Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Osmar Silva

O caminhante das madrugadas - Por Osmar Silva


 Vi, numa foto do Bruno, da Secom, Confúcio caminhando na madrugada, numa rua de uma das cidades de Rondônia. Acho que Ouro Preto. Para muitos, talvez a maioria, caminhar cansa. Para ele não. Disse isso recentemente no seu blog, em poesia. Descansa enquanto caminha, escreveu.

Cada um faz o seu caminhar ao longo da vida. Tem os que sabem, desde o começo, por inspiração ou intuição, para onde caminham. Onde querem chegar. Plantam, desde cedo, para colher mais tarde. Outros simplesmente caminham se dar conta de que estão construindo ou simplesmente seguindo um trajeto. E colhendo os frutos que encontram no caminho.

O governador de Rondônia é daqueles que desde o início estabeleceu o seu roteiro. Definiu onde queria chegar. E não se afastou desse propósito. Foi assim desde menino pobre do meio rural do Goiás. Soldado, sargento, professor, médico e, por fim político. Agora, a personalidade mais reluzente de Rondônia, num meio tão desgastado e desmoralizado.

Confúcio continua caminhando, se cansando para descansar. Nas madrugadas, solitariamente na maioria das vezes. Tendo por companhia os seguranças, os cães vadios das ruas. E, seus pensamentos. Fervilhantes de estratégias para alcançar a meta de mais um caminhar. Agora, em direção ao Senado da República. Nesta abstração, quem disse que sente os pés doerem e a caminhada acabar? Só o suor denuncia o esforço.

Ele anda com firmeza para uma nova etapa. A missão de agora, está cumprida. E bem cumprida. Lhe disse anos atrás, que seria vitorioso no governo. Que iria para o Senado e voltaria ao governo do estado pelo clamor do partido e do povo. Sorriu: “está profetizando? “

Num tempo mais atrás ainda, moramos na mesma casa em Porto Velho. Ele na Sesau, eu no Sebrae e depois na Seijus, no governo Jerônimo. Quando eu levantava para o café da manhã, ele já tinha feito sua caminhada. E ainda tem muito para caminhar.

OsmarSilva – Jornalista – Presidente da Associação da Imprensa de Rondônia-AIRON – sr.osmarsilva@gmail,com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dominação - Escravização pela pobreza e ignorância

Dominação - Escravização pela pobreza e ignorância

Sabe porque o Dino desprezava seus pares no Senado e humilhava os congressistas da Câmara? Porque Alexandre de Moraes e seus pares, dão as costas pa

Para onde estamos indo?

Para onde estamos indo?

O Brasil e o Estado de Rondônia que vejo é bastante diferente do que muitos vêm. Torço e peço a Deus para que eu esteja errado. Talvez não tenha con

O golpe, a traição do Lula e o contragolpe

O golpe, a traição do Lula e o contragolpe

O Brasil todo acompanha, pelos noticiários dos veículos de comunicação e redes sociais, o tenso clima político e institucional em que o país mergulh

SOS BRASIL! – Você não conhece o Brasil

SOS BRASIL! – Você não conhece o Brasil

‘O Brasil não conhece o Brasil,O Brasil nunca foi ao Brasil,(...) O Brasil não merece o Brasil,O Brasil tá matando o Brasil,O Brasil, SOS, ao Bra

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)