Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

O contra-ataque do PMDB



Acanhado pelas denúncias de corrupção e lavagem de dinheiro a um dos seus mais expressivos representantes no cenário político - o presidente da Câmara, Eduardo Cunha – o PMDB resolveu não ficar inerte diante da crise que envolve o partido. Após um primeiro semestre de alternância entre oposição e situação, os peemedebistas perceberam o cometimento de um erro estratégico: achar que Dilma Rousseff definharia até o fim de seu mandato. A balança inverteu.
 
Durante a semana, o partido vai tentar reconquistar território perdido por intermédio de uma série de inserções televisivas. Sob o lema de ‘A verdade sempre é a melhor escolha’, lideranças da sigla afirmam nos vídeos que o Brasil seguiu caminhos equivocados e agora precisa mudar de direção – admitindo os problemas. Cunha participa da campanha declarando que sua verdade está em defender a independência da Câmara, cumprindo rigorosamente a Constituição.
 
Pergunto-me se defender a Constituição seria a única verdade a ser revelada. O vice-presidente da República, Michel temer, assumiu as funções da Secretaria de Relações Institucionais em abril, após o agravamento da crise entre o Planalto e o Congresso. Na semana passada, entretanto, ele optou por se afastar gradativamente da Pasta, motivado por supostas articulações paralelas promovidas pelo governo.
 
Quando da indicação de Temer para a função, não havia argumento em contrário: os rumos do país estavam nas mãos do PMDB. Suponho que o Planalto tenha observado essa realidade com atenção. Passar por cima do vice-presidente demonstra falta de confiança, embora o peemedebista tenha obtido êxito na articulação para aprovação das medidas do ajuste fiscal na Câmara e no Senado. O que a verdade revelará sobre essa saída repentina? Cisão não oficial, no mínimo. E vai ser assim até 2018.
 
Destarte, falar em verdade na política é risível. Se a verdade dos partidos entrasse na agenda do eleitorado, não haveria eleição, pois faltariam candidatos confiáveis. É assim que o jogo funciona, um sabotando o outro. O PMDB pode tentar vender uma imagem de honestidade e perseverança pelo Brasil, mas vai, como todos, desembocar na vala-comum. Após ter o país nas mãos, a sigla vive nova fase em que é a caça, não o caçador. Aguardemos os próximos episódios.
 
Fonte: Gabriel Bocorny Guidotti
Bacharel em Direito e estudante de Jornalismo.
Porto Alegre – RS

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Cheguei à conclusão de que os políticos, sem exceção, não gostam mesmo do bairro JK-I. Prova disso pode ser observado no péssimo serviço de abasteci

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

Quando o assunto é segurança pública, o rondoniense não tem do que se orgulhar, exceto do esforço, da coragem e dedicação da maioria dos policiais.

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

Vingança não pode tornar-se em Fundamento quer da Lei quer da Ética Ursula von der Leyen quer empregar os lucros do investimento provenientes de a

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

Pouco menos de oito meses nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e três vereadores que vão compor a Câmar

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)