Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Marcelinho

O crescimento da produção de grãos - Por Marcelo Freire


Gente de Opinião


A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve fechar o ano em 238,6 milhões de toneladas, ou seja, 29,2% maior do que a obtida em 2016, que havia sido de 184,7 milhões. A estimativa é do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, feita em maio deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso significa dizer mais investimentos no campo, na lavoura e no agronegócio.

A estimativa da safra de grãos para 2017 revisada em maio prevê uma produção de 238,6 milhões de toneladas, 29,2% maior do que em 2016. Os principais responsáveis são a soja e o milho, ambos com produção recorde neste ano. A previsão da colheita de soja é de 113,9 milhões de toneladas, 47,7% do total nacional. Já o milho teve aumento de 52,3% em relação a 2016 e deve chegar a 97,0 milhões de toneladas.
A soja se beneficiou, principalmente, do aumento no rendimento médio por hectare, em decorrência do clima favorável. O Rio Grande do Sul, apesar de ser o terceiro Estado produtor (16,3% do total) foi o que mais se beneficiou com essa situação. Mato Grosso (27,0%) e Paraná (17,2%) são os maiores produtores.

A estiagem em 2016 levou a uma colheita menor, o que elevou o preço do produto. Isso incentivou os agricultores a plantarem mais neste ano. Já em 2017 as chuvas mantiveram um ritmo constante, que aumentou a produtividade por hectare. 

O momento delicado em que passa o Brasil por conta da crise econômica e política deixou o setor apreensivo, principalmente por conta das elevadas taxas de juros praticadas atualmente no mercado. A atual política econômica praticada pelas instituições bancárias possibilitou o afastamento pela procura do crédito. 

Em Rondônia, não há crise. O governo Estadual anunciou na semana passada que no próximo final de mês pagará a antecipação da metade do décimo terceiro salário do funcionalismo. No mês passado as instituições financeiras fecharam mais de R$ 600 milhões em contratos durante a realização da Rondônia Rural Show, realizada na cidade de Ji-Paraná. Trata-se de um importante evento que indica projeções importantes de grãos no Estado e que sinaliza novo recorde de produção de grãos na região.

Rondônia, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins e Paraná são Estados onde a agricultura é predominante. O Governo Federal precisa avançar na questão da regularização fundiária de imóveis. Com esses programas em andamento, será possível aumentar a produção de alimentos nos próximos anos.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz Sérgio Moro é bem-vindo ao Congresso - Por Marcelo Freire

Juiz Sérgio Moro é bem-vindo ao Congresso - Por Marcelo Freire

O convite formulado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ao juiz Sérgio Moro para assumir o Ministério da Justiça ganhou repercussão internacio

RO e Acre garantem maior votação a Jair Bolsonaro - Por Marcelo Freire

RO e Acre garantem maior votação a Jair Bolsonaro - Por Marcelo Freire

Os estados do Acre e Rondônia garantiram no domingo, dia 28, o maior índice de votação proporcional ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) na eleiç

Capitão puxa o coronel em Rondônia - Por Marcelo Freire

Capitão puxa o coronel em Rondônia - Por Marcelo Freire

A terceira pesquisa Ibope para o governo de Minas Gerais divulgada neste sábado (27), confirma a forte tendência de que Romeu Zema (Novo) seja o próxi

Os primeiros desafios do próximo governador de Rondônia - Por Marcelo Freire

Os primeiros desafios do próximo governador de Rondônia - Por Marcelo Freire

Estabilizar a contratação de novos servidores públicos, melhorar a qualidade de gasto e a redução do tamanho da máquina pública com base em modelos mo

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)