Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

'O Direito Penal é a face mais feroz do poder', afirma o jurista Amilton Bueno de Carvalho


 
'O Direito Penal é a face mais feroz do poder', afirma o jurista Amilton Bueno de Carvalho - Gente de Opinião
 
Jurista ministrará palestra durante o I Seminário do Dia da Defensoria Pública
 
O Direito alternativo é o foco do desembargador aposentado Amilton Bueno de Carvalho, do Rio Grande do Sul, que estará em Porto Velho para ministrar a palestra “Interpretação do Direito Penal: uma mirada a partir de Nietzsche”, durante o I Seminário do Dia da Defensoria Pública, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de maio, no auditório do Tribunal de Contas. A palestra do jurista será no primeiro dia do evento.
 
 “Tem pessoas a quem não damos outras possibilidades de vida a não ser a delinquência”, afirmou Amilton Bueno em entrevista publicada no site do JusBrasil. Para ele, a questão da criminalidade não será resolvida da forma como a Justiça preconiza. Ele defende ainda que o Direito Penal deva acabar, “pois é uma farsa cruel de poder”. O jurista enfatiza ainda que é preciso adotar medidas que reprima o crime antes que ele venha a acontecer.
 
Ao fazer uma abordagem sobre essa questão em entrevista publicada no site da Anadep, o desembargador declara que, de acordo com Nietzsche, a humanidade foi baseada no mando de um sobre outros e o ser humano acabou introjetando isso no DNA. O jurista declara também que os seres humanos maus buscam o poder. “O que quero dizer é que o poder não é amiguinho dos direitos humanos - ele é abusivo”.
 
Na sua opinião, o Direito Penal é a face mais feroz do poder, já que elege os indesejados para destruí-los. “Mas é cruel porque é mentiroso - não cumpre as suas promessas e não resolve nada na criminalidade. O Direito Penal não desfaz os fatos, não impede que o crime ocorra”, destaca.
 
“Então, para onde ir, o que fazer?”, indaga. O palestrante acredita que a solução é destroçar mitos, lutar para que as pessoas sofram o menos possível, reduzir danos, buscar o Direito Penal para as coisas sérias, situações de caos.
 
“Às vezes é preciso simplesmente estar do lado do atendido, não silenciar diante do abuso do poder, gritar, publicizar a dor e indicar os causadores”, destaca. Para que isso ocorra, segundo Amilton Bueno, faz-se necessário uma Defensoria Pública independente para denunciar o mal causado pelos agentes do poder.
 
Fonte: Emília Araújo - Ascom -DPE

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)