Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sandra Castiel

O Brasil e a Câmara dos Deputados


Os recentes acontecimentos que abalaram os alicerces da política e aumentaram a insegurança do pobre povo brasileiro têm servido para levar muitos de nós (membros do povo, entre os quais me incluo) a uma reflexão mais profunda sobre os poderes constituídos, sobretudo o Legislativo. E isso se deve principalmente aos escândalos envolvendo o presidente da Câmara dos Deputados.

Transmitida ao vivo por um canal de TV (Globo News), a votação sobre a deflagração ou não de um processo, ou coisa que o valha, contra o tal presidente para caçar-lhe o mandato por ferir a ética, despertou a curiosidade, acredito, de muitas pessoas. Porém, o que me causou perplexidade mesmo foi o comportamento dos parlamentares; não me refiro aos que se estapearam, pois havia uma turma do contra e outra a favor, posições divergentes comuns em qualquer regime democrático, embora no caso em questão parecesse haver muita sujeira sob um grande tapete. O que me causou perplexidade mesmo foi o modo como aqueles homens se comportam numa das casas mais importantes da nação, talvez a mais importante: a Câmara dos Deputados.

Enquanto alguém se pronuncia, microfone em punho, a balbúrdia impera no local, como se o público-alvo imediato (ou seja, os demais membros, e são muitos) não tivesse nada a ver com a história; no mais absoluto descaso, levantam-se de seus lugares, cumprimentam-se como se há muito não se vissem, cochicham um no ouvido do outro, provocam risadinhas, fazem gestos afáveis a alguém próximo,  consultam a toda hora o celular, enfim, a impressão que  aquele lugar me causou foi a de falta de seriedade para com a coisa pública e absoluta falta de comprometimento para com tão relevante função.   

Diante daquelas cenas, reportei-me a uma sala de aula de adolescentes (em sua pior fase) que convivem o ano inteiro uns com os outros e tornam-se íntimos, desrespeitosos até: fazem piadas, galhofas, zombarias, juntam-se  em turminhas e, o pior, distanciam-se de seus objetivos naquele contexto, se não houver a presença enérgica do professor para chamá-los à realidade e à importância da aquisição do conhecimento. Infelizmente na Câmara dos Deputados não há esta figura para lembrar-lhes diariamente da missão à qual se propuseram, porque o povo deles espera, a nação deles espera! Ali, ao que indicam as evidências, o importante são as alianças, os acordos, as negociações.

Ponho-me a pensar nas exceções: claro, sempre há exceções. E fico a imaginar uma voz pregando no deserto, pessoas que se debruçam sobre projetos, estudando dias e dias, procurando meios de apresentar e viabilizar alternativas e soluções para melhorar a vida dos brasileiros. As exceções são movidas por ideais, por isso um lugar daquele não deve ser nada confortável para elas. A imagem que me remetem as exceções é a imagem de Cristo, faminto e sedento, em sua longa andança pelo deserto, preparando-se para iniciar seu Ministério, sendo tentado por Satanás... Coisa difícil!  

 Depois de observar por algumas horas a conduta dos nobres deputados, acredito cada vez menos na seriedade imprescindível para legislar; acredito cada vez menos na imparcialidade das decisões, imparcialidade esta voltada, sobretudo, a melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro; acredito cada vez menos no compromisso com a causa; e um parlamentar exemplar deve ter um grande compromisso, o compromisso com o povo de seu país; que as demais propostas apequenem-se diante da grandiosidade de sua missão.   

 Por conta da notória aversão que o brasileiro mais observador desenvolveu contra a política e contra os políticos, deixamos de fiscalizar quem mandamos para nos representar, e o resultado é isto que se nos apresenta.  Precisamos estar atentos!

 Vamos ter misericórdia de nosso povo, povo tão calejado, privado de saúde, moradia digna e educação pública de qualidade, aspectos que norteiam os parâmetros do desenvolvimento humano.  E que surjam exceções!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pátria Amada

Pátria Amada

Brava gente brasileira/ Longe vá, temor servil/ Ou ficar a Pátria livre/ Ou morrer pelo Brasil/ Ou ficar a Pátria livre/ Ou morrer pelo Brasil/ !!!!

O tempo e eu (Arrancando Pétalas)

O tempo e eu (Arrancando Pétalas)

Ponho-me a pensar no tempo. No que o tempo fez comigo. Escrevo em primeira pessoa para não afirmar que todas as mulheres da minha geração guardam de

Para Deus:

Para Deus:

Senhor, neste Natal penso nas pessoas que estão passando por dramas pessoais, tentando seguir a vida, carregando a dor da perda de um filho, ou enfr

Coisas de Deus

Coisas de Deus

Noutro dia, entrei em um carro de aplicativo e este era conduzido por uma mulher; esta era articulada, falante e, ao longo do trajeto, mostrou-se si

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)