da tarifa de energia é outro fator importante que pode ajudar o setor industrial, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Os efeitos da crise econômica no Brasil atingiram diretamente Estados e municípios, que foram obrigados a parcelar débitos de tributos e impostos. O final do ano se aproxima e muitos gestores públicos vão fechar as contas no vermelho, preocupação essa que foi manifestada na última segunda-feira em Porto Velho pela Associação Rondoniense dos Municípios (Arom).

Conhecedor profundo do problema, o Tribunal de Contas entende que é preciso levar em consideração a queda nas receitas e o equilíbrio nas contas públicas do dinheiro arrecadado pelo Estado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz Sérgio Moro é bem-vindo ao Congresso - Por Marcelo Freire

Juiz Sérgio Moro é bem-vindo ao Congresso - Por Marcelo Freire

O convite formulado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ao juiz Sérgio Moro para assumir o Ministério da Justiça ganhou repercussão internacio

RO e Acre garantem maior votação a Jair Bolsonaro - Por Marcelo Freire

RO e Acre garantem maior votação a Jair Bolsonaro - Por Marcelo Freire

Os estados do Acre e Rondônia garantiram no domingo, dia 28, o maior índice de votação proporcional ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) na eleiç

Capitão puxa o coronel em Rondônia - Por Marcelo Freire

Capitão puxa o coronel em Rondônia - Por Marcelo Freire

A terceira pesquisa Ibope para o governo de Minas Gerais divulgada neste sábado (27), confirma a forte tendência de que Romeu Zema (Novo) seja o próxi

Os primeiros desafios do próximo governador de Rondônia - Por Marcelo Freire

Os primeiros desafios do próximo governador de Rondônia - Por Marcelo Freire

Estabilizar a contratação de novos servidores públicos, melhorar a qualidade de gasto e a redução do tamanho da máquina pública com base em modelos mo

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)