Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O lixo político mais uma vez prevaleceu - Por Carlos Sperança


 

Licenciamento ambiental

Já, na terça-feira, dia 13, a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado começará a tratar do projeto de lei que cria um regime diferenciado de licenciamento ambiental para o uso de potenciais hidroenergéticos estratégicos e estruturantes, como a construção de usinas hidrelétricas.

A proposta estabelece que todo Pano Plurianual (PPA) do governo federal deverá incluir o Plano de Expansão de Oferta de Energia Elétrica, que priorizará fontes renováveis de energia. Esse plano de expansão deverá conter as possíveis áreas que poderão ter seu potencial hídrico aproveitado para a expansão de oferta de energia. O PPA é o documento que estabelece os projetos e os programas de longa duração do governo, definindo objetivos e metas de ação pública para um período de quatro anos.

A proposta estabelece que o licenciamento prévio será conduzido por um colegiado único de licenciamento, que será composto por representantes de órgão ambientais, Funai, IPHAN ICMBio, entre outros.


 



 

A indignação

O lixo político mais uma vez prevaleceu - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O brasileiro amanheceu indignado e inconformado com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral-TSE em absorver chapa Dilma/Temer, resultado de um acórdão da classe política e com os indicados pelos dois salvando o pescoço de ambos.  Com provas cabais as centenas e um relatório brilhante do ministro Herman Benjamin, temos um julgamento para entrar para a história. O lixo político mais uma vez prevaleceu.


 

Racha tucano

O lixo político mais uma vez prevaleceu - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião
Como em todo o país, existe um racha entre os tucanos de alta plumagem quanto à permanência do partido na base aliada do combalido presidente Michel Temer (PMDB). Em Rondônia, existe o mesmo dilema e a legenda esta divida entre dois grupos que disputam o controle da legenda. Quem perder a parada interna vai pular para outra sigla na abertura da janela de transferências.


 

Base aliada

O lixo político mais uma vez prevaleceu - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O senador Acir Gurgcaz, presidente estadual do PDT comunicou a sua base aliada que terá definição da sua chapa com a inclusão do seu postulante a vice ainda em dezembro. Com isto, a partir de janeiro entrará em pré-campanha. A chapa definida só será homologada, entretanto, nas convenções de julho, com todas as nominatas dos candidatos a Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados.

Asfalto papel?

Mesmo constando em processo na Secretaria de Obras de Porto Velho como rua asfaltada, a Rua Francisco Barros, num trecho entre as avenidas Mamoré e Daniela, no bairro Igarapé continua com o leito sem o menor vestígio de asfalto. Os moradores daquela populosa região clamam para que o prefeito Hildon Chaves e o secretário Thiago Bebber investiguem o que está acontecendo e que concluam a obra.

Novo movimento

Tendo em vista os seus reflexos para o desenvolvimento do estado esta se formando um novo movimento no meio da imprensa, empresariado e forças vivas da comunidade rondoniense para percorrer e clamar pela liberação dos embargos para a plena restauração da rodovia 319, trecho entre Humaitá e Manaus, no vizinho estado do Amazonas. Mais informações durante a semana.



 

Via Direta

O lixo político mais uma vez prevaleceu - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião*** É coisa de louco. A pirataria tomou conta de Porto Velho *** De CDs a cigarros, remédios até táxis piratas trafegando pelas ruas da capital *** Os empresários estão se orientando através de pesquisas uma candidatura ao governo no ano que vem *** Por falar em eleições, o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires, tido como postulante ao Senado se tornou uma presença cada vez mais constante na capital *** E quem quer comprar terrenos nas invasões? Tem barracos de R$ 5 a R$ 15 mil, com poço e fossa. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)