Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter

Carlos Sperança

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Portal Gentedeopinião. E-mail: [email protected]

O DIÁRIO NA HISTÓRIA: O dia 13 de setembro é especial para Rondônia - Por Carlos Sperança

13/09/2017 - [05:03] - História

O Diário na história

O dia 13 de setembro é especial para Rondônia. Comemoram aniversário o antigo Território Federal do Guaporé, a TV Rondônia e o nosso Diário da Amazônia, datas comemorativas que fazem parte da nossa história. Do território federal, emergiu um pujante estado, hoje com cerca de 2 milhões de habitantes; da TV Rondônia, a evolução para uma rede de emissoras integrando o estado todo e o Diário da Amazônia assumindo com o tempo o protagonismo da mídia escrita na região.

Mas é do nascimento do Diário que me proponho a contar. Estava lá na inauguração e permaneço na empresa até hoje. O jornal é fruto de uma parceria da família Gurgacz com o jornalista Emir Sfair (NR: já falecido). A primeira edição chegava às bancas há 24 anos. Lembro ainda do dia, todo mundo se esmerando para que tudo fosse o melhor possível. Seu Assis ainda cultivava seu bigode; o Acir bem jovem, mas já demonstrando o espírito empreendedor; Dona Ana comandando a equipe da faxina, o radialista Valdemar Camata anotando tudo para o ato inaugural, já que era o mestre de cerimônias do evento, enquanto o nosso grande maestro da reforma das instalações, o Bedin da Eucatur cuidava dos detalhes finais com nosso diretor comercial Mauro Sfair. O governador Oswaldo Piana e o prefeito de Porto Velho José Guedes – que não se bicavam na época! - presentes ao evento.

Da parte do jornalismo, sob o comando de Emir Sfair e Valdir Costa um clima de expectativa para que tudo funcionasse nos conformes. Afinal o rotativo trazia a novidade da informatização e a coisa apresentava muitas surpresas, às vezes desagradáveis para os menos experientes. Padeci nos primeiros dias, colunas inteiras desapareciam do computador. Marcelinho, nosso atual editor era arquivista, Marcos Grutzmacher o primeiro fotógrafo, o Natalino o primeiro diagramador, numa equipe que já começou contando com alguns jornalistas veteranos, como Ana Aranda, Bosco Golveia, Ildefonso Valentin. Acho que nesta época o Lubiana,  deveria ter uma vistosa cabeleira, ainda era foquinha na sucursal do Diário em Ji-Paraná!

Por falar em veteranos, na atual redação abundam os velhinhos, pois além do Ildefonso, temos o Zé Katraca e o artista plástico Zhogbi. Minhas homenagens aqueles que já foram ao andar de cima, como o inesquecível Emir Sfair, Sérgio Valente, Paulo Queiroz, Carlinhos, Edmundo, Rose Venturini, entre outros que deixaram saudades nesta redação.

No mais, em nome do SGC, meus agradecimentos a direção, corpo de funcionários e aos nossos anunciantes que ao longo de toda trajetória deste jornal tornaram possível a defesa intransigente das bandeiras deste estado. Nosso Diário tem sido  testemunha ocular das grandes mudanças deste estado.

.


Comentários

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

Opinião TV

+ Vídeos

publicidade

E-mail: [email protected] - [email protected]

Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsavél Luka Ribeiro

Telefone: (69) 3221 4532 e (69) 3221 4532

Endereço: Av Getulio Vargas 2086 - Sala Comercial 5 , Bairro: Nossa Senhora das Graças - CEP: 76804-114

Cidade/Estado: Porto Velho/RO

É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião

Gente de Opinião | Copyright © 2017 | Todos os direitos reservados